Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Lucario1980

O que é Thread?

Recommended Posts

9 minutos atrás, Lucario1980 disse:

 o que é Thread?

É o nome que se dá para núcleos virtuais, ou seja, quantos núcleos o sistema operacional acha que o processador tem.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Lucario1980 Basicamente Threads, podemos traduzir como "linhas de instrução dos processos".  As linhas de instruções dos processos adquiriram características únicas, que possibilitaram separá-las para execuções em diferentes núcleos.

Por exemplo um Core i7 2600 possui 4 núcleos e 8 threads.  Isso quer dizer que ele pode trabalhar com quatro processos indivisíveis simultaneamente (um em cada núcleo) ou com até oito linhas de execução (threads) as quais podem ou não ser de um mesmo processo. 

 

E suma, as threads nos processadores são uma divisão do processo principal de um programa. Todavia, nem todos os processos são divididos em múltiplas threads, assim como nem todos os processadores são capazes de trabalhar “tranquilamente” com uma enormidade de threads.

 

Meu processador é um FX8120. Ele possui 4 núcleos físicos e 8 lógicos.

Neste exato momento ele possui 90 processos e 1616 threads. 

 

Se você for no Gerenciador de tarefas, clicar na aba detalhe, e ativar as colunas de thread, verás a quantidade de linhas de instrução dos processos usados por cada aplicativo.

 

Basicamente é isso.

Se quiser ler uma explicação mais detalhada, leia a fonte da onde tirei as informações:

https://www.tecmundo.com.br/internet/9669-o-que-sao-threads-em-um-processador-.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Thread_(ciência_da_computação)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×