Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trafo de nobreak SMS, e montagem de filtro anti-ruídos AC de fonte de PC.


ilkyest

Posts recomendados

4 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Se for plástico .. já viu né...

Vamos ter 2 bobinas de núcleo de ar, não vai concentrar as linhas de força para uma boa interação entre as bobinas, lá se foi a função de choque. Na falta de aneis de ferrite, vai de ferro mesmo. Me refiro ao uso de porcas grandes, ou melhor ainda, se possível o uso de arruelas grandes. Faz-se uma pilha delas, umas gotas de cola rápida entre elas para não vibrar e manda ver. Até mesmo um elo de corrente grossa serve.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tá.. eu tinha entendido que não poderia ser de material magnético. Por isso que eu ia usar essa porca. 

 

Dentro da caixa plástica que eu fiz tem duas bobinas com umas 12 voltas, mas sem cap. Uma de ferrite para o fase e outra para o neutro. Como julguei que não poderia ser de ferrite, julguei que esse era o problema, por isso peguei essa de plástico. 

 

Agora que eu sei que deve ser de metal/magnético, pensei em arruelas grandes, ou ainda, rolamentos de máquinas tipo automática motriz, caminhão,  que dá um toróide bem interesante 

adicionado 1 minuto depois

Visto que as de ferrite que tenho são pequenas, dará só umas 3 voltas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Rolamento é magnético. É aço, e pega íma que uma beleeeeeza.  

 

Eu pensei também nas grelhas de fan

D_Q_NP_386625-MLB25469196177_032017-H.jp

 

são magnéticas, inox, tem a marcação de meio, e permite fazer umas espiras a mais para cada "lado"....  e ainda dá para segurar a ponta do fio nos ganchos de parafusos

 

Mas o rolamento será melhor (se eu conseguir, lógico) visto que além de ser algo que não fará falta, digamos, ele é pesado.... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu vou optar por anilhas prontas provavelmente. Tem segmentos bons de 3, 4 centímetros... andei lendo, há pouco, os livrinhos do Newton Braga, acerca de indutores com núcleo magnético.... e tenho um parceiro que vende canos e conexões de metal... ali eu "si divirto" Mas não sei se não terei de apelar ao capacitor ainda... mas aguardemos e conferimos.

 

O fato de fazer uma bobina para o neutro e uma para o fase  (no caso, anilhas diferentes) o resultado não seria o mesmo correto? porque, como eu disse, eu fiz algo assim, mas... pelo jeito não amenizou muito, ou como tem muita coisa ligada em apenas 2 "chokes" ele não consegue filtrar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pouco importa se é fase-fase ou fase-neutro, o que importa é que o choque seja colocado nos 2 fios que efetivamente alimentam a carga que será filtrada.

adicionado 6 minutos depois

Lembre-se que não estamos utilizando os materiais de alto rendimento desenvolvidos pela indústria. Teremos um filtro de choque, se a indutância será suficiente para escutar seu som sem ruídos isso é outra estória.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Pouco importa se é fase-fase ou fase-neutro, o que importa é que o choque seja colocado nos 2 fios que efetivamente alimentam a carga que será filtrada.

 

tá... respondido aqui minha pergunta. Então tá faltando algo, vamos filtrar a carga apenas.... e ver no que dá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, ilkyest disse:

(no caso, anilhas diferentes) o resultado não seria o mesmo correto?

 

Correto. Tem-se que ter algo em comum pra se anular o ruído. No caso algum "magnetismo metálico conectado e abraçando as duas fases". Inventei isso agora. Anilhas diferentes não estão imersas num mesmo plano ... como nossas mentes.... (af dá um tempo.. hoje é sexta super pow)

 

Imagine um par de elétrons (de fato um ruído eletromagnético) um em cada fase indo lôco pra entrar no seu sistema. Acompanhe um: ao passar pelo filtro ele vai dar uma girada gerando um campo magnético [+] ou norte. Só que no mesmo momento o outro está vindo em sentido contrário pois você enrolou o fio em outra direção (né?..NÉ??!!) gerando um campo [-] ou sul.  [+] e [-] se anulam. Por isso há importância no que disse o amigo @Sérgio Lembo sobre a direção da enrolada dos fios. Um vai, outro vem ..

 

Algo como uma comparação tosca: pra apertar algo, parafuso e porca tem que rodar em sentido contrário. Se rodar do mesmo lado, não aperta né. Considere o apertar como a efetividade do seu filtro.. ok não foi uma comparação muito boa mas é o que tenho personalizado pro momento..

 

Que vai e vem danado mas entendeu [+] ou [-]? Mas antes.. tá certo isso arnaldo?

 

ah e quase ia esquecendo... de nada.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

N'ao entendi. Vamos la. Considerando que o indutor esta no meio do fio. Eu havia entendido que... ambos enrolamentos devem entrar (F/N) e sair pelo mesmo sentido, tipo o anexo.

 

So que ta osso de achar as anilhas de metal... um cano de metal, passando as bobinas uma por cima da outra, daria resultado? bobina de baixo F bobina de cima N, e as duas indo "para a mesma direcao?"

1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A diferença entre um toroide e um cano está na altura do corpo, o raciocínio para se enrolar é o mesmo, observando o sentido na hora de enrolar, nada muda em relação ao primeiro que montaste na peça plástica.

adicionado 8 minutos depois
Em 25/10/2017 às 19:14, Sérgio Lembo disse:

Sem título.png

 

Isso é o que tem que ser feito. Observe que uma bobina não se sobrepõe sobre a outra, pode até se sobrepor sobre si mesma, que foi o que fizeste na peça plástica, cada bobina na sua metade do núcleo. Se o núcleo é achatado ou tem grande altura, isso é mero detalhe. No caso, quanto mais altura, mais indutância, cresce de forma linear.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

o flangeador eh de ferro

adicionado 8 minutos depois

Pronto. 21 voltas, e etiquetado de uma forma que, er, revela minha idade

1509143143923-1255937183.jpg

adicionado 11 minutos depois

@Sérgio Lembo e @Isadora Ferraz amanha vou comprar os caps. Se, caso, precisar ja tenho pronto. Se nao precisar, amanha vou achar minhas patolas e vou testar o bichinho. Ou ainda, irei visitar eletronicas para reatores de fluorescentes ou fontes de impressoras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...