Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Matheus Andrei Jankovski

Notebook ACER - Sensação de Choque.

Recommended Posts

• Autor do tópico
  • 16 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

@Matheus Andrei Jankovski

Você pode emendar um fio metálico do pino do neutro dessa tomada do carregador ao pino do terra dele e testar pra ver se o choque some.

Posso sim, qual o objetivo desse teste ?

Compartilhar este post

Link para o post
    Compartilhar em outros sites

Com esse teste, se o choque sumir, fica comprovada a necessidade de aterramento ( mas tome cuidado para não ligar a fase ao neutro para não causar um curto ).

De qualquer modo o teu notebook dar choque não é normal e você poderia aproveitar a garantia para levar ele á assistência técnica.

Pode ser que o terra dessa fonte também esteja desligado.

Editado por Henrique - RJ
    • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Vou fazer os testes assim que der, eu dou retorno. Eu penso em enviar para a manutenção lá por abril do ano que bem, pois preciso dele por agora.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo faça um teste, use um calçado de borracha bem grossa, fique de pé para não causar nenhum aterramento, e toque no tal lugar que dá o choque.

O carregador recebe 110/220 VAC e entrega 19 VDC sendo essa uma tensão impossível de causar danos ao ser humano em condições normais, com positivo no pino central; pegue um multímetro e meça quanto está a tensão de saida considerando o positivo o pino central.

Para voce chegar a levar um choque, a fonte teria que estar enviando mais de 19 V direto para do mesmo, mas se isso acontecesse já teria feito algum dano ao notebook. 

informacoes-carregador-notebook-blogbrin

Editado por misterjohn
    Acrescentar informações relevantes
    • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Se eu estiver parado, não importa se descalço ou não, se eu colocar a mão sobre o notebook, e deixa-la parada nada sinto, é como se não tivesse acontecendo nada anormal... o problema acontece ao mover a mão sobre a superfície.

Vou realizar o teste e posto os resultados.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 20 horas atrás, Henrique - RJ disse:

Com esse teste, se o choque sumir, fica comprovada a necessidade de aterramento ( mas tome cuidado para não ligar a fase ao neutro para não causar um curto ).

De qualquer modo o teu notebook dar choque não é normal e você poderia aproveitar a garantia para levar ele á assistência técnica.

A sensação continua mesmo em rede aterrada, porém com menos intensidade.

6 horas atrás, misterjohn disse:

Amigo faça um teste, use um calçado de borracha bem grossa, fique de pé para não causar nenhum aterramento, e toque no tal lugar que dá o choque.

O carregador recebe 110/220 VAC e entrega 19 VDC sendo essa uma tensão impossível de causar danos ao ser humano em condições normais, com positivo no pino central; pegue um multímetro e meça quanto está a tensão de saida considerando o positivo o pino central.

Para voce chegar a levar um choque, a fonte teria que estar enviando mais de 19 V direto para do mesmo, mas se isso acontecesse já teria feito algum dano ao notebook. 

informacoes-carregador-notebook-blogbrin

Assim que der tempo vou testar e retorno.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Resposta da ACER :

Olá, Matheus,

Conforme conversamos, esse modelo possui acabamento em metal. É importante que o equipamento seja carregado em uma rede elétrica com aterramento. 

Notamos que ao remover o pino “terra” do cabo de energia gera um aumento considerável na tensão de 75mV a 46V na máquina, podendo ocasionar leves “choques” durante o manuseio, devido à falta de dissipação da energia. 

Caso a máquina trabalhe nos devidos padrões de fábrica e o aterramento básico necessário na residência do usuário seja aplicado seguindo padrões de rede elétrica e de segurança, a possibilidade de gerar esse tipo de situação pode ser considerada como remota ou nula.

Outra possível situação é a descarga eletroestática (ESD) do usuário sobre o produto, nesse caso pode parecer o contrário, isso ocorre devido o corpo em movimento acumular energia e ao tocar uma superfície com diferença de potencial, gera a descarga (átomos tendem ao equilíbrio de cargas positivas - “prótons” -, e negativas - “elétrons”).

Essa sensação não traz danos para o usuário nem para o equipamento.

Para que esta ocorrência não fique constando como pendente, pedimos a gentileza de finalizá-la. Basta clicar na opção “Ler Resposta” e responder as 3 questões disponíveis.

Muito obrigado pelo seu contato e estamos à disposição para qualquer eventualidade.

Equipe Acer
    0800-762-2237
    www.acer.com

Compartilhar este post

Link para o post

Essa resposta para mim é pura idiotice, tive um ACER e não aconteceu nada disso, eu não eliminei o pino terra mas o note não era aterrado.

O fio terra não é para conduzir energia, ele existe apenas para uma emergência, quando algum fio encosta na carcaça metálica de qualquer equipamento, ao invés da pessoa levar o choque, essa corrente é dirigida para a terra...não é normal circular corrente pelo fio terra, se está existindo fuga de corrente, tem que pesquisar a causa e não aterrar....repetindo, o fio terra não é para conduzir.

Nosso corpo gera eletrecidade estática quando caminhamos seja a pé, de bike, moto, ficando o corpo carregado e em contato com o metal, ocorre a descarga dessa energia acumulada, mas para voce sentir do jeito que relatou, teria que andar de moto a milhão, com pouca roupa, parar a moto, descer calçado e permanecer, não tocar em nenhum metal e ainda assim dificilmente ocorrerá o que relatas.

Acesse o endereço abaixo e faça sua pergunta lá:

https://community.acer.com/pt/#_ga=2.51509344.839894392.1510089540-294873637.1510089540

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 13 horas atrás, misterjohn disse:

Essa resposta para mim é pura idiotice, tive um ACER e não aconteceu nada disso, eu não eliminei o pino terra mas o note não era aterrado.

O fio terra não é para conduzir energia, ele existe apenas para uma emergência, quando algum fio encosta na carcaça metálica de qualquer equipamento, ao invés da pessoa levar o choque, essa corrente é dirigida para a terra...não é normal circular corrente pelo fio terra, se está existindo fuga de corrente, tem que pesquisar a causa e não aterrar....repetindo, o fio terra não é para conduzir.

Nosso corpo gera eletrecidade estática quando caminhamos seja a pé, de bike, moto, ficando o corpo carregado e em contato com o metal, ocorre a descarga dessa energia acumulada, mas para voce sentir do jeito que relatou, teria que andar de moto a milhão, com pouca roupa, parar a moto, descer calçado e permanecer, não tocar em nenhum metal e ainda assim dificilmente ocorrerá o que relatas.

Acesse o endereço abaixo e faça sua pergunta lá:

https://community.acer.com/pt/#_ga=2.51509344.839894392.1510089540-294873637.1510089540

Essa carcaça é fixada em pinos da placa-mãe, por isso a corrente de acordo com eles. Mas vou mandar a pergunta nessa comunidade.

Amanha vou fazer o teste em aterramento.

Editado por Matheus Andrei Jankovski

Compartilhar este post

Link para o post

Toda placa-mãe tem seus pinos de fixação isolados do restante do circuito impresso.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Enviei a duvida para ACER, assim que me responderem posto aqui.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Em 06/11/2017 às 17:14, Henrique - RJ disse:

Realizei os testes, em rede corretamente aterrada não acontece choque e a energia sumiu completamente. porém em tomadas sem aterramento o problema persiste. Minha duvida é... sabendo que com aterramento não ocorre o problema me vem a pergunta... se eu utilizar o notebook em um rede não aterrada nesse caso.. posso danificar o notebook ?

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Eletricistas do clube sabem me responder ?

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo mais uma vez vou repetir, o fio terra ou rede aterrada, não foi feita para voce não sentir sensação de choque e sim para desviar possíveis correntes acidentais com a estrutura metálica de equipamentos elétricos.

Se voce está levando choque,fraco ou não ao tocar na parte metálica, é porque está havendo alguma anormalidade, não é normal nenhum equipamento elétrico funcionar "vazando" energia pelo terra.

Na minha modesta opinião, esqueça a questão externa, o problema está no seu equipamento pelo que voce relata.

Entendo que isso é um defeito no seu notebook, tem que ser pesquisado e sanado, o fio terra é um dispositivo de proteção ao operador, cuja função e desviar correntes que vazam por defeito para a estrutura metálica,  e não algo para ser usado diariamente...agora voce quem sabe se quer insistir que isso é normal, paciência.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 40 minutos atrás, misterjohn disse:

Amigo mais uma vez vou repetir, o fio terra ou rede aterrada, não foi feita para voce não sentir sensação de choque e sim para desviar possíveis correntes acidentais com a estrutura metálica de equipamentos elétricos.

Se voce está levando choque,fraco ou não ao tocar na parte metálica, é porque está havendo alguma anormalidade, não é normal nenhum equipamento elétrico funcionar "vazando" energia pelo terra.

Na minha modesta opinião, esqueça a questão externa, o problema está no seu equipamento pelo que voce relata.

Entendo que isso é um defeito no seu notebook, tem que ser pesquisado e sanado, o fio terra é um dispositivo de proteção ao operador, cuja função e desviar correntes que vazam por defeito para a estrutura metálica,  e não algo para ser usado diariamente...agora voce quem sabe se quer insistir que isso é normal, paciência.

Eu sei que é errado, mas os técnicos da ACER falaram que é normal.... e não tem o que arrumar.. como devo proceder ?

Compartilhar este post

Link para o post

Isso deve ser do projeto do aparelho que nem na assistência técnica iriam resolver.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Comprei esse modelo de notebook e ele está com um problema que deve ser igual/ semelhante: quando passo a mão pela carcaça enquanto ele carrega, sinto levemente energia estática se estiver com os pés no chão... O seu aparelho apresentou mais algum problema entre a compra e hoje, Matheus Andrei Jankovski? Será que vale a pena pedir por outra máquina ou um substituto seria acometido pela mesma coisa?

Compartilhar este post

Link para o post

Buenas.

Aproveitando o tópico, reporto que comprei exatamente o mesmo modelo e a situação é bem parecida, com a diferença de que a sensação de "estática" ao deslizar os dedos na carcaça metálica existe mesmo quando está funcionando somente com a bateria (notavelmente diminuída em momentos de alta umidade do ar, diga-se).

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Em 14/11/2017 às 17:48, Carolina Matos disse:

Comprei esse modelo de notebook e ele está com um problema que deve ser igual/ semelhante: quando passo a mão pela carcaça enquanto ele carrega, sinto levemente energia estática se estiver com os pés no chão... O seu aparelho apresentou mais algum problema entre a compra e hoje, Matheus Andrei Jankovski? Será que vale a pena pedir por outra máquina ou um substituto seria acometido pela mesma coisa?

Eu conversei por dias e semanas com o suporte da acer, eles me garantiram que o problema... não se trata de um problema em si... e sim a falta de aterramento. Afinal quando eu uso em uma tomada aterrada não existe o problema. Acredito que seja o mesmo problema, afinal de contas eles me falaram que realizaram os testes em outros notebooks iguais, e todos apresentaram a energia na carcaça.

Você está utilizando o notebook em rede aterrada ou sem aterramento ?

Sim ! Tive um problema relacionado ao som, ontem a noite, parecia que as caixas de som estavam estouradas... porém fiz a instalação limpa do driver de som e problema sumiu, estou testando ele agora... Pedir um substituto não vai resolver, já vi 6 relatos idênticos a esse notebook em relação a energia.

A sensação de energia, as vezes ocorre um leve choque nas bordas ?

Em 17/11/2017 às 23:21, guibre disse:

Buenas.

Aproveitando o tópico, reporto que comprei exatamente o mesmo modelo e a situação é bem parecida, com a diferença de que a sensação de "estática" ao deslizar os dedos na carcaça metálica existe mesmo quando está funcionando somente com a bateria (notavelmente diminuída em momentos de alta umidade do ar, diga-se).

Em uso apenas na bateria o problema ocorre ? Estranho.... tentou dar o resete elétrico na máquina ?

Vamos trocando idéias e vamos chegar a algum lugar em relação a esse modelo.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
    Em 20/11/2017 às 08:18, Matheus Andrei Jankovski disse:

A sensação de energia, as vezes ocorre um leve choque nas bordas ?

Em uso apenas na bateria o problema ocorre ? Estranho.... tentou dar o resete elétrico na máquina ?

Vamos trocando idéias e vamos chegar a algum lugar em relação a esse modelo.

Verifiquei aqui que quando não há nenhum componente ligado a energia conectado ao computador não há essa "estática". Explicando melhor o teste: desconectei a fonte e o RJ-45 do modem e liguei o computador. A parte metálica do notebook não se energizou. Entretanto, bastou conectar o RJ-45 ao modem ligado na tomada que o defeito retornou.

O choque é relativamente raro, pelo que pude observar, mas ocorre não só nas bordas, mas também naquele "fio" prateado do entorno. Mas também tenho a dúvida sobre eventuais danos a máquina, já que, aparentemente, não há possibilidade de danos ao operador...

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 15 horas atrás, guibre disse:

Verifiquei aqui que quando não há nenhum componente ligado a energia conectado ao computador não há essa "estática". Explicando melhor o teste: desconectei a fonte e o RJ-45 do modem e liguei o computador. A parte metálica do notebook não se energizou. Entretanto, bastou conectar o RJ-45 ao modem ligado na tomada que o defeito retornou.

O choque é relativamente raro, pelo que pude observar, mas ocorre não só nas bordas, mas também naquele "fio" prateado do entorno. Mas também tenho a dúvida sobre eventuais danos a máquina, já que, aparentemente, não há possibilidade de danos ao operador...

Quando conectada a energia elétrica, qual a intensidade da energia? Por exemplo aqui, o problema de carcaça energizada acontece quando conecto na luz não aterrada... vou testar hoje de noite a questão do cabo de rede que o senhor está comentando...

Sinceramente estragar ou não o notebook por culpa desse problema, é difícil de dizer... mas como estou percebendo, todos os usuários que compraram esse modelo, estão apresentando o mesmo problema, logo chego a pensar exatamente como o @Henrique - RJ disse, é problema de projeto.

O detalhe interessante é que entrei em contato com a acer e eles me falaram que isso não se trata de um problema, eu que estou usando o notebook de maneira incorreta, pois deveria estar usando no terra.... 

@guibre ele apresenta esse problema se tiver ligado a rede aterrada ?

Editado por Matheus Andrei Jankovski

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Bom dia pessoal, venho aqui apenas para comentar que estou com um notebook de uns 7 ano, top de linha da época que também da esses choques, e até hoje não estragou, acredito que o técnico da acer realmente esteja certo mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

O cara da Acer pode estar certo em um monte de coisas, menos de dizer que isso é normal, para haver estática é necessário haver movimento e pelo jeito notebook não tem rodas nem asa.....

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais