Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Lucb123

Adaptador de 2 fans de 4 pinos para Molex

Recommended Posts

Olá pessoal,

eu estou pretendendo comprar 3 ventiladores que possuem 4 pinos porque meu PC está um verdadeiro fogão, porém os dois coolers (um deles vou ligar direto na placa-mãe, pois esta só tem apenas uma entrada para chassi fan :() porém não acho nenhum adaptador ideal de 4 pinos de fan para molex que não esquente e que forneça a quantidade de energia necessária, poderiam me ajudar?

Grato.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Lucb123

Ligar no molex não é legal porque você não vai ter controle de rotação deles... irão sempre estar ao máximo, e se são de 4 pinos eles são PWM o que é muito legal para controle da rotação.

O que você pode fazer é comprar um controlador de fan, existem muitos tipos por ai, ai você consegue ligar todos numa boa e ainda ter o controle deles.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 23 minutos atrás, Rolf William Gewers disse:

@Lucb123

Ligar no molex não é legal porque você não vai ter controle de rotação deles... irão sempre estar ao máximo, e se são de 4 pinos eles são PWM o que é muito legal para controle da rotação.

O que você pode fazer é comprar um controlador de fan, existem muitos tipos por ai, ai você consegue ligar todos numa boa e ainda ter o controle deles.

É que o orçamento está meio curto, e eu pretendo manter elas no máximo pois as que eu comprei (Cooler Master 120 mm AP e AF elas tem um controlador nelas mesmo (Silente, Quiet e Performance) ) são feitas para isso.

Editado por Lucb123

Compartilhar este post

Link para o post

@Lucb123

Saquei...

você poderia ligar na placa-mãe todos, mas se a placa-mãe não for muito boa a entrada pode queimar, então acho arriscado, e o cabo para ligar todos também não sairia muito barato.

Adaptador molex existem vários por ai, joguei no google adaptador molex só para ver se apareceria algo rápido para te ajudar, e realmente apareceu logo de cara, não li tudo, mas parece interessante e o custo bem baixo.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-735627965-cabo-adaptador-p-6-cooler-fan-6x-4-pinos-5v-7v-12v-molex-_JM

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 48 minutos atrás, Rolf William Gewers disse:

@Lucb123

Saquei...

você poderia ligar na placa-mãe todos, mas se a placa-mãe não for muito boa a entrada pode queimar, então acho arriscado, e o cabo para ligar todos também não sairia muito barato.

Adaptador molex existem vários por ai, joguei no google adaptador molex só para ver se apareceria algo rápido para te ajudar, e realmente apareceu logo de cara, não li tudo, mas parece interessante e o custo bem baixo.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-735627965-cabo-adaptador-p-6-cooler-fan-6x-4-pinos-5v-7v-12v-molex-_JM

É que a placa-mãe só tem uma entrada para Fan (além da CPU Fan),e pode ligar os dois coolers no mesmo molex?

Compartilhar este post

Link para o post

@Lucb123

Se você pegar um cabo Y para ligar 2 fans na saída da sua placa-mãe, com toda certeza ela aguenta, 3 ai já não sei.

Para o molex, você pode ligar até 10 fans em um molex que ele aguenta numa boa.

Compartilhar este post

Link para o post

@Lucb123 @Rolf William Gewers Esta é a melhor e mais segura opção. Pois a placa-mãe irá apenas controlar. Toda a energia será da fonte.

hub-multi-fan-cooler-10x-4-pinos-controle-pwm-cpu-molex-

adicionado 2 minutos depois

Somente a saída CPU será alimentada pela mobo, o restante é a fonte através do molex.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Wagner Ruaro

É bem legal isso ai, os meus h440 vieram com isso.

Mas o @Lucb123 disse que a verba é extremamente limitada...

Compartilhar este post

Link para o post
    2 minutos atrás, Rolf William Gewers disse:

@Wagner Ruaro

É bem legal isso ai, os meus h440 vieram com isso.

Mas o @Lucb123 disse que a verba é extremamente limitada...

Sim. Mas é a melhor forma. Economizar na pizza e comprar o hub.

Existe um adaptador bem difícil de achar.

Ele é alimentado por molex mas tem um cabo que vai na placa-mãe para controlar e registrar a velocidade dos fans.

Quem costumava mandar junto dos seus coolers era a Thermaltake.

A Enermax com seus Coolers Vega e a Aerocool geralmente também tem.

Mas como eu disse este tipo de adaptador é bem difícil de achar.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 21 minutos atrás, Wagner Ruaro disse:

Sim. Mas é a melhor forma. Economizar na pizza e comprar o hub.

Existe um adaptador bem difícil de achar.

Ele é alimentado por molex mas tem um cabo que vai na placa-mãe para controlar e registrar a velocidade dos fans.

Quem costumava mandar junto dos seus coolers era a Thermaltake.

A Enermax com seus Coolers Vega e a Aerocool geralmente também tem.

Mas como eu disse este tipo de adaptador é bem difícil de achar.

mas tipo, tem que conectar o molex, conectar um cabo na CPU fan e outro no chassi né?

Compartilhar este post

Link para o post
    44 minutos atrás, Lucb123 disse:

mas tipo, tem que conectar o molex, conectar um cabo na CPU fan e outro no chassi né?

Não!

O que eu passei, ele é um hub organizador.

Você liga o molex nele, o cabinho de 4 pinos x 4 pinos que vai no CPU fan da mobo e ele alimentará os 9 conectores de coolers através do molex.

Apenas 1 que é a saída cpu será alimentado pela mobo. Ou seja um único cooler será alimentado pelo conector CPU fan. É justamente para ligar o Cooler de sua CPU se sua mobo tiver apenas um conector 4 pinos em sua placa-mãe. Que seria justamente o cooler da CPU.

Mas os 10 terão suas velocidades controladas pela mobo.

adicionado 0 minutos depois

Não vai nada no chassi do gabinete.

Editado por Wagner Ruaro
    digito errado

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais