Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook ACER - Sensação de Choque.


Posts recomendados

@Matheus Andrei Jankovski

 

Com esse teste, se o choque sumir, fica comprovada a necessidade de aterramento ( mas tome cuidado para não ligar a fase ao neutro para não causar um curto ).

 

De qualquer modo o teu notebook dar choque não é normal e você poderia aproveitar a garantia para levar ele á assistência técnica.

 

Pode ser que o terra dessa fonte também esteja desligado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo faça um teste, use um calçado de borracha bem grossa, fique de pé para não causar nenhum aterramento, e toque no tal lugar que dá o choque.

O carregador recebe 110/220 VAC e entrega 19 VDC sendo essa uma tensão impossível de causar danos ao ser humano em condições normais, com positivo no pino central; pegue um multímetro e meça quanto está a tensão de saida considerando o positivo o pino central.

Para voce chegar a levar um choque, a fonte teria que estar enviando mais de 19 V direto para do mesmo, mas se isso acontecesse já teria feito algum dano ao notebook. 

informacoes-carregador-notebook-blogbrin

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu estiver parado, não importa se descalço ou não, se eu colocar a mão sobre o notebook, e deixa-la parada nada sinto, é como se não tivesse acontecendo nada anormal... o problema acontece ao mover a mão sobre a superfície.

 

Vou realizar o teste e posto os resultados.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@Matheus Andrei Jankovski

 

Com esse teste, se o choque sumir, fica comprovada a necessidade de aterramento ( mas tome cuidado para não ligar a fase ao neutro para não causar um curto ).

 

De qualquer modo o teu notebook dar choque não é normal e você poderia aproveitar a garantia para levar ele á assistência técnica.

 

Pode ser que o terra dessa fonte também esteja desligado.

A sensação continua mesmo em rede aterrada, porém com menos intensidade.

 

6 horas atrás, misterjohn disse:

Amigo faça um teste, use um calçado de borracha bem grossa, fique de pé para não causar nenhum aterramento, e toque no tal lugar que dá o choque.

O carregador recebe 110/220 VAC e entrega 19 VDC sendo essa uma tensão impossível de causar danos ao ser humano em condições normais, com positivo no pino central; pegue um multímetro e meça quanto está a tensão de saida considerando o positivo o pino central.

Para voce chegar a levar um choque, a fonte teria que estar enviando mais de 19 V direto para do mesmo, mas se isso acontecesse já teria feito algum dano ao notebook. 

informacoes-carregador-notebook-blogbrin

 

Assim que der tempo vou testar e retorno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resposta da ACER :

 

Olá, Matheus,

Conforme conversamos, esse modelo possui acabamento em metal. É importante que o equipamento seja carregado em uma rede elétrica com aterramento. 

Notamos que ao remover o pino “terra” do cabo de energia gera um aumento considerável na tensão de 75mV a 46V na máquina, podendo ocasionar leves “choques” durante o manuseio, devido à falta de dissipação da energia. 

Caso a máquina trabalhe nos devidos padrões de fábrica e o aterramento básico necessário na residência do usuário seja aplicado seguindo padrões de rede elétrica e de segurança, a possibilidade de gerar esse tipo de situação pode ser considerada como remota ou nula.

Outra possível situação é a descarga eletroestática (ESD) do usuário sobre o produto, nesse caso pode parecer o contrário, isso ocorre devido o corpo em movimento acumular energia e ao tocar uma superfície com diferença de potencial, gera a descarga (átomos tendem ao equilíbrio de cargas positivas - “prótons” -, e negativas - “elétrons”).

Essa sensação não traz danos para o usuário nem para o equipamento.

Para que esta ocorrência não fique constando como pendente, pedimos a gentileza de finalizá-la. Basta clicar na opção “Ler Resposta” e responder as 3 questões disponíveis.

Muito obrigado pelo seu contato e estamos à disposição para qualquer eventualidade.

Equipe Acer
0800-762-2237
www.acer.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa resposta para mim é pura idiotice, tive um ACER e não aconteceu nada disso, eu não eliminei o pino terra mas o note não era aterrado.

O fio terra não é para conduzir energia, ele existe apenas para uma emergência, quando algum fio encosta na carcaça metálica de qualquer equipamento, ao invés da pessoa levar o choque, essa corrente é dirigida para a terra...não é normal circular corrente pelo fio terra, se está existindo fuga de corrente, tem que pesquisar a causa e não aterrar....repetindo, o fio terra não é para conduzir.

Nosso corpo gera eletrecidade estática quando caminhamos seja a pé, de bike, moto, ficando o corpo carregado e em contato com o metal, ocorre a descarga dessa energia acumulada, mas para voce sentir do jeito que relatou, teria que andar de moto a milhão, com pouca roupa, parar a moto, descer calçado e permanecer, não tocar em nenhum metal e ainda assim dificilmente ocorrerá o que relatas.

Acesse o endereço abaixo e faça sua pergunta lá:

 

https://community.acer.com/pt/#_ga=2.51509344.839894392.1510089540-294873637.1510089540

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, misterjohn disse:

Essa resposta para mim é pura idiotice, tive um ACER e não aconteceu nada disso, eu não eliminei o pino terra mas o note não era aterrado.

O fio terra não é para conduzir energia, ele existe apenas para uma emergência, quando algum fio encosta na carcaça metálica de qualquer equipamento, ao invés da pessoa levar o choque, essa corrente é dirigida para a terra...não é normal circular corrente pelo fio terra, se está existindo fuga de corrente, tem que pesquisar a causa e não aterrar....repetindo, o fio terra não é para conduzir.

Nosso corpo gera eletrecidade estática quando caminhamos seja a pé, de bike, moto, ficando o corpo carregado e em contato com o metal, ocorre a descarga dessa energia acumulada, mas para voce sentir do jeito que relatou, teria que andar de moto a milhão, com pouca roupa, parar a moto, descer calçado e permanecer, não tocar em nenhum metal e ainda assim dificilmente ocorrerá o que relatas.

Acesse o endereço abaixo e faça sua pergunta lá:

 

https://community.acer.com/pt/#_ga=2.51509344.839894392.1510089540-294873637.1510089540

Essa carcaça é fixada em pinos da placa-mãe, por isso a corrente de acordo com eles. Mas vou mandar a pergunta nessa comunidade.

 

Amanha vou fazer o teste em aterramento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/11/2017 às 17:14, Henrique - RJ disse:

@Matheus Andrei Jankovski

 

Com esse teste, se o choque sumir, fica comprovada a necessidade de aterramento ( mas tome cuidado para não ligar a fase ao neutro para não causar um curto ).

 

De qualquer modo o teu notebook dar choque não é normal e você poderia aproveitar a garantia para levar ele á assistência técnica.

 

Pode ser que o terra dessa fonte também esteja desligado.

Realizei os testes, em rede corretamente aterrada não acontece choque e a energia sumiu completamente. porém em tomadas sem aterramento o problema persiste. Minha duvida é... sabendo que com aterramento não ocorre o problema me vem a pergunta... se eu utilizar o notebook em um rede não aterrada nesse caso.. posso danificar o notebook ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo mais uma vez vou repetir, o fio terra ou rede aterrada, não foi feita para voce não sentir sensação de choque e sim para desviar possíveis correntes acidentais com a estrutura metálica de equipamentos elétricos.

Se voce está levando choque,fraco ou não ao tocar na parte metálica, é porque está havendo alguma anormalidade, não é normal nenhum equipamento elétrico funcionar "vazando" energia pelo terra.

Na minha modesta opinião, esqueça a questão externa, o problema está no seu equipamento pelo que voce relata.

Entendo que isso é um defeito no seu notebook, tem que ser pesquisado e sanado, o fio terra é um dispositivo de proteção ao operador, cuja função e desviar correntes que vazam por defeito para a estrutura metálica,  e não algo para ser usado diariamente...agora voce quem sabe se quer insistir que isso é normal, paciência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, misterjohn disse:

Amigo mais uma vez vou repetir, o fio terra ou rede aterrada, não foi feita para voce não sentir sensação de choque e sim para desviar possíveis correntes acidentais com a estrutura metálica de equipamentos elétricos.

Se voce está levando choque,fraco ou não ao tocar na parte metálica, é porque está havendo alguma anormalidade, não é normal nenhum equipamento elétrico funcionar "vazando" energia pelo terra.

Na minha modesta opinião, esqueça a questão externa, o problema está no seu equipamento pelo que voce relata.

Entendo que isso é um defeito no seu notebook, tem que ser pesquisado e sanado, o fio terra é um dispositivo de proteção ao operador, cuja função e desviar correntes que vazam por defeito para a estrutura metálica,  e não algo para ser usado diariamente...agora voce quem sabe se quer insistir que isso é normal, paciência.

Eu sei que é errado, mas os técnicos da ACER falaram que é normal.... e não tem o que arrumar.. como devo proceder ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei esse modelo de notebook e ele está com um problema que deve ser igual/ semelhante: quando passo a mão pela carcaça enquanto ele carrega, sinto levemente energia estática se estiver com os pés no chão... O seu aparelho apresentou mais algum problema entre a compra e hoje, Matheus Andrei Jankovski? Será que vale a pena pedir por outra máquina ou um substituto seria acometido pela mesma coisa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas.

Aproveitando o tópico, reporto que comprei exatamente o mesmo modelo e a situação é bem parecida, com a diferença de que a sensação de "estática" ao deslizar os dedos na carcaça metálica existe mesmo quando está funcionando somente com a bateria (notavelmente diminuída em momentos de alta umidade do ar, diga-se).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/11/2017 às 17:48, Carolina Matos disse:

Comprei esse modelo de notebook e ele está com um problema que deve ser igual/ semelhante: quando passo a mão pela carcaça enquanto ele carrega, sinto levemente energia estática se estiver com os pés no chão... O seu aparelho apresentou mais algum problema entre a compra e hoje, Matheus Andrei Jankovski? Será que vale a pena pedir por outra máquina ou um substituto seria acometido pela mesma coisa?

Eu conversei por dias e semanas com o suporte da acer, eles me garantiram que o problema... não se trata de um problema em si... e sim a falta de aterramento. Afinal quando eu uso em uma tomada aterrada não existe o problema. Acredito que seja o mesmo problema, afinal de contas eles me falaram que realizaram os testes em outros notebooks iguais, e todos apresentaram a energia na carcaça.

 

Você está utilizando o notebook em rede aterrada ou sem aterramento ?

 

Sim ! Tive um problema relacionado ao som, ontem a noite, parecia que as caixas de som estavam estouradas... porém fiz a instalação limpa do driver de som e problema sumiu, estou testando ele agora... Pedir um substituto não vai resolver, já vi 6 relatos idênticos a esse notebook em relação a energia.

 

A sensação de energia, as vezes ocorre um leve choque nas bordas ?

Em 17/11/2017 às 23:21, guibre disse:

Buenas.

Aproveitando o tópico, reporto que comprei exatamente o mesmo modelo e a situação é bem parecida, com a diferença de que a sensação de "estática" ao deslizar os dedos na carcaça metálica existe mesmo quando está funcionando somente com a bateria (notavelmente diminuída em momentos de alta umidade do ar, diga-se).

Em uso apenas na bateria o problema ocorre ? Estranho.... tentou dar o resete elétrico na máquina ?

 

Vamos trocando idéias e vamos chegar a algum lugar em relação a esse modelo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/11/2017 às 08:18, Matheus Andrei Jankovski disse:

A sensação de energia, as vezes ocorre um leve choque nas bordas ?

Em uso apenas na bateria o problema ocorre ? Estranho.... tentou dar o resete elétrico na máquina ?

 

Vamos trocando idéias e vamos chegar a algum lugar em relação a esse modelo.

 

Verifiquei aqui que quando não há nenhum componente ligado a energia conectado ao computador não há essa "estática". Explicando melhor o teste: desconectei a fonte e o RJ-45 do modem e liguei o computador. A parte metálica do notebook não se energizou. Entretanto, bastou conectar o RJ-45 ao modem ligado na tomada que o defeito retornou.

 

O choque é relativamente raro, pelo que pude observar, mas ocorre não só nas bordas, mas também naquele "fio" prateado do entorno. Mas também tenho a dúvida sobre eventuais danos a máquina, já que, aparentemente, não há possibilidade de danos ao operador...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, guibre disse:

 

Verifiquei aqui que quando não há nenhum componente ligado a energia conectado ao computador não há essa "estática". Explicando melhor o teste: desconectei a fonte e o RJ-45 do modem e liguei o computador. A parte metálica do notebook não se energizou. Entretanto, bastou conectar o RJ-45 ao modem ligado na tomada que o defeito retornou.

 

O choque é relativamente raro, pelo que pude observar, mas ocorre não só nas bordas, mas também naquele "fio" prateado do entorno. Mas também tenho a dúvida sobre eventuais danos a máquina, já que, aparentemente, não há possibilidade de danos ao operador...

Quando conectada a energia elétrica, qual a intensidade da energia? Por exemplo aqui, o problema de carcaça energizada acontece quando conecto na luz não aterrada... vou testar hoje de noite a questão do cabo de rede que o senhor está comentando...

 

Sinceramente estragar ou não o notebook por culpa desse problema, é difícil de dizer... mas como estou percebendo, todos os usuários que compraram esse modelo, estão apresentando o mesmo problema, logo chego a pensar exatamente como o @Henrique - RJ disse, é problema de projeto.

 

O detalhe interessante é que entrei em contato com a acer e eles me falaram que isso não se trata de um problema, eu que estou usando o notebook de maneira incorreta, pois deveria estar usando no terra.... 

 

@guibre ele apresenta esse problema se tiver ligado a rede aterrada ?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...