Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
Stan.

Outro Como eu aprendi Programação.

Recommended Posts

(Me desculpem pela má organização, escrita e didática. Eu realmente não sei fazer isto direito)

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

 

Olá pessoal! Como vão? Bem... sou novo no fórum e tenho apenas 12 anos. Apesar de ainda criança, estou aprendendo a programar e já obtive um grande avanço. Não faz muito tempo que estou estudando. É, vocês podem duvidar, hahahah (meio estranho mesmo), mas Ok. Resolvi começar desde cedo, já que foi isso que resolvi se dedicar na minha vida. Não pelo dinheiro, e sim porque é algo que descobri que amo.

 

No início, quando decidi iniciar a estudar sobre como programar, estava meio perdido. Não fazia a mínima ideia! Pesquisei em sites, fóruns, vi vídeos no YouTube e não obtive nenhum resultado concreto. Eu não consegui achar nada que realmente ensinasse os passos para aprender programação. Mas depois de um tempo me esforçando, juntando algumas pesquisas, consegui definir e organizar os meus estudos para que pudesse aprender.

 

E, pensando nas outras pessoas que amam programação e querem realmente aprender mas não sabem por onde começar, eu resolvi criar este tópico ensinando o que se deve estudar passo a passo para aprender o mínimo sobre programar. além de dar dicas. O que irei listar aqui, é tudo que eu aprendi. Nesse caso, espero que consigam bons resultados como eu! Então, vamos lá!

 

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

 

> 1°: Primeiramente, desenvolva seus conhecimentos sobre: inglês, matemática e lógica. ^_^

Pode parecer chato se você tiver dificuldades para aprender algum ou mais de um desses ensinos, mas saiba que esses conhecimentos são essenciais caso queira

realmente programar e aprender bem. Eles servirão para quase tudo (não irei me aprofundar em detalhes em cada tópico), então o ideal é que compreenda completamente cada um

deles. Não se preocupe se achar complicado, programação é complexa mesmo e exige dessas coisas! Se você se esforçar para estudar cada um, um dia chega lá!

 

> 2°: Conceitos da Programação

Algo muito simples, no qual você precisa apenas aprender como funciona a Programação e seus conceitos, e como ela é aplicada nos computadores.

Em alguns minutos de pesquisas você aprende rápido. Isso serve para iniciar melhor seus estudos.

 

> 3°: Lógica da Programação (ou opte por fazer Ciência da Computação)

Estes são aprendizados mais completos (mas nada tão difícil) e importantes para compreender programação. Então não descarte um desses ensinos! Na Lógica da Programação, você vai aprender os principais fundamentos da programação e a base para programar, além de como usar a lógica nos computadores. Ou seja, apesar de dividir opiniões, é quase impossível entender sobre programar sem passar por isso.

A Ciência da Computação (que recomendo fazer caso queira se aprofundar no ramo), é uma disciplina que envolve bases científicas para diversos tópicos (como diz o nome), como construção e programação de computadores, algoritmos e etc.  É como a Lógica da Programação, porém trazendo assuntos e ensinamentos mais complexos e diversos do mundo da Programação.

- Vale a pena ler o livro "Ciência da Computação: Uma Visão Abrangente"

 

>4°: Você está pronto! Agora aprenda a Linguagem de Programação que escolher!

Agora que conseguiu dominar por completo todos os estudos anteriores, hora de finalmente botar a mão no teclado e iniciar a programação já sabendo de tudo!

Para isso, escolha e aprenda uma Linguagem de Programação (isso vai depender do que você pretende fazer programando ou do qual você preferir).

Boa sorte!

 

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

 

Dicas

 

- Aprenda mais Linguagens de Programação:

Não se limite a apenas a um único conhecimento. Não se prenda a apenas uma Linguagem de Programação! Aprenda mais de uma e foque em várias.

Isso não é só um "upgrade" no seu currículo, e sim mais um passo para se tornar um excelente programador, podendo ter conhecimento de muitas linguagens e usá-las

em tudo que for preciso!

 

-Expanda seu conhecimento

O aprendizado da programação não se resume a apenas os estudos que listei, jovem gafanhoto. Sempre tem algo a mais para aprender, e é por isso que você deve sempre

expandir seus conhecimentos sobre programar (e se atualizar com as notícias sobre o ramo, novidades vão surgir). É por isso que o ideal é ler bons livros de programação!

Compre em uma banca perto do seu bairro, e se não tiver ou não puder, baixe na Internet e leia pelo seu computador (como eu). :thumbsup:  Nunca pare de ler e estudar, querendo ou não se aprofundar no ramo.

 

-Se esforce

Nem tudo é um mar de rosas. Programação é legal, mas exige bastante! Se você for preguiçoso e não ter vontade de aprender, não adianta nada.

Se esforce para estudar e aprender, só assim você vai poder ser alguém um dia. Sem desculpas esfarrapadas para si mesmo, não é?

Mora no Acre e não tem curso/faculdade/universidade por perto? Não tem condições financeiras para bancar os estudos? :confused:

Meus caros, eu lhes apresento a Internet. Tem diversas maneiras de estudar programação através dela: faça cursos onlines gratuitos, assista vídeo-aulas, baixe livros(se for gratuito) e o negócio todo.

Eu tenho 12 anos, tenho os mesmo problemas que citei acima e estudei sobre como programar pela Internet. Agora, olha só onde cheguei! Tudo se trata sobre esforçar-se!

 

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

 

Então é isso pessoal, espero que tenham gostado deste tópico, porque eu achei uma porcaria. Devo ter falado alguma baboseira, mas deixem seu "Feedback". Obrigado!

 

Editado por DiF
Remover excesso de formatação e imagem
  • Curtir 4

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom. Eu comecei com 12 anos também, fiz um curso de WebDesigner aqui na minha cidade, aprendi PHP, JavaScript, HTML5, CSS3, etc... Foi onde me introduzi de verdade neste mundo, hoje com 18, infelizmente só agora tive condições financeiras para fazer um curso técnico. Ano que vem irei terminar o Técnico, e começar a faculdade, e aos poucos vou indo, hehe. Mas é isso aí, parabéns por começar desde cedo, e boa sorte.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×