Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

2 modens diferentes na mesma rede


Posts recomendados

Galera, agradeço de antemão ajuda.

 

Seguinte, tenho dois modens em casa. Cada um com a internet.

 

#Modem 1: 

modem-power-box-gvt-original-desbloquead

 

Provedora: Gvt

Endereço IP: 192.168.25.1

Velocidade da internet: 35 mega.

Com wifi? Sim.

 

#Modem 2:

 

5632_04_tp_link_wdr4300_n750_wireless_du61uNL+wVd9L._SL1280_.jpg

 

Provedora: Predialnet

Endereço IP: 192.168.0.1

Velocidade da internet: 15 mega.

Com wifi? Sim.

 

O meu #modem 2 possui print server! Eu gostaria de colocar os dois modens na mesma rede. De modo que, "quem" estiver conectado em qualquer um deles possa usar a mesma impressora.

 

O #modem 1 possui entrada DSL com um cabo de internet vindo da parede - da operadora Vivo.

O #modem 2 possui entrada de "INTERNET" com um cabo de internet vindo da parede - da operadora Predialnet.

 

Como eu posso fazer isso?

Vou precisar de mais algum equipamento?

 

Agradeço desde já

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente o segundo aparelho não é um modem e sim um roteador. Predialnet geralmente entrega um cabo RJ45 para ser conectado ao roteador.

 

Creio que não é o foco da rede porém temos duas opções:

 

1 - Utilize um RB750 para receber ambas as conexões e a partir dai distribuir o sinal para a rede:

 

Modem 1 ---------------- RB750 - roteador.

Cabo da Predialnet - RB750

 

2 - Utilize o RB750 para criar uma rota estática de comunicação entre as duas redes:

https://wiki.mikrotik.com/wiki/Simple_Static_Routes_Example

 

Talvez haja uma terceira opção com o TL-R470T+ da TP-Link, porém neste caso seria preciso testar melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ciro-mota Eu preciso então de mais um.. No caso, posso utilizar qualquer modem que funcione a predialnet, certo?

 

Daí eu conecto um cabo ethernet da GVT e da predial no meu roteador da tplink, pode ser?

 

Eu não preciso configurar nada em nenhum dos modens/roteadores?

 

Dessa forma que você falou vai poder dividir a impressora pra todo mundo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de prosseguir com qualquer coisa, informe por gentileza qual a real necessidade e uso destas duas conexões. São para soma de ambas? Serão destinadas a usos diferentes dentro da mesma casa? Por gentileza detalhe o cenário.

 

Citação

Eu preciso então de mais um.. No caso, posso utilizar qualquer modem que funcione a predialnet, certo?

 

Predialnet não usa modem e sim roteador.

 

Citação

Daí eu conecto um cabo ethernet da GVT e da predial no meu roteador da tplink, pode ser?

 

Isso não é possível neste aparelho, apenas nos dois citados acima.
 

Citação

Eu não preciso configurar nada em nenhum dos modens/roteadores?

 

 

Vai precisar configurar apenas o aparelho que receberá as duas conexões. Leia o link que coloquei acima.

 

Citação

Dessa forma que você falou vai poder dividir a impressora pra todo mundo?

 

Deverá ser possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compartilhar a impressora não é a necessidade de ter duas conexões com internet, um só roteador poderia abrigar todos os aparelhos, há um outro propósito nesta rede e se não houver clareza, não tenho como te ajudar.

 

Mais uma vez: Qual a real necessidade e uso destas duas conexões com a internet neste local?

 

Minha indicação acima estará totalmente inválida dependendo do cenário da sua rede, então por favor, seja claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá, @ciro-mota

 

Eu possuo duas internets e 4 usuários (aparelhos) em casa.

A minha ideia inicial era de ter um roteador que gerenciasse minhas conexões, isto é, 2 aparelhos em específico estariam sempre conectados em uma internet, enquanto todas as outras novas conexões fosse direcionada à outra internet. 

 

E ao mesmo tempo, quando houver indisponibilidade de alguma das duas, um redirecionamento fosse feito de forma que não houvesse indisponibilidade do serviço.

 

Além disso, todo mundo estar sob a mesma rede compartilhando a impressora.

Do celular, tablet e notebook eu consiga usar a impressora.

 

Como o tal "gerenciamento" aparenta ser complicado pra mim, mero leigo no assunto, prefiro tentar ajeitar o lance do compartilhamento da imporessora somente, por isso criei o tópico.

 

Agradeço mais uma vez sua atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perfeito, agora sim temos um entendimento melhor de toda a situação.

 

O RB750 serve, porém será de configuração mais complicada, o TL-R470T+ será mais facilitado para você, onde você poderá definir para as duas conexões serem somadas ou trabalharem como fail over (ao cair uma, a outra assume). Você pode conectar estes dois aparelhos que precisarão ser conectados a uma das conexões e criar uma regra específica para eles, desta forma o tráfego deles sairá por uma porta WAN.

 

O roteador TP-Link poderá ser conectado ao TL-R470T+ em modo bridge, ou seja, cabo de porta LAN para porta LAN e DHCP desabilitado no roteador, desta forma todos os aparelhos ligados nele fariam uso das duas conexões ou só de uma delas, desde que defina uma regra para isso.

 

E com isso, todos os aparelhos estarão em mesma rede a a impressora deverá funcionar em todos eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ciro-mota, eu sou completamente leigo no assunto.

 

A definição de regras funciona baseado no range de IPs?

É fácil configurar?

 

Deixa eu ver se entendi.

- Modem da GVT recebe um cabo ADSL e um cabo ethernet do meu computador (conexão local direta).

- Roteador TP-link recebe cabo WAN (internet) + ethernet com o TL-R470T+ em modo bridge (LAN - LAN) + DHCP desabilitado. 

- Roteador TP-link com impressora.

- As conexões wifi serão "geridas" pelo TL-R470T+, certo?

- Todo mundo no cenário acima está partilhando a mesma impressora?

 

Obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

eu sou completamente leigo no assunto.

 

De antemão, se é completamente leigo no assunto, sugiro fortemente que terceirize este serviço para uma pessoa que possua conhecimento técnico em redes. As configurações são relativamente simples mas exige algum domínio.
 

Citação

 

A definição de regras funciona baseado no range de IPs?

É fácil configurar?

 

 

Individual ou por range. O fácil depende de você.
 

Citação

 

Deixa eu ver se entendi.

- Modem da GVT recebe um cabo ADSL e um cabo ethernet do meu computador (conexão local direta).

- Roteador TP-link recebe cabo WAN (internet) + ethernet com o TL-R470T+ em modo bridge (LAN - LAN) + DHCP desabilitado. 

- Roteador TP-link com impressora.

- As conexões wifi serão "geridas" pelo TL-R470T+, certo?

- Todo mundo no cenário acima está partilhando a mesma impressora?

 

 

Errado. Grosseiramente (o desenho) é neste formato que ficará sua rede:

 

TopicID1262600.JPG

 

Mais uma vez, se é completamente leigo no assunto, sugiro fortemente que terceirize este serviço para uma pessoa que possua conhecimento técnico em redes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...