Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trafo de nobreak SMS, e montagem de filtro anti-ruídos AC de fonte de PC.


ilkyest

Posts recomendados

  • Membro VIP

comprei uma destas: 

luva-ferro-galvanizado-11-2-tupy.jpg

 

]

adicionado 26 minutos depois

Vamos para as ibágeis enquanto cola a primeira parte. Tive de emendar um pouco de fio... com duas camadas de termoretrátil acho que não terei problemas 

IMG_20171028_135931315_2.jpgIMG_20171028_135911001_2.jpgIMG_20171028_135013973_2.jpgIMG_20171028_134751692_2.jpgIMG_20171028_135937930_2.jpg

adicionado 52 minutos depois

Pronto... cosplay de solenóide está colando.... 

IMG_20171028_143438505_2.jpg

 

Enquanto isso achar uma patola (ou caixa de sapato :eek:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhando para essa última foto, percebi olhando a ponta do fio azul à esquerda da imagem, que a volta começa por baixo do núcleo, isto é, tá enrolada no sentido anti-horário. Olhando para a ponta do fio amarelo à esquerda da imagem, percebe-se que a volta começa por cima, isto é, está enrolada no sentido horário. para não perder a montagem, a ligação terá que ser cruzada.

Sem título.png

adicionado 2 minutos depois
5 minutos atrás, ilkyest disse:

 quanto ao terra (o fio do terra) ele pode passar perto, ou deve passar bem longe?

O terra não será usado, apenas os 2 fios que efetivamente alimentam o PC. Pode passar perto, longe, tanto faz.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cara... se a dor ensina a gemer... eu vou terminar isso gemendo feito o Luciano Pavarotti :P

 

Ok... e quanto ao terra, ele deve passar longe? 

adicionado 3 minutos depois

Ok... respondido acima... 

 

Vou soldar uma placa de fenolite nas saídas, caso precise de capacitor (julgo que não, má vá que)... e já achei uma diferente... irmã menor desta que montei tempos atrás

images?q=tbn:ANd9GcSj6BDKDFklY6kFC-s4liF

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não faço a menor ideia. Se pegar o manual da peça vai encontrar um monte de dados, mas duvido que inclua os dados magnéticos para cálculo de indutor. Testa do jeito que tá, se não der certo emenda o fio e parte pra 40 + 40 voltas (vamos ter 4X a indutância atual).

você enrolou a segunda bobina em sentido contrário a da primeira. Tem a opção de corrigir ou de  prestar atenção no último poste que fiz com imagem.

adicionado 2 minutos depois

quanto a encavalar a bobina, isso não gera nenhum problema, desde que cada qual fique na sua metade do núcleo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ai cara, deu a maior M aqui agora. Me descuidei e coloquei o neutro no TERRA... deu um baita ronco do simples ligar na tomada.... e o som da minha TV começou a baixar.... e acabei detonando outro equipamento de audio aqui, antigo, acho que nem peça tem mais. Por sorte a TV não. Após tentei ligar o pc, e foi de boa, mas desliguei em 5 segundos para garantir

 

ai cara... que droga... fiquei, de bocó, sem o equipamento.....

 

Contudo, o chiado por enquanto foi... mas não liguei mais com o filtro, vou esperar esfriar a cabeça e tentar.  Acho que nessa invertida eu queimei algo na fonte.... ou ela atenuou, enfim... sei lá.

 

O pc tá normal, sem o filtro.  Se o ruído não voltar, eu deixo assim.... mas já chequei tudo, novamente... e agora está certo, se precisar ligar com o filtro.... Mas... a mão tá tremendo até agora, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

3x1 está normal, a entrada de sinal da tv está normal (testei ligando um celular na entrada de audio). O sintonizador dela tá ok, e a saída de áudio está também, se não não daria som... pc normal, e placa de áudio inteira...

 

que "palavrão"

 

lembrei disso: Ah professora foi só o sinal... é, eu só larguei neutro no terra, coisa pouca....

 

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conheço isso como relé de fuga a terra, mas tudo muda de nome... tempos modernos. A construção é simples: um transformador de corrente abraçando as fases e o neutro da instalação. A saida desse tc é ligada na bobina que irá promover o desarme. Qualquer vazamento de corrente fora do pinico é detectada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@ilkyest Sei que é muito bom fazermos nossos próprios circuitos! Mas essa bobina de filtro você encontra na placa de praticamente todos Televisores, Impressoras ou fontes de PC (Melhorzinha)...

Precisei certa vez de rebobinar uma bobina dessas que os fios escureceram muito por curto nos diodos retificadores, e o técnico rebobinador me disse que a maioria delas possuem 60 voltas de fio no núcleo de ferrite. tipo essas abaixo:

20171028_221252.jpg

20171028_221320.jpg

Acredito que menos de 60 voltas nessas bobinas, elas não seria muito eficientes para reduzir ruídos.

 

PS: 60 voltas em cada fase!.

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Buenas... infelizmente 60 voltas eu não fiz. Estou em 43 voltas

IMG_20171030_221557410_resize.jpg

 

e mais dois destes que vou colocar

IMG_20171030_222531213_resize.jpg

 

 

@Sérgio Lembo quanto ao esquema que postou

Sem título.png

 

no caso, se esses caps forem para CA, eu iria por eles entre fase e terra e neutro e terra, pelo que vi no desenho. 

 

Em tempo: @Isadora Ferraz, @Mestre88, @Bcpetronzio como diferenciar um capacitor AC para DC? eu lidei com bipolares eletrolíticos, e não sei se esses são, de fato, para AC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...