Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro Gerenciamento de conexões Bluetooth


wBB

Posts recomendados

Pessoal, preciso estabelecer uma comunicação via Bluetooth com um circuito eletrônico que montei e estou com uma dúvida sobre a conexão Bluetooth. Criei um circuito com PIC e usei um shield HD-06 para bluetooth. Criei um programa desktop para testar a comunicação Bluetooth e já consegui enviar a receber informações. Quando abro uma conexão Bluetooth a partir de meu programa de testes no computador e então conecto ao dispositivo eletrônico, consigo enviar E TAMBÉM RECEBER dados de resposta pela mesma conexão. No meu programa de testes também estou criando uma conexão Servidor, ou seja, um SocketServer de Bluetooth para ficar "escutando" possíveis conexões de entrada no computador. 

 

DÚVIDA: As "respostas" do meu dispositivo eletrônico não deveriam vir através de meu servidor socket Bluetooth em lugar de serem recebidas por meio da conexão que abri anteriormente para fazer "perguntas" a este mesmo dispositivo eletrônico? Não sei qual a forma correta de gerenciamento das conexões Bluetooth...

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hehehe... Obrigado pela atenção. Concordo com você que está mesmo confuso... desculpe.

 

Eu já entendi como funciona e já resolvi o problema::

Considerando dois dispositivos Bluetooth, dispositivo A e dispositivo B, o dispositivo A abre uma conexão com B e envia dados à B (pergunta), assim como B devolve dados a A (resposta), ambos usando a mesma conexão inicialmente aberta por A.

 

Minha dúvida era:

Quando A abre uma conexão com B e lhe envia dados, o dispositivo B deve responder usando esta mesma conexão ou responderá por meio de uma conexão independente? A razão de minha dúvida é que, ambos os dispositivos, A e B, podem ser Clientes ou Servidores Bluetooth. Porém, quem se comportará como Cliente ou Servidor dependerá exclusivamente de qual dispositivo abriu a conexão, sendo considerado Cliente aquele que abriu a conexão. Como nunca mexi nem estudei nada de Bluetooth (agora dei uma estudadinha...), imaginei que a comunicação deveria ser unidirecional, ou seja, uma conexão aberta pelo Cliente só serviria para enviar dados, portanto precisaria (segundo o que imaginei inicialmente) que existisse uma segunda conexão para devolver as respostas no sentido contrário.

Pensando da forma como expliquei acima, eu estava monitorando o Serviço Servidor Bluetooth de meu aplicativo e esperando que fosse aberta uma nova conexão para o dispositivo "B" me devolver as respostas, mas isso nunca ocorria.... 

 

Resolvido!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...