Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Marllon Nasser

2 modens diferentes na mesma rede

Recommended Posts

Galera, agradeço de antemão ajuda.

Seguinte, tenho dois modens em casa. Cada um com a internet.

#Modem 1: 

modem-power-box-gvt-original-desbloquead

Provedora: Gvt

Endereço IP: 192.168.25.1

Velocidade da internet: 35 mega.

Com wifi? Sim.

#Modem 2:

5632_04_tp_link_wdr4300_n750_wireless_du61uNL+wVd9L._SL1280_.jpg

Provedora: Predialnet

Endereço IP: 192.168.0.1

Velocidade da internet: 15 mega.

Com wifi? Sim.

O meu #modem 2 possui print server! Eu gostaria de colocar os dois modens na mesma rede. De modo que, "quem" estiver conectado em qualquer um deles possa usar a mesma impressora.

O #modem 1 possui entrada DSL com um cabo de internet vindo da parede - da operadora Vivo.

O #modem 2 possui entrada de "INTERNET" com um cabo de internet vindo da parede - da operadora Predialnet.

Como eu posso fazer isso?

Vou precisar de mais algum equipamento?

Agradeço desde já

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiramente o segundo aparelho não é um modem e sim um roteador. Predialnet geralmente entrega um cabo RJ45 para ser conectado ao roteador.

Creio que não é o foco da rede porém temos duas opções:

1 - Utilize um RB750 para receber ambas as conexões e a partir dai distribuir o sinal para a rede:

Modem 1 ---------------- RB750 - roteador.

Cabo da Predialnet - RB750

2 - Utilize o RB750 para criar uma rota estática de comunicação entre as duas redes:

https://wiki.mikrotik.com/wiki/Simple_Static_Routes_Example

Talvez haja uma terceira opção com o TL-R470T+ da TP-Link, porém neste caso seria preciso testar melhor.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @ciro-mota Eu preciso então de mais um.. No caso, posso utilizar qualquer modem que funcione a predialnet, certo?

Daí eu conecto um cabo ethernet da GVT e da predial no meu roteador da tplink, pode ser?

Eu não preciso configurar nada em nenhum dos modens/roteadores?

Dessa forma que você falou vai poder dividir a impressora pra todo mundo?

Editado por Marllon Nasser

Compartilhar este post

Link para o post

Antes de prosseguir com qualquer coisa, informe por gentileza qual a real necessidade e uso destas duas conexões. São para soma de ambas? Serão destinadas a usos diferentes dentro da mesma casa? Por gentileza detalhe o cenário.

Citação

Eu preciso então de mais um.. No caso, posso utilizar qualquer modem que funcione a predialnet, certo?

Predialnet não usa modem e sim roteador.

Citação

Daí eu conecto um cabo ethernet da GVT e da predial no meu roteador da tplink, pode ser?

Isso não é possível neste aparelho, apenas nos dois citados acima.

Citação

Eu não preciso configurar nada em nenhum dos modens/roteadores?

Vai precisar configurar apenas o aparelho que receberá as duas conexões. Leia o link que coloquei acima.

Citação

Dessa forma que você falou vai poder dividir a impressora pra todo mundo?

Deverá ser possível.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • A necessidade é apenas compartilhar a impressora.

Lembrando que eu vou ter conexões no modem1 (cabeado), no roteador [cabeado] (onde tem o print server) e no RB750 (caso eu compre).

Compartilhar este post

Link para o post

Compartilhar a impressora não é a necessidade de ter duas conexões com internet, um só roteador poderia abrigar todos os aparelhos, há um outro propósito nesta rede e se não houver clareza, não tenho como te ajudar.

Mais uma vez: Qual a real necessidade e uso destas duas conexões com a internet neste local?

Minha indicação acima estará totalmente inválida dependendo do cenário da sua rede, então por favor, seja claro.

Editado por ciro-mota

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Vamos lá, @ciro-mota

Eu possuo duas internets e 4 usuários (aparelhos) em casa.

A minha ideia inicial era de ter um roteador que gerenciasse minhas conexões, isto é, 2 aparelhos em específico estariam sempre conectados em uma internet, enquanto todas as outras novas conexões fosse direcionada à outra internet. 

E ao mesmo tempo, quando houver indisponibilidade de alguma das duas, um redirecionamento fosse feito de forma que não houvesse indisponibilidade do serviço.

Além disso, todo mundo estar sob a mesma rede compartilhando a impressora.

Do celular, tablet e notebook eu consiga usar a impressora.

Como o tal "gerenciamento" aparenta ser complicado pra mim, mero leigo no assunto, prefiro tentar ajeitar o lance do compartilhamento da imporessora somente, por isso criei o tópico.

Agradeço mais uma vez sua atenção.

Compartilhar este post

Link para o post

Perfeito, agora sim temos um entendimento melhor de toda a situação.

O RB750 serve, porém será de configuração mais complicada, o TL-R470T+ será mais facilitado para você, onde você poderá definir para as duas conexões serem somadas ou trabalharem como fail over (ao cair uma, a outra assume). Você pode conectar estes dois aparelhos que precisarão ser conectados a uma das conexões e criar uma regra específica para eles, desta forma o tráfego deles sairá por uma porta WAN.

O roteador TP-Link poderá ser conectado ao TL-R470T+ em modo bridge, ou seja, cabo de porta LAN para porta LAN e DHCP desabilitado no roteador, desta forma todos os aparelhos ligados nele fariam uso das duas conexões ou só de uma delas, desde que defina uma regra para isso.

E com isso, todos os aparelhos estarão em mesma rede a a impressora deverá funcionar em todos eles.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @ciro-mota, eu sou completamente leigo no assunto.

A definição de regras funciona baseado no range de IPs?

É fácil configurar?

Deixa eu ver se entendi.

- Modem da GVT recebe um cabo ADSL e um cabo ethernet do meu computador (conexão local direta).

- Roteador TP-link recebe cabo WAN (internet) + ethernet com o TL-R470T+ em modo bridge (LAN - LAN) + DHCP desabilitado. 

- Roteador TP-link com impressora.

- As conexões wifi serão "geridas" pelo TL-R470T+, certo?

- Todo mundo no cenário acima está partilhando a mesma impressora?

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
    Citação

eu sou completamente leigo no assunto.

De antemão, se é completamente leigo no assunto, sugiro fortemente que terceirize este serviço para uma pessoa que possua conhecimento técnico em redes. As configurações são relativamente simples mas exige algum domínio.

Citação

A definição de regras funciona baseado no range de IPs?

É fácil configurar?

Individual ou por range. O fácil depende de você.

Citação

Deixa eu ver se entendi.

- Modem da GVT recebe um cabo ADSL e um cabo ethernet do meu computador (conexão local direta).

- Roteador TP-link recebe cabo WAN (internet) + ethernet com o TL-R470T+ em modo bridge (LAN - LAN) + DHCP desabilitado. 

- Roteador TP-link com impressora.

- As conexões wifi serão "geridas" pelo TL-R470T+, certo?

- Todo mundo no cenário acima está partilhando a mesma impressora?

Errado. Grosseiramente (o desenho) é neste formato que ficará sua rede:

TopicID1262600.JPG

Mais uma vez, se é completamente leigo no assunto, sugiro fortemente que terceirize este serviço para uma pessoa que possua conhecimento técnico em redes.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Eu estou procurando um profissional para isso... mas está difícil... Por isso estou "correndo atrás" rs

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais