Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual PC Gamer/Workstation devo escolher?


Posts recomendados

Fala galera, sou novo aqui no fórum. Então, no momento estou sem PC e sem notebook e tô pensando em comprar um PC agora nessa próxima "Black Fraude", que sirva para rodar programas gráficos como AutoCad, Revit, Sketchup entre outros programas de renderização de projetos e, também, alguns jogos. Sou iniciante no assunto e andei pesquisando bastante, mas me surgiram várias dúvidas sobre os componentes ideias para meu orçamento (até uns R$ 3.000,00).

 

Vou mostrar a configuração que achei boa e depois comentar.

 

Processador: Ryzen 5 1600x;

placa-mãe: Gigabyte GA-AB350M-DS2;

Placa de vídeo: GTX 1050ti 4 gb e 128-bits;

8gb memória RAM HyperX Savage (2x4)

Fonte: CX600

HD: 1 TB Toshiba

Gabinete: Ainda não decidi, mas será algum bonito e barato.

 

Minha primeira dúvida: vale a pena comprar processador Ryzen mesmo sendo leigo em informática? Pergunto isso porque eu vi que o pessoal que compra Ryzen geralmente faz diversas configurações na BIOs do processador, etc etc... Daí, meu medo é comprar um Ryzen e o PC começar a dar instabilidade e eu não saber resolver.

 

Segunda dúvida: a placa de vídeo que escolhi dá conta do recado? Só pra avisar, são muito poucos os jogos da nova geração que eu curto (com por exemplo, The Witcher 3), curto mais jogos no estilo MMORPG/MOBA e outros de browser mesmo.

 

Terceira dúvida: tendo em vista meu orçamento apertado, compensaria investir em uma memória SSD?

 

Desculpem o textão, mas desde já agradeço à todos.

 

OBS: Eu tenho um monitor simples de 19' da LG, mas futuramente pretendo trocá-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a prioridade é rodar os programas gráficos, vai de ryzen 7. No site que explode está 50 reais mais caro só que já vem com cooler.

A placa vai rodar tudo sim, talvez no médio talvez menos mas roda.

Quanto a ser leigo em informática e usar Ryzen eu não vejo problema nenhum, se a prioridade for trabalho mesmo porque alguns jogos não se dão muito bem com Ryzen(fallout 4, GTA V), mas funciona. Esses problemas de bios foi bem no começo. Só fica esperto com as memorias RAM e a solução de refrigeração, essa ultima especialmente se for usar a antiga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Lucas V. Coutinho disse:

Se a prioridade é rodar os programas gráficos, vai de ryzen 7. No site que explode está 50 reais mais caro só que já vem com cooler.

A placa vai rodar tudo sim, talvez no médio talvez menos mas roda.

Quanto a ser leigo em informática e usar Ryzen eu não vejo problema nenhum, se a prioridade for trabalho mesmo porque alguns jogos não se dão muito bem com Ryzen(fallout 4, GTA V), mas funciona. Esses problemas de bios foi bem no começo. Só fica esperto com as memorias RAM e a solução de refrigeração, essa ultima especialmente se for usar a antiga.

Obrigado pelas dicas cara. Qual cuidado eu deveria tomar em relação à memória RAM (que você mencionou)? E o que seria esse problema de refrigeração? Os processadores Ryzen esquentam muito?

 

Já aproveitando a deixa, compensaria eu escolher um processador mais barato e investir numa placa de vídeo melhor? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Yesus Andrade disse:

Já aproveitando a deixa, compensaria eu escolher um processador mais barato e investir numa placa de vídeo melhor? 

Acho que pra utilizar os programas que você citou é bom investir em um processador legal, se a prioridade fosse games até aconselharia fazer isso.

5 horas atrás, Yesus Andrade disse:

Qual cuidado eu deveria tomar em relação à memória RAM (que você mencionou)? E o que seria esse problema de refrigeração? Os processadores Ryzen esquentam muito?

 

Não, eles não esquentam muito. O grande problema é o bracket, uma peça que você utiliza para prender o cooler na placa-mãe, nos processador Ryzen (socket AM4) precisa de um bracket especifico pra ele que muitos cooler antigos não tem. Então se você estiver pensando em usar um cooler que você tem ai em casa a um bom tempo pode ser que não funcione, a menos que ele use o bracket da placa-mãe. Se você pegar o Ryzen 7 1700 ele já vem com cooler e aí o problema tá resolvido.

Quanto as memorias ram tem algumas que não são compatíveis então na hora de comprar as memorias tem que ficar atento a esse detalhe.

 

Aqui vai a lista de compatibilidade do site da amd

 

https://www.amd.com/system/files/2017-06/am4-motherboard-memory-support-list-en_0.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Lucas V. Coutinho disse:

Acho que pra utilizar os programas que você citou é bom investir em um processador legal, se a prioridade fosse games até aconselharia fazer isso.

Não, eles não esquentam muito. O grande problema é o bracket, uma peça que você utiliza para prender o cooler na placa-mãe, nos processador Ryzen (socket AM4) precisa de um bracket especifico pra ele que muitos cooler antigos não tem. Então se você estiver pensando em usar um cooler que você tem ai em casa a um bom tempo pode ser que não funcione, a menos que ele use o bracket da placa-mãe. Se você pegar o Ryzen 7 1700 ele já vem com cooler e aí o problema tá resolvido.

Quanto as memorias ram tem algumas que não são compatíveis então na hora de comprar as memorias tem que ficar atento a esse detalhe.

 

Aqui vai a lista de compatibilidade do site da amd

 

https://www.amd.com/system/files/2017-06/am4-motherboard-memory-support-list-en_0.pdf

Entendi o problema do processador. Olha, eu tava pesquisando aqui uns preços do Ryzen 7 e o mais barato que achei custa quase R$ 1.000,00 à vista, mais de 150 reais de diferença entre o Ryzen 5. Mas daí surge a dúvida: os Ryzen 5 não vem com cooler box? Porque eu não tenho nenhum cooler aqui não, eu iria montar o PC do zero mesmo. Sem falar que meu orçamento tá um pouco apertado, não tenho como comprar um processador de mil reais (infelizmente). 

 

Sobre as memórias, obrigado pela dica, não fazia ideia que havia esse problema de incompatibilidade.  

 

Eu só estou escolhendo Ryzen porque a as placas mãe da linha Coffe Lake da Intel estão bem caras, e não dá pra esperar até o lançamento das placas mãe B310 (acho que é isso).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente esse é o preço do Ryzen 7, agora o 5 1600x não vem com cooler aí vai ser no mínimo mais 100 - 150 de cooler. Se for esse o caso, pega então o 5 1500x que pra jogar vai fazer um trabalho tão bom quanto e já vem com cooler mas... é um quadcore então espere uma produtividade um pouco menor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Yesus Andrade disse:

Ahh, beleza, não sabia. Obrigado!

 

Os únicos que não vem com cooler box é o R5 1600x e o R7 1700x, o R7 1800x já não lembro

 

R5 1400 e R5 1500x possui 4 core e 8 threads

R5 1600 possui 6 core e 12 threads

R7 1800 possui 8 core e 16 threads

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, brender disse:

 

Os únicos que não vem com cooler box é o R5 1600x e o R7 1700x, o R7 1800x já não lembro

 

R5 1400 e R5 1500x possui 4 core e 8 threads

R5 1600 possui 6 core e 12 threads

R7 1800 possui 8 core e 16 threads

Huum, a diferença de desempenho entre um Quad-Core e um Six-Core é muito expressiva? Porque caso o desempenho de um R5 1400 e um R51600 seja parecido, compensaria mais economizar no processador e pegar uma GTX 1060 6gb, concordam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Yesus Andrade disse:

Huum, a diferença de desempenho entre um Quad-Core e um Six-Core é muito expressiva? Porque caso o desempenho de um R5 1400 e um R51600 seja parecido, compensaria mais economizar no processador e pegar uma GTX 1060 6gb, concordam?

 

Concordo, faça isso

 

R5 1400 está por 500 reais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...