Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Reposição de Adaptador AC defeituoso de Sony Vaio por outro compatível


Rafael1703

Posts recomendados

Olá caros colegas do Clube do Hardware, me chamo Rafael.

 

Sou recém-cadastrado no site, a procura de ajuda pra resolver algo que aconteceu com meu Hardware. Em suma, o adaptador AC do meu notebook Sony Vaio (Modelo VPCEB42FM, também conhecido como PCG71318L, VPCEB42FM/BJ, VPCEB42FM/T, VPCEB42FM/WI) começou a apresentar mau-funcionamento a alguns meses atrás (finalmente, após 6 anos de uso). Como é de conhecimento comum, sem o adaptador não é possível recarregar a bateria do laptop, ou seja, tal fato acabou por ¨inutiliza-lo¨ para uso cotidiano.

 

Visto isso, e com o intuito de poder utilizar o computador novamente, estou em busca de um adaptador novo para substituir o defeituoso, porém tenho algumas dúvidas nas quais eu gostaria, se for possível, de serem esclarecidas:

- As especificações desse novo adaptador devem, obrigatoriamente e totalmente, ser exatamente iguais ao do original (potência, corrente, formato do conector de tomada, etc)?

-Sendo um notebook relativamente antigo (o modelo é de 2010) e comprado nos EUA (aparentemente não comercializado no Brasil), há alguma restrição ou dificuldade adicional em conseguir achar um adaptador compatível e comercializado nacionalmente? Digo, em relação à fontes de modelos ¨nacionais¨ mais recentes, ou algo do tipo?

 

Eu já procurei/pesquisei pela internet alguns adaptadores com specs semelhantes ao do que tenho aqui, mas em todos o modelo do meu notebook (ou das demais denominações citadas anteriormente) aparentemente não consta na lista de compatibilidade disponibilizada (talvez porque é antigo demais?), o que acaba por me deixar receoso em efetuar a compra de algum dos mesmos. Algumas especificações do adaptador original:

 

Fonte (Modelo): Vgp-ac19v48 (Bivolt)

Imput (Entrada): 100-240V ~ 1.5A - 50/60 Hz

Output (Saída): 19.5V e 3.3A

Potência: 90W

Tamanho do Plug (mm): 6.5mm x 4.4mm

 

Quem conseguir/puder me ajudar com isso, ficarei imensamente grato. De repente é até uma coisa simples de se resolver, mas sou relativamente leigo nessa parte técnica de informática. Eu e meu velho laptop somos inseparáveis. Obrigado pela atenção, e aguardarei respostas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Rafael1703 disse:

Fonte (Modelo): Vgp-ac19v48 (Bivolt)

Imput (Entrada): 100-240V ~ 1.5A - 50/60 Hz

Output (Saída): 19.5V e 3.3A

Potência: 90W

Tamanho do Plug (mm): 6.5mm x 4.4mm

Se sua fonte (adaptador AC/DC) for esta que postou acima, que tem um fino pino redondo no meio, então tá na mão Rafael:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-894741683-fonte-carregador-p-sony-vaio-vgp-ac19v48-195v-33a-bivolt-_JM?source=gps

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, toni_fatec disse:

Se sua fonte (adaptador AC/DC) for esta que postou acima, que tem um fino pino redondo no meio, então tá na mão Rafael:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-894741683-fonte-carregador-p-sony-vaio-vgp-ac19v48-195v-33a-bivolt-_JM?source=gps

Então, boa tarde Toni. As extremidades do cabo conector (tanto a que conecta com o adaptador quanto o da tomada) ilustradas no exemplo que você postou acima, são diferentes do meu original (que na tomada tem dois pinos retangulares, ao invés dos três pinos redondos). Será que essa pequena diferença é determinante para se ter a compatibilidade, ou não é relevante?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Rafael1703 disse:

Então, boa tarde Toni. As extremidades do cabo conector (tanto a que conecta com o adaptador quanto o da tomada) ilustradas no exemplo que você postou acima, são diferentes do meu original (que na tomada tem dois pinos retangulares, ao invés dos três pinos redondos). Será que essa pequena diferença é determinante para se ter a compatibilidade, ou não é relevante?

Pelo que entendi seu Sony veio de fora do Brasil, por isto a fonte original dele tem os pinos retangulares que vão na tomada (padrão norte-americano sem aterramento). Já o lado do cabo de energia que conecta-se ao adaptador (a fonte retangular em si), a sua deve ter somente 2 contatos, correto? Faz sentido, afinal na tomada originalmente também eram 2 contatos.
Ocorre que a fonte atualizada vendida no Brasil tem de seguir as normas atuais de tomadas, que são 3 pinos padrão brasileiro. Por isto que na do link, a nova, são 3 conectores redondos pra tomada (conector brasileiro com aterramento) e do lado do adaptador em si há também 3 conexões, afinal este modelo brasileiro da mesma fonte tem aterramento.


A fonte que te enviei o link é exatamente a mesma das especificações que você postou. Se puder tira umas fotos da sua, em especial do adesivo das especificações e do plugue que conecta-se ao notebook. 

 

Se seu plug original que liga no notebook tiver aquele formato da fonte nova, pode ir sem medo, pois a tensão (tensão) e corrente são exatamente as mesmas.

 

Ter 3 pinos na tomada que liga na parede é até melhor. O local que costuma ligar o notebook já tem tomada padrão novo? Se não precisará de um simples adaptador do padrão novo para o antigo.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, toni_fatec disse:

Pelo que entendi seu Sony veio de fora do Brasil, por isto a fonte original dele tem os pinos retangulares que vão na tomada (padrão norte-americano sem aterramento). Já o lado do cabo de energia que conecta-se ao adaptador (a fonte retangular em si), a sua deve ter somente 2 contatos, correto? Faz sentido, afinal na tomada originalmente também eram 2 contatos.
Ocorre que a fonte atualizada vendida no Brasil tem de seguir as normas atuais de tomadas, que são 3 pinos padrão brasileiro. Por isto que na do link, a nova, são 3 conectores redondos pra tomada (conector brasileiro com aterramento) e do lado do adaptador em si há também 3 conexões, afinal este modelo brasileiro da mesma fonte tem aterramento.


A fonte que te enviei o link é exatamente a mesma das especificações que você postou. Se puder tira umas fotos da sua, em especial do adesivo das especificações e do plugue que conecta-se ao notebook. 

 

Se seu plug original que liga no notebook tiver aquele formato da fonte nova, pode ir sem medo, pois a tensão (tensão) e corrente são exatamente as mesmas.

 

Ter 3 pinos na tomada que liga na parede é até melhor. O local que costuma ligar o notebook já tem tomada padrão novo? Se não precisará de um simples adaptador do padrão novo para o antigo.

Olá novamente, essa era minha dúvida principal, mas agora compreendi perfeitamente. Eu copiei exatamente as especificações que constam no adesivo da fonte (na parte traseira). Em relação ao formato do plug (que também me parece ser algo importante, já que se for minimamente diferente é capaz de não encaixar), vou tentar postar a foto dele por aqui. E sobre o local onde costumo ligar o notebook,  Sim, o filtro de linha em que eu o conecto tem a tomada com esse padrão novo (com entrada para aquele terceiro pino de aterramento).

Muito obrigado pelo auxílio.

Fonte original.jpg

Formato do Plug.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...