Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não consigo gravar no meu arduino


Posts recomendados

recentemente adquiri um display de 7 segmentos e tentei fazer ele funcionar com o meu Arduíno mas na hora de gravar o programa deu erro troquei de porta COM4(Arduíno/genuíno uno) para COM5 e o programa do após compilar o programa trava e apos alguns minutos aparece isso:

 

Arduino: 1.8.5 (Windows 10), Placa:"Arduino/Genuino Uno"

O sketch usa 630 bytes (1%) de espaço de armazenamento para programas. O máximo são 32256 bytes.
Variáveis globais usam 10 bytes (0%) de memória dinâmica, deixando 2038 bytes para variáveis locais. O máximo são 2048 bytes.
Ocorreu um erro enquanto o sketch era carregado

Este relatório teria mais informações com
"Mostrar a saida detalhada durante a compilação"
opção pode ser ativada em "Arquivo -> Preferências"

 

o ultimo programa ainda funciona, já tentei desinstalar e reinstalar o programa do Arduíno e não fez diferença

Erro porta COM4(Arduino/genuino uno):

Arduino: 1.8.5 (Windows 10), Placa:"Arduino/Genuino Uno"

O sketch usa 630 bytes (1%) de espaço de armazenamento para programas. O máximo são 32256 bytes.
Variáveis globais usam 10 bytes (0%) de memória dinâmica, deixando 2038 bytes para variáveis locais. O máximo são 2048 bytes.
avrdude: ser_open(): can't open device "\\.\COM4": O tempo limite do semáforo expirou.


Problema ao carregar para a placa. Veja http://www.arduino.cc/en/Guide/Troubleshooting#upload para sugestões.

Este relatório teria mais informações com
"Mostrar a saida detalhada durante a compilação"
opção pode ser ativada em "Arquivo -> Preferências"


Eu vou precisar atualizar a firmware do Arduíno?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Firmware" do Arduíno é o bootloader.

 

É o arduino mesmo ? A placa com tudo pronto, tudo soldado como cristal e coisa do tipo?

 

Se for o arduino tipo o uno tira todos os circuitos conectados na portas que você colocou e tenta usar um programa simples de blink da biblioteca e tenta fazer eles funcionar.

 

Retira ele da USB e vê se é realmente a COM4 que vai sair das opções do arduino de seleção. Se ele desaparecer você está conectando na porta correta, se não é outra a porta dele.

 

Qual seu arduino tem foto dele? É original ou é um chinês? Pois o chinês tem driver para você conseguir se comunicar com ele.

 

adicionado 12 minutos depois

Olha na barra ferramentas e vê se não é o programador selecionado errado...

 

Em último caso pode ser um problema do circuito... seria uma boa testar o chip do arduino uno fora com um cristal de 16Mhz para ver se ele funciona numa protoboard... Se funcionar com um programador ISP quer dizer que a placa dele está com problema...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Bommu Perneta disse:

É o arduino mesmo ? A placa com tudo pronto, tudo soldado como cristal e coisa do tipo?
Qual seu arduino tem foto dele? É original ou é um chinês?

sim mas não é o original. mas é tudo idêntico e ele ja veio montado
 

2 horas atrás, Bommu Perneta disse:

Pois o chinês tem driver para você conseguir se comunicar com ele.


quando eu coloquei o sketch para uma ponte h controlar um motor de passo ele funcionava normal e o sketch ainda funciona, só que agora ele não quer gravar um novo sketch

 

2 horas atrás, Bommu Perneta disse:

Se for o arduino tipo o uno tira todos os circuitos conectados na portas que você colocou e tenta usar um programa simples de blink da biblioteca e tenta fazer eles funcionar.

ele não ta gravando nada, tentei o Liquidcrystal para o meu display e não foi

 

2 horas atrás, Bommu Perneta disse:

Retira ele da USB e vê se é realmente a COM4 que vai sair das opções do arduino de seleção. Se ele desaparecer você está conectando na porta correta, se não é outra a porta dele.

quando eu retiro o usb aparece as opções de COM4 e COM5
quando ou coloco o usb aparece as opções de COM4(Arduíno\Genuíno UNO) e COM5:
então acho que o certo é o COM4, mas ainda não funciona
https://imgur.com/a/poICK
 

adicionado 0 minutos depois
2 horas atrás, Bommu Perneta disse:

 

adicionado 12 minutos depois

Olha na barra ferramentas e vê se não é o programador selecionado errado...

 

Em último caso pode ser um problema do circuito... seria uma boa testar o chip do arduino uno fora com um cristal de 16Mhz para ver se ele funciona numa protoboard... Se funcionar com um programador ISP quer dizer que a placa dele está com problema...

qual seria o certo? tenho que tentar um por um?: está no AVRISP mkII
https://imgur.com/a/poICK

adicionado 2 minutos depois
2 horas atrás, Bommu Perneta disse:

seria uma boa testar o chip do arduino uno fora com um cristal de 16Mhz para ver se ele funciona numa protoboard... Se funcionar com um programador ISP quer dizer que a placa dele está com problema...

eu não sei fazer isso :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aqui está escrito mkll.(mas você pode testar outras... alguns não vão funcionar mesmo, mas não vai dar problema em testar)

 

Tenta em outro pc e com outro cabo se possível, pode ser o driver dele do chinês...

 

Como esses chineses são smd (soldados em superfície) não dá para fazer o teste que falei.

Se não funcionar teu Arduíno já era... basicamente...

 

ai é questão de você ir atrás do problema, mas provável no circuito de comunicação com USB ou alguma solda quebrou ou sei lá... pode também ter ocorrido de você ter metido uma fonte externa a ele e ele ter queimado ou coisa do tipo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

Tenta em outro pc e com outro cabo se possível, pode ser o driver dele do chinês...

vou tentar assim que possivel

 

24 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

Como esses chineses são smd (soldados em superfície) não dá para fazer o teste que falei.

Se não funcionar teu Arduíno já era... basicamente...

o meu é um clone do original PTH, da para retirar o ATMEGA, eu só não sei como fazer (e eu não tenho o cristal)

 

24 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

ai é questão de você ir atrás do problema, mas provável no circuito de comunicação com USB ou alguma solda quebrou ou sei lá... pode também ter ocorrido de você ter metido uma fonte externa a ele e ele ter queimado ou coisa do tipo...

eu so iniciante nesses negócios, eu não iria liga-lo via fonte externa, (mas eu tenho uma improvisada de uma fonte atx), eu só liguei via usb mesmo, (uma vez tava testando um termômetro usando o lcd e o meu LM35,e eu liguei ele usando o carregador do celular mas ainda via usb)

se eu conecta o cabo usb via os pinos digitais 0 e 1 (rx e tx) sera qu finciona (ainda alimentando ele pelo usb)



eu fiz o teste do cabo usb e ele está funcionando .Esse é o meu arduino: https://imgur.com/KnXI5js

e o windows reconhece o arduino normal : https://imgur.com/5PDWSgh

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Cairo Oliveira disse:

o meu é um clone do original PTH, da para retirar o ATMEGA, eu só não sei como fazer (e eu não tenho o cristal)

Se for aquele soquete preto só fazer um esquema de alavanca com um pinça, um pedaço de metal fino/achatado e resistente ou qualquer coisa que entre e não destrua ^^ ai vai levantando milímetros de cada lado, uma hora saí. Se um cristal e outro arduino para testar ou um programador spi tá ruim... Sem o cristal o programa não vai ser gravado nem a na porrada. Então nem adianta você tentar desmontar se não tem como testar em um proboboard.

12 minutos atrás, Cairo Oliveira disse:

se eu conecta o cabo usb via os pinos digitais 0 e 1 (rx e tx) sera qu finciona (ainda alimentando ele pelo usb)

Não rola, o chip perto do da saída USB é que converte o rx tx para USB. Não é direto. Só se você arranjar um TTL Usb para fazer o serviço... ai vai ter que fazer umas mudanças no IDE do arduino, mas tem tutorial na net sobre.

12 minutos atrás, Cairo Oliveira disse:

eu fiz o teste do cabo usb e ele está funcionando .Esse é o meu arduino: https://imgur.com/KnXI5js

Ele está dizendo que não está em curto pelo menos... ótimo, dá uma boa esperança para o atmega principal que dá para ser reaproveitado. Mas não diz o estado do resto.

 

12 minutos atrás, Cairo Oliveira disse:

e o windows reconhece o arduino normal : https://imgur.com/5PDWSgh

Mas o teu programador do arduino não está conseguindo se comunicar, ou o cristal ou o chip perto do usb estão com problemas ou é um problema da USB dele ou no teu pc, problema do Driver... e por ai vai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara quando eu tento gravar qualquer coisa no meu Arduíno, normalmente o LED do TX e RX acendem mas dessa vez não será se eu comprar um adaptador USB serial e liga-lo no TX e RX (pino 0 e 1) com o ATMEGA328P ainda na placa é possível faze-lo voltar a funcionar?

talvez o que tenha queimado tenha sido o Mega16U2 conversor usb serial da placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende, se o chip da USB dentro do Arduíno estiver em curto pode atrapalhar essa comunicação(porque ele também é ligado no Rx Tx). Eu conselharia você comprar mesmo um Ttl e também uns chips de atmega328p kit ou você comprar o cristal e capacitores separadamente para você mesmo montar o teus projetos... e também tentar retirar esse atmega do teu arduino e fazer teste. Meu colega queimou o arduino dele e só prestava o atmega.

 

Mas é muito mais barato comprar da china um novo que comprar* os chips em separado, ter que arranjar um equipamento soprador de ar quente para retirar o chip e fazer outros testes... pode ser até um capacitor em curto, por exemplo.

 

Também você pode comprar outro arduino para funcionar de programador ISP (gravas programas e bootloader) ou comprar um módulo programador só para isso. Também dá para fazer o programador por porta paralela*, mas em alguns pcs mais recentes fica difícil ^^

 

Enfim, a plataforma arduino é para você iniciar no mundo da programação de microcontroladores de forma mais fácil... é bom partir para outros e também você construir teus próprios circuitos e ganhar experiência...  ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...