Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amplificador chines com tda 7294 e medidor VU


Posts recomendados

@F4b10 entendi vou procurar comprar pronto mas caso veja algum circuito vou ver se tem algum simples e bom ai eu faço se não compro mesmo sem problemas e também vou fuçar aqui antes pra ver se encontro mais transformadores fontes e o que mais vier tenho algumas sucatas de televisores video cassete e mais umas tranqueiras aqui...

De qualquer forma comprei os amplificadores com o tpa3116 mesmo agora é aguardar mas enquanto isso medi com multimetro os VU 652 ohms nesse caso devo colocar uma pilha de 1,5v em série com um potenciômetro girar ele até a agulha chegar no fim da escala e então tirar o potenciômetro nessa posição e medir a resistência que foi ajustada nele certo?

 

Daria para medir a corrente com um multimetro comum? To falando desses digitais bem simples que custam 25 reais, eu uso ele e um alicate amperimetro que não serve pra eletronica, mas o multímetro simples têm uma escala de 10A DC então posso medir ele em série com a pilha o potenciômetro e o VU?

 

PS: Eu acho que usei só uma vez na vida a escala de corrente no multímetro, queria saber se ela realmente funciona vou tentar fazer como você falou e também com ele em série para medir a corrente vamos ver se ele está aferido rsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, ComandateGustavo disse:

mas enquanto isso medi com multimetro os VU 652 ohms nesse caso devo colocar uma pilha de 1,5v em série com um potenciômetro girar ele até a agulha chegar no fim da escala e então tirar o potenciômetro nessa posição e medir a resistência que foi ajustada nele certo?

 

 

Seria isso, só lembre-se de deixar o potenciômetro em posição de máxima resistência e ir abaixando... a partir dessa resistência você calcula a corrente que o atravessa, essa corrente seria a corrente de fundo de escala e é uma corrente baixíssima da ordem de micro amperes, tipicamente algo entre 100uA e 500uA... é difícil medi-la com multímetro digital básico mas se seu multímetro tiver escala de 2mA deve ser possível medir...

 

Quanto a plaquinha de filtro pré amplificador, é bom arrumar uma fonte de 12V separada para ela, ou um regulador LM78xx para 12 ou 15V, alimentar essa plaquinha com 24V sendo que nas fotos os capacitores tem isolação de 25V seria contar muito com a sorte.

 

A diferença dessa é que ela não tem saída invertida pra montar ponte com 2 amplificadores no mesmo sub woofer e a saída dela é mono

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@F4b10 até agora não achei uma plaquinha dessas com saída estéreo no caso as duas placas entram stereo e a saída e mono certo?

Na sua opinião pro que eu vou usar compensa comprar essa mais barata ou aquela outra mais cara?

igual o esquema que mandei na pagina anterior, vai entrar estereo na placa passa baixa e sair mono para eu colocar nas duas entradas da mesma placa do amplificador, os subwoofers vão ser mono mas vão ser dois subwoofers.

e revirei aqui hoje e ja achei umas fontes 12v bem pequenas vou usar uma delas pra alimentar os pré amplificadores e alguns coolers...

Andei procurando e existem umas especies de circuitos para ligar esses medidores VU nos amplificadores a maioria usa resistor mesmo mas outros mais complexos tem uns circuitos com trimpot capacitores resistores...

igual esse aqui:

 

Qual a vantagem de montar um esquema desses que o cara fala no video se com um resistor ja funciona?

Vou montar o vu com resistor mesmo mas queria saber porque tanta coisa pra fazer a mesma coisa que um resistor faria :atirador:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aqui achei esse outro parece bom também:

http://www.proyectoelectronico.com/medidores/vumetro-analogico-vu-aguja.html

mas vale a pena fazer esse circuitinho aqui em cima ou é só colocar o resistor e pronto? Ainda to pensando o que fazer, qual é melhor o resistor ou o circuito? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@F4b10 certo mas no caso qual voce acha melhor fazer o primeiro circuito com capacitores e resistores ou o segundo que tem um ci?

No primeiro nao sei quais valores de capacitor o cara que fez o circuito nao respondeu...

Ah sim importante no meu caso qual voce acha melhor a placa para subwoofer mais baratinha ou aquela outra mais cara? Da no mesmo? Essa ultima funciona com fonte simples to pensando pegar ela que e mais barata e usa fonte simples....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@F4b10 Os medidores vu estão a caminho, andei vendo e no mercado livre uma fonte de 24v 15A custa 55 reais é bem em conta, mas nesse caso o que acha 15A é pouco ou já da conta?

 

24vX15= 360w no caso nao tenho muita certeza que o amplificador chega realmente a 100w por canal, mas no caso colocar 24v 15a é pouco ou já estaria na medida? Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas para que nao pareça que o topico foi abandonado estou informando meus progressos aqui.

Os amplificadores ja estão a caminho so estou esperando chegar, mas enquanto isso montei o circuito para ligar os medidores vu funcionaram bem mas com o resistor original do circuito eles nao passam de 100% por isso vou fazer algumas alteracoes no circuito para que os vu fiquem mais rapidos e se movimentem por toda a escala.

Logo vou montar o pre amplificador.

Vou tambem trocar a escala preta dos vu para brancas e postarei o resultado.

Alguem ai sabe como alterar a posicao de repouso do ponteiro? estão diferentes um do outro como da pra ver na foto...

IMG_20171119_185654.jpg

IMG_20171119_185615.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ComandateGustavo  no eixo do ponteiro deve haver um parafuso que ajusta a tensão da mola, com uma chave de precisão da pra ajustar a posição de repouso.

 

Quanto aos VUs com musica normal eles não devem chegar a escala vermelha, essa escala indica o nível de sinal de entrada sendo que a parte vermelha indica saturação da entrada, ou seja, que a tensão do sinal superou a tensão da fonte e o amplificador esta distorcendo o som.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, F4b10 disse:

@ComandateGustavo  no eixo do ponteiro deve haver um parafuso que ajusta a tensão da mola, com uma chave de precisão da pra ajustar a posição de repouso.

 

Quanto aos VUs com musica normal eles não devem chegar a escala vermelha, essa escala indica o nível de sinal de entrada sendo que a parte vermelha indica saturação da entrada, ou seja, que a tensão do sinal superou a tensão da fonte e o amplificador esta distorcendo o som.

entendi mas uma duvida @F4b10  com o resistor no vu ele não passa de 100% nao chega a escala vermelha se eu colocar um fio em paralelo com esse resistor  então ele passa de 100% então nesse caso com o fio em paralelo a medida lida no VU está incorreta é isso?

 

Então o certo é não colocar o fio em paralelo com o resistor ligar o circuito e aumentar o volume do amplificador e quando o vu entrar na parte vermelha chegou naquele ponto do amplificador que ele não consegue mais aumentar o volume apenas a distorção certo?

 

Eu liguei o vu pra testar no radio que tenho aqui em casa não é potente mas também não cheguei nem perto de colocar ele no máximo...

achei estranho porque no site o cara diz que o r2 é o resistor mais importante e que poderia ser trocado por um potenciometro de 10k imaginei então que fosse ter que trocar o resistor teria que trocar por um resistor com maior resistencia.

mas quando liguei achei que o resistor de 3.3k já era muito alto por isso que o vu nao passava de 100% achei que o resistor de 3.3k já era com esse valor alto justamente para poder proteger o vu e quando os meus nao chegavam na escala vermelha imaginei que esse resistor estaria muito alto para os meus vus... por isso coloquei o fio em paralelo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@F4b10 Dá uma mãozinha aqui por favor preciso da sua ajuda, no site construyasuvideorockola que tem vários projetos ensina a fazer um pré-amplificador de 3 tons e volume estéreo, aqui parece ser bem simples e hoje liguei aqui na loja que vende componentes eletrônicos aqui na minha cidade eles tem quase tudo, mas o CI que é necessário no circuito é o JRC4558 e na loja de eletrônica eles tem o CI RC4558DIP ou RC4558

é o mesmo componente e só muda o nome ou são componentes totalmente diferentes? To pesquisando aqui mas não to conseguindo ver a diferença...

São os mesmos componentes? Se forem já vou comprar tudo e montar o pré amplificador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ComandateGustavo voce notou que eles usam fonte simétrica para o JRC4558? vai precisar de um trasformador com center tape para construir a fonte...

 

Quanto aos CI são o mesmo CI mas de fabricantes diferentes, o JRC4558 é fabricado por uma empresa russa chamada Art chip e o RC4558 é da texas instrument, no caso eles são praticamente equivalentes, mas o JRC4558 russo suporta maior dissipação e aceita fonte simétrica ate o limite de ±22V enquanto o RC4558 americano é limitado a tensões simétricas de ±18V, sendo recomendado não usar mais que ±15V...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim notei que precisa ser fonte simétrica e fui caçar transformadores aqui no fundo do quintal e achei alguns de 18 0 18 24 0 24 e tava estudando como poderia fazer fonte simétrica com eles, ai que acabei me lembrando de uma coisa muito boa.:wiggle:

 

Lembra que falei que tenho umas 4 fontes de pc jogadas aqui? Então me lembrei que fonte de pc tem várias linhas tem de 12v 5v 3.3v e uma linha que acho que me salvou que é a -12v

Ou seja vou usar a fonte chaveada para alimentar os amplificadores e vou usar uma fonte de PC para alimentar as outras coisas que vão ter aqui no amplificador, como os coolers, led e tava querendo usar as linhas +12v e -12v e o gnd para alimentar esse circuito o que acha da ideia? Têm a tensão positiva a negativa e o gnd, é bem compacta e muito estável já que é uma fonte de pc.

Usar a linha +12v 0v e -12v da fonte de pc dará certo para alimentar esse circuito? 

adicionado 3 minutos depois

@F4b10 estou animado com essa ideia de usar a fonte de pc para alimentação simétrica o que acha dá certo? Enquanto isso vou pesquisando aqui na net, mas acho essa uma boa opção não é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vale a pena testar a fonte de PC, mas esses pre amplificadores consomem muito pouco, praticamente qualquer transformador simples serviria... o problema das fontes de PC genéricas seria que os fabricantes suprimem componentes de filtragem de ruídos elétricos, o que pode gerar ruídos/chiados no som e obriga-lo a bolar um filtro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, F4b10 disse:

Vale a pena testar a fonte de PC, mas esses pre amplificadores consomem muito pouco, praticamente qualquer transformador simples serviria... o problema das fontes de PC genéricas seria que os fabricantes suprimem componentes de filtragem de ruídos elétricos, o que pode gerar ruídos/chiados no som e obriga-lo a bolar um filtro.

vou montar usando a fonte e testar, e sim fonte genéricas são bem menos filtradas mas é um começo, e tem varias tensões pra alimentar outras coisas no amplificador, e tenho trafos com center tap aqui mas as tensões deles sao meio altas 18 0 18v e com a retificação a constante usada é 1,4 certo? Então 1,4x18= 25,2v ai acabaria tendo que que reduzir a tensão pra dar 12v o desperdício em calor seria grande não seria? Uma outra pergunta é que nas fontes chaveadas a do pc e a de 24v 20A tem chave seletora 110v/220v nesse caso o amplificador vai ter que ter duas chaves seletoras para poder ligar em 220 ou 110 ou eu posso usar uma chave só e soldar os fios nas fontes para uma chave mudar a tensão de entrada das duas?

 

adicionado 1 minuto depois

Ah sim a etiqueta da fonte dis que ela fornece 0,8A em -12v o que eu acho que seja menos pois essas etiquetas exageram as potencias das fontes, mas mesmo assim o pré amplificador conssome pouquissimo nesse caso acho que vai dar certo sim a fonte de PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@F4b10 da uma maozinha aqui de novo por favor, eu vou montar a versao estereo desse amplificador aqui:

http://construyasuvideorockola.com/proyect_preamp_2_y_3_bandas.php

O problema é que preciso de 4 potenciometros duplos de 20k e nao achei em nenhuma loja daqui da minha cidade eles só tem potenciometro duplo de 10k ou 50k 

20k nao tem, sera q se eu usar o de 10k no lugar do de 20k da certo? Tem uns resistores antes desses potenciometros no circuito, sera que da pra colocar resistores mais altos no lugar deles e usar potenciometro duplo de 10k?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ComandateGustavo Se usar fonte de PC vai ter que usar 2 chaves 110/220V nem pense em ligar tudo na mesma chave, pois a função de ambas é diferente, na fonte de PC a chave liga ou não um dobrador de tensão, no transformador ela chaveia entre enrolamentos...

 

A ideia de usar reguladores de tensão é boa, como o consumo desse amplificador operacional não passa de 200mA a dissipação nos reguladores seria baixa, e os reguladores evitam ruídos no som provenientes da rede, como o zumbido de 60Hz, se observar as placas chinesas ve-se que ate elas usam reguladores...

 

Quanto ao potenciômetro ate da para usar um potenciômetro de 10K com resistor de 10K mas você perdera faixa de ajuste, é melhor usar o potenciômetro de 50K com resistor de 51K em paralelo, o que deve dar um resistência equivalente de 25K e você tem uma faixa mais larga de ajuste.

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@F4b10 de qualquer jeito o caso do potenciometro perde faixa de ajuste, conversei com a mulher da loja de eletronica aqui ela disse que vai ver se encomenda pra mim os potenciometros, vamos ver se vai dar certo,

Enquanto isso vou montando os circuitos, para ligar os potenciometros e outras coisas será que o ideal é usar cabo blimdado? Esses com malha em volta dos fios...

 

E quanto as chaves seletoras estava perguntando, pois vou usar a fonte chaveada 24v 20a e tambem a fonte de pc para alimentar os circuitos aqui, mas como cada uma chave liga um dobrador de tensão dentro de cada fonte queria saber se usando uma chave poderia ligar um dobrador de tensão de cada fonte, usar uma chave para as duas fontes, mas acho que seria meio complicado usar uma chave seletora para duas fontes um dobrador de tensão pode interferir na outra nao pode?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas para dar continuidade ao tópico estou montando agora o pré amplificador para o subwoofer, está meio difícil estou meio sem tempo e estou traçando as placas na mão, até agora ta indo bem, mas na lista de materiais do circuito faltavam peças a solda acabou enfim são coisas que acabam acontecendo kkkk

Até agora to correndo atrás dos potenciômetros duplos mas por enquanto nada ainda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@F4b10 montei aquele pre amplificador com ajuste para o subwoofer liguei a entrada dele na saida de audio do pc e liguei a saida dele na entrada de um radio que tenho aqui.

Esse radio nao e potente mas o audio ficou muito baixo nao sei porque mesmo tudo no maximo, se eu encosto nos terminais do potenciometro escuto zumbido, então acho que montei certo mas mesmo assim ta muiti baixo, sera que esse pre amplificador precisa de um outro pre amplificador antes dele pra aumentar o sinal que entra nele ou o meu radio nao consseguia transmitir as baixas frequencias ao autofalante? O radio tem um pre amplificador tambem nao sei se isso enterfere...

IMG_20171201_191233.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@F4b10  Faz tempo que não falo nada aqui mas é porque o amplificador não chegou e tá uma correria aqui em casa para o natal rsrs

Mas @F4b10 foi como voce falou o melhor é comprar pronto, não importa o que eu faça o circuito passa baixa aqui em cima não funciona de jeito nenhum só tem zumbido chiado e mais nada... Não sei o quefazer com ele...

Mas vi esse video no youtube:

 

Ele têm apenas um capacitor cerâmico e um resistor ou trimpot que você calcula com essa calculadora:

https://www.electronicproducts.com/RC_Filter_Cutoff_Frequency_Calculator.aspx

 

Achei interessante porque não tem distorção pois nenhum CI manipula o audio e um filtro passa baixas mais fácil que esse eu duvido que exista rsrs

Mas nesse caso esse filtro dá pra fazer ele e ligar na entrada do amplificador com um subwoofer e já funciona ou esse tipo de filtro passa baixa não é indicado para áudio? O que acha vale a pena fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...