Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

"CPU" muito barulhenta, como faço pra diminuir???


Posts recomendados

Antes de tudo gostaria de falar que botei "CPU" no título, mas na verdade é um servidor, pois o uso para fins pessoais e não o deixo ligado 24/7 como um servidor normal.

Então de volta ao problema o meu cooler do processador está muito barulhento e dá uma dor de cabeça quando você passa 4 horas na frente dele, eu sei que isso é normal em servidores e etc, mas como eu citei eu não chego a usar 100% do processador e acredito que por ser um processador comum ele não precisa de toda essa refrigeração( O calor não passa dos 45ºC), vocês podem me passar alguma forma de resolver esse problema ?

 

meu servidor tem essa configuração:

Processador : i5 2400 Quad core 3.1Ghz  Memória : 6GB ddr3  Mobo : http://prntscr.com/h2jcpb

HD: 500Gb 

Fonte: 500W c3tech DSAii-500ve

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce precisa identificar de onde vem o barulho, se é da ventoinha do processador ou das ventoinhas do gabinete ou da fonte, se for do processador voce pode pegar um cooler melhor, e mais silencioso, se for as ventoinhas do gabinete da pra troca-las por modelos mais silenciosos ou fazer uma gabiarra e liga-las direto nos 5V da fonte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@F4b10 O problema vem do cooler da cpu, eu tentei diminuir a tensão dela pela placa-mãe já que ela tem 4 pinos, mas não tem essa opção, de acordo com a minha mobo que é de servidor eu posso pegar um cooler de processador de uma mobo simples e botar nela ?

Agradeço o feedback.

adicionado 0 minutos depois

Existe alguma forma de usar um programa para isso também ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Davi Araujo está usando cooler box? Daqueles que vem no processador? Tipo o da foto?

 

sku_125227_4.jpg

 

 

Por ser servidor, a CPU deve estar trabalhando em carga e o cooler também vai rodar em carga para resfriar a CPU. Eles são barulhentos mesmo.

 

Você pode comprar um cooler bom e barato como o Gammaxx 200T ou 300 que o barulho vai parar. São dois coolers com fans de 120mm, que são silenciosos. Não recomendo TX3 ou Blizzard porque eles também são mais barulhentos, apesar de não chegar aos pés do cooler box.

 

Você também pode ir no BIOS e colocar o perfil do CPU_FAN em "Silent". O barulho vai melhorar muito, mas fique ligado nas temperaturas, porque pode não dar conta de refrigerar a CPU.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Davi Araujo disse:

@F4b10 O problema vem do cooler da cpu, eu tentei diminuir a tensão dela pela placa-mãe já que ela tem 4 pinos, mas não tem essa opção, de acordo com a minha mobo que é de servidor eu posso pegar um cooler de processador de uma mobo simples e botar nela ?

Agradeço o feedback.

Na bios da placa-mãe tem alguma opção relativa à algo como "Monitor do Sistema" ou "Configurações do Processador?". Se tiver, talvez dê para alterar o "modo do cooler" de Normal para "Quiet" ou Silencioso, algo do gênero.

 

Se seu cooler for de 3 pinos (sua mobo tem 4 pinos no conector de cooler da CPU, portanto suporta alteração de velocidade por PWM), ele NÃO tem como alterar sua velocidade por PWM (fio 4, geralmente de cor azul), apenas por tensão que saia do conector (da placa-mãe, porém as atuais não costumam ter opção de alteração por tensão, apenas pwm).

 

Sim, pode escolher um cooler com 4 fios de CPU, contanto que seja compatível com o socket da mobo de servidor.

 

Na pior hipótese pode até fazer uma gambiarra direto neste seu cooler atual mesmo. Ligando um simples resistor com valor de uns 35R (35 Ohms) em série no fio positivo do próprio cooler (geralmente amarelo). Isto deve fazer a tensão na ventoinha cair dos 12v para uns 8v....

Também pode ligar o cooler direto na fonte, entre os 12v e 5v da mesma (amarelo no +12v e preto no +5v), assim pela diferença de potencial elétrico vais ter uns 7v no cooler, sem nem utilizar resistor. 

Nos casos acima mantenha o fio numero 3 do cooler em seu conector originar ligado no conector de energia do cooler de processador da mobo, assim ela continuará medindo a velocidade em RPM da ventoinha.

 

Pra fechar faça testes de estabilidade forçando a CPU ao máximo e veja qual temperatura atinge em FULL, e se o computador trava/reinicia ou não.

 

Não deixe de dar retorno no tópico após resolvido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Contiusa disse:

@Davi Araujo está usando cooler box? Daqueles que vem no processador? Tipo o da foto?

 

sku_125227_4.jpg

 

 

 

Na verdade é um pouco diferente mas tem o mesmo jeito de encaixar, no meu caso são parafusos.

 

agora, Contiusa disse:

Você pode ir no BIOS e colocar o perfil do CPU_FAN em "Silent". O barulho vai melhorar muito, mas fique ligado nas temperaturas, porque pode não dar conta de refrigerar a CPU.

 

Na verdade na bios não tem essa opção.

 

agora, toni_fatec disse:

Na pior hipótese pode até fazer uma gambiarra direto neste seu cooler atual mesmo. Ligando um simples resistor com valor de uns 35R (35 Ohms) em série no fio positivo do próprio cooler (geralmente amarelo). Isto deve fazer a tensão na ventoinha cair dos 12v para uns 8v....

Também pode ligar o cooler direto na fonte, entre os 12v e 5v da mesma (amarelo no +12v e preto no +5v)

 

Amigo, eu não entendi muito essa parte de conectar o cooler na fonte, sou leigo sabe haha mas eu vou pesquisar aqui.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Davi Araujo disse:

Na verdade é um pouco diferente mas tem o mesmo jeito de encaixar, no meu caso são parafusos.

 

O micro é de marca (tipo Dell, Positivo) com placa-mãe genérica? Porque alguns fabricantes não vão dar opção para você comprar um cooler melhor, porque esses parafusos que você fala são proprietários (só o fabricante faz). Ou seja, você pode não ter como trocar o cooler ou ter que perguntar ao fabricante se ele oferece um cooler melhor.

 

Citação

Na verdade na bios não tem essa opção.

 

Tem alguma opção ou não tem nada? Porque o CPU_FAN costuma sempre ter alguma opção de mudar o perfil do fan.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Contiusa disse:

Tem alguma opção ou não tem nada? Porque o CPU_FAN costuma sempre ter alguma opção de mudar o perfil do fan.

Eu ja vasculhei e não encontrei nada relacionado á fans

 

agora, Contiusa disse:

O micro é de marca (tipo Dell, Positivo) com placa-mãe genérica?

Amigo eu não sei muito sobre a mobo por isso tirei um print dela para mostrar.

 

Eu vou tentar fazer o procedimento que você citou @toni_fatec mas contudo eu acho que vou acabar comprando uma mobo genérica lga 1155, só queria saber se ela pode comportar esse processador da minha mobo atual

 

Screenshot_3.png

Screenshot_2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Davi Araujo dá para tirar algumas fotos do soquete para a gente ver se o cooler é proprietário ou se dá para comprar outro? Porque sai mais barato comprar um cooler de 50-70 reais do que uma placa-mãe.

 

Por esse código do CPU-Z eu não estou encontrando o modelo da sua placa-mãe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu cooler parece bom (a foto sua está pouco nítida no entanto).

Mobos de servidor, fontes pra servidor (que não é o seu caso) costumam deixar por padrão todos os coolers no máximo mesmo, afim de garantir 24/7 de funcionamento. A sua mobo não tem opção de reduzir a velocidade do cooler pelo que verificou. Muito provavelmente nenhum software vai conseguir fazer isto portanto (afinal ele usaria o conector original da sua placa para reduzir a tensão do cooler).

 

Trocar de placa-mãe só por causa do giro do cooler? Se as temperaturas estão OK seria $ jogado fora. E cooler destes que são "top" na sua placa irão giram na velocidade máxima (claro que tem uns com dissipador gigante, que são de 120mm e giram naturalmente pouco, mas devem ser uns 100$ com frete), além do que já citaram que pode não encaixar na placa de servidor sua.

Portanto segue como deve fazer com os fios positivo/negativo do cooler do processador (o que mede o RPM e o de PWM (se tiver, pela sua foto não consegui ver) DEIXE no conector original ligados direto na placa-mãe.

Os 2 principais você CORTA e liga num molex da sua fonte, assim:
fb42e504f793f3824b33c2edbde0ffd9

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Davi Araujo parece que é proprietário sim, porque os parafusos de fixação estão quase nos slots de memória, mas dá para você fazer uma gambiarra ainda mais simples do que comprar um cooler novo. Pela posição do fan que você está usando, ele pode ser trocado. 

 

Mas ele está fixado corretamente? Ele está meio de lado. Se ele estiver batendo em alguma coisa, ou no fio, o barulho vai ser infernal mesmo. Se estiver normal, tente descobrir a rotação dele. Abra o HWmonitor e veja a rotação do CPU_FAN (assumindo que o fan está conectado no conector CPU-FAN da placa-mãe.

 

Meça também o tamanho do fan (de moldura a moldura), assim a gente pode tentar econtrar uma opção no mercado que seja mais silenciosa. Você só precisa trocar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, toni_fatec disse:

Portanto segue como deve fazer com os fios positivo/negativo do cooler do processador (o que mede o RPM e o de PWM (se tiver, pela sua foto não consegui ver) DEIXE no conector original ligados direto na placa-mãe.

 

Amigo, eu fiz esse procedimento e realmente resolveu em parte meu problema, o cooler não está fazendo mais barulho e o calor está estável até mesmo acessando a internet ou usando alguns programas (42ºC), porém submeti um stress na cpu usando o programa cpu-z e o resultado foi que em 15 minutos de stress de 40 subiu pra 65, então eu nao sei como vai funcionar quando eu tiver jogando ou usando um programa pesado, todavia eu realmente estou satisfeito com o problema resolvido de ruído

 

11 horas atrás, Contiusa disse:

Mas ele está fixado corretamente? Ele está meio de lado. Se ele estiver batendo em alguma coisa, ou no fio, o barulho vai ser infernal mesmo. Se estiver normal, tente descobrir a rotação dele. Abra o HWmonitor e veja a rotação do CPU_FAN (assumindo que o fan está conectado no conector CPU-FAN da placa-mãe.

 

@Contiusa sim ele está fixado corretamente e não está batendo em nada, no hwmonitor não mostra o rpm do cooler mesmo estando conectado na cpu_fan da placa-mãe, o cooler tem 90mm~100mm (não sei medir em certo)

Eu na verdade pretendo trocar de cooler mas por enquanto já que eu não estou utilizando programas pesados ou jogando e por a temperatura estar estável, eu vou continuar com essa "gambiarra" do @toni_fatec,

 

 

Agradeço pelo feedback de vocês, vou passar o dia testando aqui qualquer coisa eu falo aqui.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...