Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com MAX TURBO do Ryzen 7


Posts recomendados

Olá,

 

Comprei um novo sistema tendo como base um ryzen 7 1700. O Sistema segue abaixo:

 

Ryzen 7 1700
MB: MSI A320m PRO-VD
Mem: Corsair Vengeance LPX 8Gb 2400 mhz (embora por algum motivo o sistema abaixe ela pra 2133)
VGA: Tenho uma GTX 260 e uma R7 260X (esta a que está equipada agora).
Sistema: Windows 10 64 bits.
PSU: Corsair 600W
 

Solicitei a garantia da placa-mãe e memoria, pois não possuo outros componentes compatíveis para testa-los individualmente, mas ainda não os enviei ao vendedor.

 

O problema era que o sistema reiniciava do nada, sem dar BSOD e as vezes começava a reiniciar seguidas vezes. Isso acontecia muito mais frequentemente quando usava algum aplicativo em Flash.

 

Entretanto, hoje fiz um novo teste, fui no setup da bios, e na parte de overclock que a placa-mãe tem (nunca overclockei nada) simplesmente desabilitei a função do turbo que ele da, já que seu clock original era 3,0ghz e ia até uns 3,7 de acordo com a embalagem.

 

Para minha surpresa, desabilitando isso o sistema ficou super estável, não reiniciou mais nem com flash nem nada.

 

Outra coisa, é que eu usava o CPUID HWMonitor pra verificar se algo esquisito estava acontecendo.

 

Antes, com o turbo automático habilitado, notava que em idle no Windows, só com o programa de monitoração rodando, o clock ficava variando entre 2,9 e 3,09 ghz, mas a tensão no core variava de 1,2V até 1,4V. Isso em Idle. Depois que desativei o turbo, o clock varia de 2,5ghz até 3ghz, e a tensão fica em torno de 0,6 até 1,024 V. O que me indica que há algum problema com o processador, ou estaria enganado. Se for este o caso, o que poderia ser feito? No site da AMD não achei nada de útil a respeito disso. E não sei exatamente como proceder pra usar a garantia de 3 anos do processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Atretador disse:

@Issacar Augusto Peltz Nope.

 

Só nao desligue ou reinicie no meio do processo.

 

Fiz a atualização de bios, e reativei o auto max turbo, e o problema continua, e as voltagens subiram alem do 1,406 agora em "picos" com 3,07ghz..... Desabilitando o max turbo não acontece problema algum.

 

Será que se eu fixasse o clock e a tensão pela UEFI poderia resolver? Quais voltagens e clocks sugeres pra começar a testar? Nunca fiz OC. Hehehhehe, Vi seu topico, mas não era pra ryzen 7.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Atretador disse:

@Issacar Augusto Peltz voce tem a opção de alterar nessa mobo A320? Não deveria ter :v

 

 

 

Eu tambem achei isso extremamente esquisito. Não sei se é por causa do modelo da placa-mãe, que é A320M Pro-Vd PLUS. Então vai saber se não liberaram um controle de OC ali. Sei que provavelmente consigo alterar o clock pela UEFI, o porque não sei. Mas consigo habilitar e desabilitar a função max turbo por la. A UEFI até tem uma aba exclusiva no modo avançado que trata de overclocks.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, tem que ir testando.

 

Ve a que tensão ele fica em stress com o clock padrão, seta essa tensão manualmente na bios,  e testa com o clock padrão, 15min de Prime95.

 

Dai vai tentando subir em incrementos de 25mhz.

 

Mas vai com calma, o boost single-core que é 3.7Ghz, o all-core é 3.1Ghz e essa mobo tem VRMs simples.

Eu tentaria pegar 3.6Ghz~3.7Ghz no maximo com ela, que é o all core boost do 1800X.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Issacar Augusto Peltz

 

Vou te adiantando logo que a sua placa-mãe usa chipset de entrada e você está usando um R7 1700, que é concorrente dos i7 da Intel, logo é um processador forte de 16 threads e exige um chipset melhor, mas antes faça os testes:

 

1- Desabilita o clock turbo na bios

2- Baixa e rodar o utilitário OCCT por 20 minutos.

3- Posta os gráficos do teste para a gente analisar se ocorreu Throttling e ver as temperaturas dos núcleos, assim como do chipset.

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa,

 

Rodei o OCCT aqui, ta em anexo os gráficos. Como disseste, desliguei o max turbo pela UEFI e rodei o OCCT por minutos como pediste. Segue o Gráfico.

 

Pelo que vi, até com outro software de monitoramento, tanto o CPU Tin quanto o SysTin (que deveria ser o da placa-mãe? talvez?) malemal passam dos 40 graus, isso quando passam.

No site do fabricante diz que a placa-mãe é ryzen 7 ready. E a versão de entrada dos ryzen 7 são os 1700, então nao sei mais nada. Hehehhehe

 

OCCT.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Issacar Augusto Peltz

 

O CPU TIN é a temperatura do Die, provavelmente a dos núcleos deve ser em torno de de 10 ºC acima destas, logo, deve ser na faixa dos 54 ºC que é uma temperatura boa, normal, dentro dos limites do fabricante que geralmente é em torno de 70 ºC.

 

Veja que o clock e bus nos gráficos foram constantes(em linha reta), ou seja, não ocorreu Throttling com o modo turbo off, tudo ok.

 

Agora o próximo passo é você rodar o OCCT com o turbo ativado, pelo mesmo tempo que você rodou ele sem o turbo, mas antes disso procure um opção na bios relacionada ao Loadline calibration, deixe ativado ou no max(esta opção serve para regular o vcore.


Posta o resultado para a gente.

 

EDIT***

 

Pelo que pesquisei tua placa-mãe apesar de ser soquete AM4 foi feita só para rodar Atlhon e A-series Bristol Ridge, no site não consta suporte à nenhum Ryzen, não sei como suportou um R7 1700:

https://www.msi.com/Motherboard/support/A320M-PRO-VD#support-cpu

 

Mas, faz o teste que te indiquei se não resolver o problema deixa por enquanto o R7 1700 com turbo off até trocar a placa-mãe e pelo amor de Deus man!!!! não vende teu kit todo!!! se precisar trocar aí é só a mobo por uma nova com chipset B350 e suporte ao R7 1700.


Valeu!

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, a minha placa-mãe é este modelo aí, mas com uma diferença, é PLUS, ai até na caixa dela vem escrito ryzen ready. Ela tem um slot PCI-E Cromado pra diferenciar.

 

Antes de eu conseguir rodar o teste, o PC reiniciou 2 vezes, uma delas com BSOD que nem deu pra ler o codigo de erro.

 

O tal do LCC tem que desligar ou deixar ligado? Ta em 200% que é o maximo, tava em AUTO.

 

Edit:

Li um pouco sobre o LCC, la diz que pra manter uma vida mais longa do processador não é bom esgaçar o Loadline calibration, mas deixar a tensão de stress um pouquinho abaixo da tensão em idle que é maior. No meu caso tem só em porcentagens o loadline, de poucos % até 200%.

 

Minha tensão de acordo com CPU-Z em idle chega as vezes a 1,38, raramente a 1,4. Já a tensão em stress do proprio CPU-Z baixa para em torno de 1,024V.

 

Coloco quanto então? Uns 45% de Loadline? Teria que deixar ele ligado sempre com o negocio la? porque agora que liguei estabilizou o PC, isso com 200% de LCC, quando baixei pra 40% deu crash em algum momento depois, ai aumentei pra 50%, e to aguardando. Quão mal isso faz realmente pro CPU?.

 

 

Abaixo vou postar os graficos, nem tinha visto que o proprio programa grava os graficos.

 

 

2017-10-30-19h32-CpuUsage-CPU Usage.png

2017-10-30-19h32-Frequency-Bus.png

2017-10-30-19h32-Frequency-CPU #0.png

2017-10-30-19h32-Frequency-GPU #0 Mem.png

 

2017-10-30-19h32-Memory Usage-Memory Used.png

2017-10-30-19h32-Temperature-CPUTIN.png

 

2017-10-30-19h32-Voltage-3VCC.png

2017-10-30-19h32-Voltage-AVCC.png

2017-10-30-19h32-Voltage-CPU VCORE.png

2017-10-30-19h32-Voltage-CPU VDD.png

2017-10-30-19h32-Voltage-SOC VDD.png

2017-10-30-19h32-Voltage-VID.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...