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    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Renato Roccon

Motor DC RS 380 6v

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Amigos com tempo gostaria de buscar aprendizado nessa área,

Tenho carrinho elétrico bateria  6v 7,5ah motor original dc  rs380 13mil rpm, substitui esse  motor por um

Motor: RS-380

potência nominal: 20 w

tensão nominal: 6 v

Classificação atual: 4A

não-carga atual: 2A

corrente de partida: 4.7A (sem carga)

No-velocidade da carga: 24000 rev/min

faixa de tensão: 4.5 v-7.2 v

 

praticamente dobrou a velocidade do carrinho, veios os problemas com 5 minutos andando o carrinho para e motor não dá partida, espero uns 60segundo ele volta andar mas para novamente.

 

Quando parou pela primeira vez bateria estava com 5,1v medindo com multímetro ao dar partida no motor pico da bateria cai para 2,5v á 3,0v

 

Teria forma de  retificar isso,  antem com motor original velocidade media de 3 km/h durava quase 1 hora, esse  não dura 15 minutos

 

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28 minutos atrás, Renato Roccon disse:

faixa de tensão: 4.5 v-7.2 v

 

28 minutos atrás, Renato Roccon disse:

corrente de partida: 4.7A (sem carga)

 

29 minutos atrás, Renato Roccon disse:

pico da bateria cai para 2,5v á 3,0v

 

Está trabalhando a baixo da tensão mínima, deveria rodar muito vagarosamente ou como você falou parar. 2,5V tem que ver como é o circuito desse teu carrinho... se ele tem algum regulador de tensão e você está trabalhando a baixo do valor mínimo ele vai desligar ou apresentar comportamento anormal.

 

Deve estar consumindo bastante corrente, dependendo do datasheet da bateria é possível ver a curva da corrente e tensão da mesma. Quando você para de fazer o esforço a bateria volta a tensão mais alta... mas quando você está consumindo muita corrente a tensão cai bastante rápido... isso é prejudicial para bateria.

 

No teu caso, sem saber que tipo de bateria você usa e sem informações... diria para você colocar mais uma em paralelo para reduzir o esforço que a bateria para manter o motor...

 

Pode ser que o motor antigo teu pegava menos corrente que o atual e não dava problema... quanto menos corrente a curva de tensão tende a cair mais devagar e ficamos con tensão maior com mais tempo.

adicionado 2 minutos depois

Poderia tentar reduzir a corrente e tensão com algum regulador também... mas iria perder velocidade.

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  • Autor do tópico
  • ´Bateria selada (AGM) 6V - 8,5Ah 

    flutuação 6,75 - 6,60v

    corrente inicial maxima 2,55A

    o circuito e´simples sem nada apenas uma chave inversão para frente e ré

    tenho outra bateria 6v 4,5Ah pensei em ligar em paralelo ma corrente diferente

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    vou sair...mas tem como você medir a corrente quando o motor estar preso e com um pouco de força tipo segurando mais leve? Não acorrente de início, mas a corrente usada normalmente?

     

    Se não tem nada bloqueando a passagem de corrente, sendo a pena uma chave de inversão só resta mesmo alto consumo de corrente para culpa no máximo um curto, mas como o motor está funcionando corretamente não parece* o caso...

     

    O ideal é colocar duas em paralelo iguais... se colocar duas diferente tem o risco da corrente ir para o lado errado... seria bom colocar diodo para evitar tal problema, mas com a corrente é grande tem que ver qual você pode usar. As tensões tem que ser iguais a ligar... E mesmo assim ainda pode apresentar problema devido as curvas de tensão são diferentes para baterias diferentes...

    Editado por Bommu Perneta

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  • Autor do tópico
  • 1 hora atrás, Bommu Perneta disse:

    vou sair...mas tem como você medir a corrente quando o motor estar preso e com um pouco de força tipo segurando mais leve? Não acorrente de início, mas a corrente usada normalmente?

     

    Se não tem nada bloqueando a passagem de corrente, sendo a pena uma chave de inversão só resta mesmo alto consumo de corrente para culpa no máximo um curto, mas como o motor está funcionando corretamente não parece* o caso...

     

    O ideal é colocar duas em paralelo iguais... se colocar duas diferente tem o risco da corrente ir para o lado errado... seria bom colocar diodo para evitar tal problema, mas com a corrente é grande tem que ver qual você pode usar. As tensões tem que ser iguais a ligar... E mesmo assim ainda pode apresentar problema devido as curvas de tensão são diferentes para baterias diferentes...

     

    adicionado 11 minutos depois

    deparei o seguinte bateria 100% carregada 6v, quando baixa para - 5v começa esse corte , deparei agora que tem sim um

    Protetor de Sobrecarga de Corrente  igual esse porém nao dá pra ver a numeração

     

    HTB1kU3vNFXXXXX9XXXXq6xXFXXXo.jpg

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    Eu pensei que foi você que fez o circuito... então você comprou pronto?

    Tem como tirar foto desse circuito para entender?

     

    Como você diz que você consegue ficar com ele ligado por alguns minutos, faça um teste e veja a temperatura do motor se está super aquecido do tipo que você não consegue colocar a mão na carcaça.

     

    Depois de verificar que não é um problema de super aquecimento/curtocircuito era bom testar o motor sozinho com a bateria e ver o quanto tempo ele aguenta sem ferver e parar ou dar problema.... claro, verifique também a bateria para ela não esquentar muito... se esquentar muito desligue.

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  • Autor do tópico
  • amigo agradeço sua atenção vou tentar fazer isso,  mini carro eletrico infantil da Bandeirantes,  usa motor caixa de redução ja deparei que  no plano carrinho com meu filho sentando de 15kg fica mais tempo rodando sem parar foram quase 30 minutos.

     

    se tiver uma pequena inclinação no meio do caminho carrinho para, esse motor acho que nao tem muito torque é mais potencia e esquenta demais motor original  gira maximo 14.000 rpm esse gira 22.000  rpm

     

    circuito e´simples comprei pronto

    - motor

    -chave geral liga/desliga

    -chave liga desliga farol

    -chave ( controle  velocidade para 2 motores) minha esta desativa porque uso um motor apenas

    Screenshot-2017-10-31 Aliexpress com Compre Crianças carro elétrico DIY acessórios fios e caixa de velocidades, Self made c[...].png

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    Dando uma procurada na net não achei o mesmo modelo que o teu de 24mil revoluções por minuto só achei esses aqui de 7mil revoluções por min

     

    http://www.electric-motor-sale.com/electric-rs_380_6V_dc_motor_for_siemens_459577.htm

    https://www.alibaba.com/product-detail/rs-380-6V-dc-motor-for_947447436.html

     

    A informação que eu queria e não achei é o "stall current" que é a corrente máxima quando o eixo é colocado parado com força máxima. Mas esses motores menos velozes a corrente deles máxima é de 6,11A como são dois o consumo é de 12,22A. Fazendo um cálculo rápido para saber quanto tempo isso segura > 7,5ah/12,22A = 0,6137h ; convertendo para minutos 0,6137*60 =  36~37 minutos. Ou seja bem perto do que você conseguiu... se a corrente stall do teu teu motor (bem possível já que tem mais rotações por min... mas só uma cogitação minha hehehe ) for maior a relação tempo que teu filho pode brinca está correta. Ou seja, não tem nenhum problema com o teu sistema! E eu pensando que era só um motor ^^ heheheh

     

    Agora se quer aumentar esse tempo você teria que reduzir o consumo de corrente... reduzir a tensão acho que não rola.pois vai reduzir o torque... só gerando um PWM para fazer consumir mesmo... Ai você teria que comprar um drive de motor DC para fazer o serviço ou você construir ele a partir de conhecimento em eletrônica X)

     

    OU simplesmente comprar um motor com menor correte de stall. Ou seja, novamente, que consuma menos, como teu antigo motor.

    adicionado 3 minutos depois

    ah! Outra solução é colocar outra bateria em paralelo... mas como falei de preferência de mesma Ah, idêntica ou comprar um bateria maior de mais Ah.

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  • Autor do tópico
  • vixi, vou colocar outra bateria em paralelo...

     

    retificação :   uso apenas um motor no carrinho , esse do link que comprei dos chinas

     

    https://pt.aliexpress.com/item/2PCS-RS380-DC-motor-6v-high-speed-DC-ship-Car-model-motor-6V-24000rpm-For-electric/32780573290.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.S5ymyd

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    Dois motores a conta bate. Com apenas um motor esse deve estar consumindo no mínimo o dobro de corrente... Ai o negócio que não se encontra quanto é a corrente máxima dele para saber que isso é normal o não no modelo. Chinês deve ser construindo em pequenas fábricas sem muita informação mesmo. Deveria fazer teste com um amperímetro de 20A em série ou um amperímetro de forma indireta para se ter ideia(alicate). Sem carga é 4A mas com carga isso vai longe. 

     

    Mas enfim, se o motor está fazendo tua bateria descarregar muito rápido só trocando por outro de menor consumo ou usar um driver para motor DC de mesma tensão e com uma boa corrente tipo 20A chutando por alto.

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  • Autor do tópico
  • amigo problema esta super aquecimento quando força, ele sozinho sem carga deixei uns 30  mts vai de boa, basta forçar um pouco ele entra tipo em curto e para.

    liguei  2 bateria 6v  7,5ah em serie  em minutos superaqueceu e parou em curto

    liguei em paralelo as 2 bateria, voltou como era  antes com 1 bateria

     

    nao entendo mas tipo um diodo ou resistor em serie ou paralelo para reduzir um pouco a potencia, e girar uns 19.000 mil rpm

     

    saberia informar

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    Ele é de 6 a 7.2 V em série você está dando 12V ... ou seja acima, isso vai super aquecer mais rápido e levar o farelo...

     

    Um diodo tem limite de corrente, vai diminuir a tensão em pouquíssimos volts e vai torrar devido a alta corrente... e dos diodos de alta corrente também não vai revolver teu problema. Vai passar quase a mesma corrente.

     

    Resistor vai limitar a corrente, mas vai reduzir muito o torque além de dissipar energia em calor em vez de potencia para o motor.

     

    Para reduzir a velocidade o que você está usando que é uma caixa redutora é o ideal que converte a velocidade de rotações em mais força para o carrinho. 

     

    Para reduzir o calor, e a o número de rpms tem que usar drive de 6V para motor DC que você usar... tem uns chinês por ai .

     

    Não aumentou o tempo de uso com dois em paralelo?

    adicionado 10 minutos depois

    se mesmo assim você quiser usar resistor

     

    http://circuitglobe.com/speed-control-of-dc-motor-armature-resistance-control-and-field-flux-control.html

    adicionado 11 minutos depois

     

    https://www.edgefx.in/speed-control-methods-of-dc-motor/

     

    mas o drive pwm ainda é melhor ... vai conservar a potencia... e economizar energia...

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    4 horas atrás, Renato Roccon disse:

    nao entendo mas tipo um diodo ou resistor em serie ou paralelo para reduzir um pouco a potencia, e girar uns 19.000 mil rpm

    Não adianta querer inventar.

    Se o motor é 6V tem que alimentar com 6V, ligar as baterias em série e colocar regulador vai desperdiçar energia pra voltar a 6V, então irá voltar a estaca zero.

    4 horas atrás, Renato Roccon disse:

    liguei em paralelo as 2 bateria, voltou como era  antes com 1 bateria

    Então tem algo errado aí ou com essa bateria ou com seu motor.

    Editado por Mestre88

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    O mais estranho é que o motor dele funciona. E o negocio é que ele não tem equipamentos para medição. Um teste desses poderia ver se tem algum problema... mas é tenso...

     

     

     

    adicionado 0 minutos depois

    Fora claro teste de corrente...

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