Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Confecção de antenas de rádio para Módulo hc-12


Posts recomendados

Olá pessoal!

 

Estou montando um protótipo com o intuito de fazer a comunicação de rádio entre dois módulos HC-12.

Pra isto estou usando dois Atmegas conectados a esses módulos, de maneira que um envia e outro recebe a informação.

Os módulos estão trabalhando em 433Mz. 

 

Pois bem, consegui fazer dois testes de distância de comunicação entre dois módulos controlados pelos Atmegas.

No primeiro teste utilizei a antena helicoidal que acompanha o módulo, e consegui fazer a comunicação a uma distância de um pouco mais de 300m,

em local com obstáculos (casas, árvores).

 

No segundo teste utilizei uma antena feita por mim, de fio rígido medindo 17,3cm (433Mz), que segundo minhas pesquisas (google), supostamente me daria 

uma maior distância de transferência. Mas, para minha surpresa só consegui comunicação em um pouco menos de 300m. Os dois testes foram realizados 

nas mesmas condições meteorológicas e no mesmo local.

 

O ideal para meu projeto era que eu conseguisse pelo uns 600m, para que eu tenha uma margem de segurança.

 

Gostaria de saber se alguém tem ou indica algum material sobre confecção de antenas de rádio de 433Mz.

Encontrei pouca coisa na internet ou estou procurando no lugar errado.

 

Desde já agradeço!

Me desculpem por algum erro nunca participei de fóruns, e essa é minha primeira postagem!

 

Att, Marlon

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adicionando outras perguntas ^^

Você está mandando informações unidirecional ou está usando do modo normal com receptor e comunicador se comunicando e revesando quem é quem?

 

Se tiver no modo normal, qual é a antena do receptor que você está usando? Uma antena embutida de celular ou igual ao que você está usando no módulo HC-12?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bommu, 

esquecide mencionar, estou com um baund de 4600 e potencia máxima 100mW.

Estou usando a antena que veio com o módulo, uma helicoidal!

 

Estou usando dois módulos HC-12 iguais, na mesma frequência. A comunicação é bidirecional, porém pra testar apenas enviei um sinal de um local fixo e fui me distanciando do módulo até o sinal começar a oscilar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ops... Agora vi que você está usando o mesmo conjunto...

Mesma antena também?

 

Deveria no mínimo ir nos 600m e 1000m com essa configurações... muito estranho... só faltando o fato dos obstáculos para culpar;....

adicionado 5 minutos depois

Garantir contorno de objeto com uma potencia maior já era outro caso de se estudar...

Daria para você tentar construir  antenas* direcionais* para ver se concentrar essa potencia para frente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com esse tutorial aqui dá para ir até 1,8km.

http://www.instructables.com/id/Long-Range-18km-Arduino-to-Arduino-Wireless-Commun/

 

Daria para você também tentar mudar a frequência dos dois para ver se um menor frequência produziria uma onde suficiente para contorno.

 

Dá para você comprar uma antena...

 

Mas fabricar, uma coisa caseira dá para fazer com metal mesmo... cobre. Eu até tenho na minha grade de faculdade, mas como opcional Antenas, mas ainda não fiz ^^ Já vi tutorial do fabricante, mas os cálculos são bem complexos... Seria melhorar comprar já pronto uma de alto db...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

Com esse tutorial aqui dá para ir até 1,8km.

http://www.instructables.com/id/Long-Range-18km-Arduino-to-Arduino-Wireless-Commun/

 

Daria para você também tentar mudar a frequência dos dois para ver se um menor frequência produziria uma onde suficiente para contorno.

 

Dá para você comprar uma antena...

 

Mas fabricar, uma coisa caseira dá para fazer com metal mesmo... cobre. Eu até tenho na minha grade de faculdade, mas como opcional Antenas, mas ainda não fiz ^^ Já vi tutorial do fabricante, mas os cálculos são bem complexos... Seria melhorar comprar já pronto uma de alto db...

 

Vou mudar o baund rate para 1200, segundo esse tutorial o sinal chegará a 1,8km.

Quando fizer os testes posto a distância atingida!

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marlon Batista ,

 

Esse HC-12 é baseado no SI4463.

 

Existem alguns módulos com esse CI com potência de 500 mW, e alcance bem superior :

 

s-l1600.jpg.a9d5acac8ca0c57a46a29c832787e185.jpg

 

https://www.ebay.com/itm/Ebyte-E50-TTL-500-170MHz-SI4463-5km-UART-DIP-Wireless-RF-Transceiver-for-tunnel/192137759058?hash=item2cbc4d8952:g:MN0AAOSw4A5Y02g0

 

Não custam caro, um par deles faz um excelente trabalho.

 

Mas se você preferir utilizar esse seu módulo de 433 Mhz, você pode construir duas pequenas antenas direcionais tipo YAGI, com 3 elementos ela fica bem pequena e já vai te atender muito bem.

 

Veja aqui como fazer :

 

http://www.instructables.com/id/Yagi-Antenna-for-the-70-Cm-Band-430-440-MHz-by-F4H/

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cara do instructables deu uma bela de uma "carteirada" lá nos comentários dizendo que tem PHD huahuahuahaua

 

Já tinha vistos uns módulos mais parrudos nos drones por ai ^^ Legal a dica, só acho muito estranho que o sinal não chegue lá na casa do cara, ou é obstáculo ou o cara não programou direito pelos comandos AT... ou nem fez isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, aphawk disse:

@Marlon Batista ,

 

Esse HC-12 é baseado no SI4463.

 

Existem alguns módulos com esse CI com potência de 500 mW, e alcance bem superior :

 

s-l1600.jpg.a9d5acac8ca0c57a46a29c832787e185.jpg

 

https://www.ebay.com/itm/Ebyte-E50-TTL-500-170MHz-SI4463-5km-UART-DIP-Wireless-RF-Transceiver-for-tunnel/192137759058?hash=item2cbc4d8952:g:MN0AAOSw4A5Y02g0

 

Não custam caro, um par deles faz um excelente trabalho.

 

Mas se você preferir utilizar esse seu módulo de 433 Mhz, você pode construir duas pequenas antenas direcionais tipo YAGI, com 3 elementos ela fica bem pequena e já vai te atender muito bem.

 

Veja aqui como fazer :

 

http://www.instructables.com/id/Yagi-Antenna-for-the-70-Cm-Band-430-440-MHz-by-F4H/

 

Paulo

Obrigado Paulo!

Exatamente o que eu procurava!

Vou fazer essa antena e posto a distância que consegui!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Marlon Batista disse:

Obrigado Paulo!

Exatamente o que eu procurava!

Vou fazer essa antena e posto a distância que consegui!

 

 

Vai jogar fora teu módulo? Não funcionou ? O.o

adicionado 0 minutos depois

ah... ta a antena huahuahua X )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tente pesquisar sobre antena Yagi na transmissão e na recepção, antes de partir para outro transmissor. Na medida que o número de elementos aumenta, a antena fica mais diretiva. A mesma potência do transmissor é concentrada em um sentido e na recepção vai haver mais ganho do sinal devido a antena.

No YouTube tem muita coisa a esse respeito.

Veja apenas um exemplo.

 

https://www.youtube.com/watch?v=RYZnbRnhM4E

 

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Bommu Perneta disse:

Esses gringos inventam de tudo, até calculadora de antena ^^ lol

 

Legal ^^

 

Existem programas muito avançados para simular antenas com quase qualquer formato. Mas são bem complicados de se utilizar, então foram criados programas mais simples para os tipos de antenas mais usados, como as Yagi, dipolo, Quadra, J, etc, que são bastante usadas pelos radioamadores.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...