Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transistor 2n5088 tensão da fonte.


wowsantos

Posts recomendados

Galera, boa tarde, sou novo aqui...

Precisava de uma ajuda.

Seguinte, eu tenho um transistor 2n5088

Queria saber como posso definir a melhor Tensão de alimentação (fonte) para trabalhar com ele como amplificador ? Uma polarização baseada em uma fonte de 12V, e outra baseada em 9V, muda em algo a funcionalidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu tico e teco não está funcionando, preciso do circuito básico pelo menos e o que você precisa alimentar... não sei quanto ao resto da comunidade, mas pode parecer uma aqui que resolva o caso rapidamente sem ver o circuito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde @Isadora Ferraz Funcionou, filé.

Se não for pedir muito....

me explica o seguinte...


Digamos que eu tenha o Transistor 2n5088 e queira fazer o projeto igual esse demonstrado.

 

Porém os únicos dado que eu tenho são os do datasheet,

 

Quais dados do datasheet eu precisaria para definir os resistores do circuito e deixar o meu ponto Q em uma zona que ao aplicar o sinal de áudio ele não sature (região ativa).

 

A alimentação deverá ser de 9v

 

Encontrei diversos guias na internet porém nenhum deles tirando os dados do datasheet, geralmente as demonstrações já tem os resistores definidos.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo Muito obrigado pela resposta,

Sabe me indicar algum livro, para o estudo de eletrônica ? Estou meio sem rumo são muitas coisas a estudar não sei por onde começar.

Gosto muito de musica efeitos e tudo mais... e a algum tempo tenho me interessado pelo estudo da eletrônica e sinais de áudio.

 

Me interessei muito por essa área e tenho voltado meus estudos pra isso, porém em minha região falta profissionais de qualidade para ministrar cursos ( na verdade nem existe).

Queria algo que pegasse tudo desde o inicio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, wowsantos disse:

Gosto muito de musica efeitos e tudo mais

Já ouviu falar do Soundforge? Claro né. Trilegal certa feita quase arranhei a superfície dele. Mas ndv com eletrônica diretamente....

 

19 horas atrás, wowsantos disse:

Quais dados do datasheet eu precisaria para definir os resistores do circuito e deixar o meu ponto Q em uma zona que ao aplicar o sinal de áudio ele não sature (região ativa).

Neste caso hás de aprender a polarizar um transistor. Me lembro que quando estudava este era meu bixo de mais cabeças. Hoje em dia penso que se precisar é fádimaidacoonta sô.

 

1 hora atrás, wowsantos disse:

Queria algo que pegasse tudo desde o inicio

No início reinava o caos... ops .. exagerei um pouco. kk. Comece com aprender resistores, associação de resistores, lei de ohm, acender led, transistores, amplificadores .... e por fim... dominar o mundo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Isadora Ferraz disse:

No início reinava o caos... ops .. exagerei um pouco. kk. Comece com aprender resistores, associação de resistores, lei de ohm, acender led, transistores, amplificadores .... e por fim... dominar o mundo!

 

kkk.

 

Resistores, associação de resistores, lei de ohm, 1ª e 2ª lei de kirchhoff, já foi pra conta, consegui entender.

 

Agora o tal do transistor tá me dando trabalho, na verdade o funcionamento eu entendi, mas ainda tenho algumas duvidas, queria ver na prática pegando os dados do datasheet... talvez melhorasse meu entendimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os livros básicos que tenho em casa já tem 40 anos, mas o  básico continua o mesmo. Achar que vai conhecer de tudo e sobre tudo é ilusão. O modelo de ensino consiste em ensinar o comportamento dos componentes básicos (capacitor, indutor, transistor, resistência) e leis de física aplicadas a elétrica.

No decorrer do estudo tb são ensinados alguns circuitos de grande aplicação e por conta disso considerados básicos assim como alguns integrados pelo mesmo motivo. De posse desses conhecimentos você fica habilitado a entender o que se faz por aí, escolhe um ramo e vai ser feliz com aquilo. 

Vi o anuncio desse livro na internet, sei lá se é bem escrito, mas o índice dele é interessante.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-911752580-livro-eletrnica-basica-em-semicondutores-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ok... me lembro vagamente que o professor falava que tinha que pegar um ponto no centro daquelas curvas ic/ib malucas e com o hfe como dado se virar pra enquadrar o transistor... Bem .. isso pode não ter te ajudado.

Enfim.. dicas que podem não ser totalmente inúteis:

-use um simulador qualquer. Alguns você define os parâmetros do transistor. Talvez tenha até pronto seu tipo

-baseie em algo pronto, um preamplificador qualquer

-estude ampops: um passo a frente

Sucessos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...