Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Ramos Copernico

É possível um avr rodar o m.s.d.o.s? em um embarcado?

Recommended Posts

queria fazer um avr (d.o.s) isso seria possivel ? eu poderia converter a imagem .img do (d.o.s) e colocar de ntro de um AVR? o pc daria boot como se fosse um pendrive d.o.s?

avr40pinos.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos lá:

- Quando o barramento de USB sente que algo foi conectado, gera uma interrupção e o PC pergunta ao dispositivo: quem és tu? ou o dispositivo se apresenta. Recebida a resposta, o PC busca no seu banco de drivers o correspondente e ao encontrá-lo, tem-se a identificação do dispositivo.

- Toda essa comunicação é gerida por padrões, vai ter que estudar o padrão USB e só de fazer esse estudo 80% das suas dúvidas terão sido respondidas. Alguns MPUs e MCUs já possuem porta USB pré configurada por hardware, o que facilita e muito, mas tb pode ser implantada por softer em porta comum configurada como open-colector com resistor de pull up. Se desejar que a sua montagem tenha o comportamento de algo já existente, vai ter que descobrir qual o código de identificação dela. Tb pode fazer algo inédito, nesse caso terá que desenvolver um drive para que o PC consiga dialogar com o dispositivo. Como exemplo, em barramento I2C a memória externa é 1010xxxx.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo a impressão que me deu é que o amigo @Ramos Copernico quer colocar o msdos dentro do avr

Penso ser um tanto complexo e demanda muito recurso - do avr e ainda mais do próprio programador.

 

Muito menos difícil, sugiro pesquisar pelo msdos em pendrive ou até mesmo linux no pendrive (sim este é possível) e desafiar-se a fazer o avr conversar com ele.

Pra te ajudar a quem for te ajudar, sugiro mencionar o real propósito desta sandic... ops.. ideia.

  • Haha 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei se entendi direito...

 

O MS-DOS foi escrito para rodar em microcomputadores da família IBM-PC, que usam processadores X86, uma arquitetura distinta e completamente diferente da dos microcontroladores AVR. Nem mesmo o FreeDOS, que foi em grande parte escrito em linguagem C, rodaria sem ser recompilado com enormes adaptações, se é que isso é possível.

 

Agora, se você está querendo desenvolver um pequeno SO inspirado no DOS para usar num AVR, talvez seja possível.

 

E por outro lado, se o "embarcado" fosse na verdade uma placa baseada em X86 (tipo atom), e não um AVR, poderia usar o FreeDOS.

Editado por LMolinari

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tudo é possível se, mas isso ai vai ser uma desgraça para fazer...

 

https://forum.arduino.cc/index.php?topic=496847.0

 

Se duvidar vai ter que fazer emulação... Como internet é muito grande e até hoje não teve gente que fez isso funcionar acredito que você não será o cara... mas enfim ^^

 

Pegue algum placa como raspberry pi 3 ou outros que foram desenvolvidos para fazer executar sistemas operacionais.

Até o 86Duino parece que consegue...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×