Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conserto SMS Net Station 600


Posts recomendados

Olá Pessoal! Apesar de consertar equipamentos eletrônicos de áudio faz tempo, não entendo nada de microcontroladores. Caiu um raio no meu telhado e pifou um monte coisas, incluindo um No Break SMS Net Station 600 antigo. Descobri 5 diodos em curto e mais um resistor e troquei, ele nem ligava e começou a ligar e desligar os relés e apitar constantemente, também troquei o LM324 e deu no mesmo. Daí resolvi comprar o microcontrolador PIC18F72, e daí troquei, só que nem ligar liga, sei que tem uma programação embutida, pois já estudei Fortran, Cobol, Html, Visual Basic, mas não sei como isto funciona, se alguém puder me ajudar, agradeceria imensamente. Abraço a todos

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trocar o pic não adianta, o que você comprou é virgem. 

Provavelmente o antigo estava bom. Verifique os mosfets de saída, o transformador e o restante dos diodos. 

 

Eu tinha um no break desses que eu desmanchei, o pic estava bom. 

Depois vou ver se o programa dele está disponível pra ser copiado. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei todos os outros diodos e estão bem, os dois mosfet a princípio também o trafo teria que tirar o ferro para testar com um teste que montei faz tempo que detecta bobinas em curto ou até uma espira somente, é uma baita mão! Agora que lembrei quando estudei as EEprom que tinha que ter um equipamento para gravar o programa isto é parecido? Obrigado pela ajuda também meu raciocínio já não é tão bom quando era jovem he he.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Bugo Silveira disse:

E como faço isto? Tem uns até baratos para vender na internet alguma recomendação? Obrigado.

Fazer um gravador de pic pra quem conhece eletrônica é moleza, além do computador com porta paralela precisa de uma meia dúzia de resistores, um transistor, um regulador 7805, uma fonte que forneça 13V ou mais, um cabo com soquete DB9 e uma Protoboard. 

Precisa também de uns programas pra instalar no computador, mas estes se acha fácil na Internet. 

Neste site ensina como fazer:

http://larios.tecnologia.ws/iBlog/archives/1008

 

O mais difícil de se encontrar é o programa do próprio no break, ainda não achei o meu pra ver se o programa está bloqueado contra cópias. 

 

Mas creio que o seu problema não seja o pic, pois você diz que o antigo está ligando e desligando, isso significa que tem algo com defeito e o pic está dando um sinal de alarme. 

Um pic programado  com defeito não liga, ficaria igual ao que está virgem. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Mestre88 disse:

Fazer um gravador de pic pra quem conhece eletrônica é moleza, além do computador com porta paralela precisa de uma meia dúzia de resistores, um transistor, um regulador 7805, uma fonte que forneça 13V ou mais, um cabo com soquete DB9 e uma Protoboard. 

Precisa também de uns programas pra instalar no computador, mas estes se acha fácil na Internet. 

Neste site ensina como fazer:

http://larios.tecnologia.ws/iBlog/archives/1008

 

O mais difícil de se encontrar é o programa do próprio no break, ainda não achei o meu pra ver se o programa está bloqueado contra cópias. 

 

Mas creio que o seu problema não seja o pic, pois você diz que o antigo está ligando e desligando, isso significa que tem algo com defeito e o pic está dando um sinal de alarme. 

Um pic programado  com defeito não liga, ficaria igual ao que está virgem. 

Obrigado pelas dicas Mestre, hoje testei e retestei todos os diodos e todos o transistores inclusive no meu traça-curvas e tudo limpo! Também lembrei que no curso que fiz no Senai em 2000, os firmware dos Bios das placas mãe eram encontrados facilmente na internet, neste caso em particular acho que é bem difícil, certo?

adicionado 3 minutos depois

Semana que vem vou desmontar o ferro do trafo e verificar com o meu testador de curto em bobinas para ver se o trafo está bem ou não, senão terei que refaze-lo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Bugo Silveira disse:

neste caso em particular acho que é bem difícil, certo?

Sim. Nesse caso os fabricantes dificultam pra ninguém copiar o trabalho deles e sair vendendo por aí.

Se encontrar isso em algum lugar já tem que vir com o programa gravado, e claro que é mais caro do que o PIC virgem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...