Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sistema resistencia em fita - tubo de cobre


Posts recomendados

Bom dia! Tenho um sistema constituido por um tubo de cobre e uma resistencia do tipo fita passando por fora do tubo, que será responsavel por seu aquecimento. Preciso isolar esse tubo eletricamente, mas não termicamente. Vale ressaltar que o tubo deve atingir temperaturas elevadas, haveria algum problema se eu utilizasse essa fita isolante líquida? Ou qual outro produto poderia uilizar?

image.png.4f2adff71676384b0191f5facd054733.png

O sistema seria basicamente assim, um tubo de cobre de 1/2 polegada aquecido por uma resistencia em fita. Dentro do tubo em cobre passará água que é o que desejo aquecer atraves da resistencia. O problema é o seguinte, tenho que aquecer essa agua, mas para isso tenho que isolar a resistencia do tubo eletricamente , mas não termicamente. Ou seja, precisaria de um artificio pra colocar entre o tubo e a resistencia pra realizar tal fato, o que vocês me indicariam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sem ver o tubo, ou sem saber qual o uso dele fica difícil. A tal fita isolante líquida (tinta) não sei se aguenta altas temperaturas. Eu iria de fita isolante de alta fusão.... mas não sei qual a temperatura máxima dela também.

 

Teria de dizer-nos qual é o uso, ou qual o equipamento em tela trata-se

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá difícil assim. Se não pode colocar a resistência de aquecimento em contato com o fluido que irá passar pelo tubo tem a técnica de intercooler. Para temperatura < 300ºC pode ter uma cuba preenchida por óleo mineral. A resistência aquece o óleo e o tubo de cobre passa pelo líquido para aquecer o seu fluido. Para temperatura acima de 300ºC a mesma ideia, só que ao invés de óleo  usa-se estanho ou liga de estanho/chumbo. A liga de 60% estanho com 40% chumbo derrete a partir de 180ºC.

adicionado 5 minutos depois

Caso use óleo, cuidado: gera vapores inflamáveis, provoca geração de piche no fundo da cuba, dá uma manutenção razoável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Editei o topico, você acha que essa fita isolante de alta fusão consegue me atender? desde já agradeço.

adicionado 0 minutos depois
4 horas atrás, ilkyest disse:

Sem ver o tubo, ou sem saber qual o uso dele fica difícil. A tal fita isolante líquida (tinta) não sei se aguenta altas temperaturas. Eu iria de fita isolante de alta fusão.... mas não sei qual a temperatura máxima dela também.

 

Teria de dizer-nos qual é o uso, ou qual o equipamento em tela trata-se

Editei o topico, você acha que essa fita isolante de alta fusão consegue me atender? desde já agradeço.

adicionado 1 minuto depois
3 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Tá difícil assim. Se não pode colocar a resistência de aquecimento em contato com o fluido que irá passar pelo tubo tem a técnica de intercooler. Para temperatura < 300ºC pode ter uma cuba preenchida por óleo mineral. A resistência aquece o óleo e o tubo de cobre passa pelo líquido para aquecer o seu fluido. Para temperatura acima de 300ºC a mesma ideia, só que ao invés de óleo  usa-se estanho ou liga de estanho/chumbo. A liga de 60% estanho com 40% chumbo derrete a partir de 180ºC.

adicionado 5 minutos depois

Caso use óleo, cuidado: gera vapores inflamáveis, provoca geração de piche no fundo da cuba, dá uma manutenção razoável.

Editei o topico, desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Penso que se for pra aquecer água não precisa ser cano de cobre. Teorizo que pode ser daqueles verdes usados em serpentina. Verifique se ele suporta + de cem graus c. Neste caso há decolocar a resistência por dentro.

 

Voltando ao aquecimento externo, me lembro de algum ferro de soldar antigo que tinha uma camada de mica. E também ferro de passar antigo tinha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Tá difícil de responder ao autor, não diz o que pretende aquecer e nem a temperatura de trabalho.

Quero aquecer o tubo e consequentemente a agua que passa dentro dele. A temperatura vai depender justamente do isolamento realizado,visto que uma se isolante for termico irá interferir no aquecimento.

adicionado 0 minutos depois
2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Penso que se for pra aquecer água não precisa ser cano de cobre. Teorizo que pode ser daqueles verdes usados em serpentina. Verifique se ele suporta + de cem graus c. Neste caso há decolocar a resistência por dentro.

 

Voltando ao aquecimento externo, me lembro de algum ferro de soldar antigo que tinha uma camada de mica. E também ferro de passar antigo tinha

Ja tenho o tubo de cobre e a resistencia, o problema seria só esse isolamento eletrico mesmo ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acima de 100ºC  o que se tem é vapor, pretende chegar a esse ponto ou será água pressurizada? Outra coisa: colar a resistência no tubo e fazer uso integral do calor gerado no aquecimento da água não será fácil, vai perder calor para o ambiente e não vai ser pouco.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

@ilkyest parece que a água vai passar por dentro do cano. O autor que dar uma mornadinha nela pois como disse com propriedade o amigo @Sérgio Lembo , boa parte do calor vai  'pelo cano e por água abaixo' e não pelo cano e  por água abaixo

Eu já estou considerando essa perda de calor para o ambiente, tanto que o sistema terá um isolamento termico depois pra evitar essa perda. Gostaria de ajuda apenas na questão do isolamento eletrico. Parte da agua virar vapor é inevitavel visto que a temperatura de trabalho dessa agua que quero atingir é 80 °, isso é claro contando que não será apenas uma porção de água sendo aquecida e sim uma vazão que escoa continuamente no tubo, visto que essa seção é apenas a responsavel pelo aquecimento no sistema termohidraulico que trabalharei. Dessa forma é necessario que o tubo atinja altas temperaturas. Antes que surja mas algum questionamento, logo em seguida que essa agua é aquecida será resfriada em outra etapa do processo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem processos contínuos e por lote (batelada). Se for contínuo ou com grandes bateladas, resistências imersas na água tal qual as de chuveiro, uso de uma caixa plástica para conter o ambiente. É fácil de isolar 80ºC, isopor, madeira... a lista é grande. A resistência aquece a banheira dagua e a serpentina de cobre aquece seu fluido. Esse processo de aquecer e esfriar logo em seguida lembra a pausterização do leite.

adicionado 1 minuto depois

Fazendo dessa forma vai conseguir aproveitar mais de 90% da energia consumida, as perdas térmicas são poucas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...