Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual devo escolher Debian ou Ubuntu?


Gabriel Vasoncelos

Posts recomendados

Bom atualmente utilizo em minha casa o windows 8.1, estava pensado em migrar para plataforma linux, pesquisei umas da versões do linux mais usadas e me deparei com debian e linux, li uma artigo dizendo que não há perda ou aumento de desempenho, comparando linux com windows. Porém dessas duas versões tem alguma que é melhor para Games, performance,estabilidade e segurança, ou tanto faz ? Ou teria uma terceira,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ

Sim por isso quero mudar, por ser diferente e mais seguro que linux embora que isso não tenha muita relevância para usuário. 

No caso esse jogo em especifico eu vi que pega em linux, já outros realmente não sei.

Referente a documentação tabelas e textos poderiam abrir no Libre Office mas poderia vir com formatação, ou nem se quer abrir o documento no caso ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Vasoncelos

 

Só sei que tem gente muito decepcionada com o Libre Office pela falta de compatibilidade plena com o MSOffice.

 

Eu também uso Linux faz tempo e a distro que uso é a brasileira Kaiana que vem toda mastigada mas mesmo assim ainda tive que instalar algumas coisas.

 

Debian ou Ubuntu eu não usaria por faltar muita coisa ( coisas que facilitam muito o uso no dia a dia ).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu uso Linux e tem um problema se você for instalar o linux para jogar LoL, pois o jogo só possui servidor NORTE AMERICANO, ou seja atrapalha muito.

 

Se você quer realmente conhecer como é o sistema e aprender um pouco, recomendo que faça um Dual boot deixando no windows os jogos que irá jogar e no Linux o resto das coisas.

 

Espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Meu caro amigo @Gabriel Vasoncelos eu uso o Linux a um bom tempo , já experimentei várias distros e o ubuntu  das que você citou com certeza e a distro ideal para seu uso, eu escolheria o linux mint cinnamon ou xfce para começo ja que voce vem do windows e a aparencia e bem amigavel e parecida, o debian e uma distro para usuários mais avançados e com certa experiência que procura estabilidade e uso em servidor, pois dependendo do programa você tera que configurar o debian para ler repositorios nao oficiais ,fazer configurações a mais do que no ubuntu dependendo do caso,podendo quebrar a estabilidade do sistema ou corromper, igual o driver de wifi no ubuntu ja vem instalado praticamente desde a pre visualização, no debian tive que instalar,   sendo que no ubuntu ele vem configurado e para o uso e você terá mais facilidade para instalar os programas, por exemplo: o PlayonLinux que você usará para rodar o LOL, no ubuntu  você praticamente terá que instalar ele, e logo configurar o programa para rodar o lol, ja no debian você dependendo terá que instalar dependencias para o programa funcionar e alguns ajustes, o debian se você configurar ele, ficará perfeito mas você terá que estudar um pouco e pesquisar tutoriais a mais, em relação a FPS o linux roda bacana o lol mas não adianta você querer rodar o LOL com um pc que não roda nem no windows, em relação a servidor e só instalar a versão BR,  o office da microsift você consegue rodar usando o wine, mas que tal usar o WPS Writer?  te recomendo ver videos do diolinux e procurar tutoriais na net. Seja Bem-Vindo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Gabriel! Eu também migrei do windows para o ubuntu sem ter muito conhecimento do ambiente linux. Isso foi há quatro anos e me sinto cada vez mais feliz com a decisão de abandonar o windows.

Só queria fazer um comentário sobre o Libre Office: a versão padrão do ubuntu é um pouco desatualizada e vale demais a pena atualizar para a versão mais recente. Tem vários sites que explicam como fazer, mas eu simplesmente fui na página do libre brasileiro, baixei e, com o ubuntu software aberto, cliquei para instalar; com isso ele não só instalou como se "registrou" no ubuntu software e agora atualiza sozinho.

Eu trabalho basicamente com texto (edição, revisão e tradução) e gosto muito do Libre Office, recomendo para amigos até no windows, pois sou contra ficar pirateando coisas por falta de grana, que é o que muitos fazem no mundo microsoft. Gosto da facilidade de exportar para pdf e para e-book e para converter para outros formatos, dos corretores de texto e outros detalhes. O único problema que tive até agora, se é que posso chamar de problema, é que o libre lida com mal com docx (que é um formato proprietário da microsoft, aliás), mas é só converter para doc e tudo funciona bem.

Acho que a decepção com a compatibilidade com o MS Office é muito relativa e depende do uso que se faz da suíte. Não dá para ficar detonando o libre sem levar isso em conta, pois nem todo mundo usa todos os recursos do office. Na verdade, tem muita gente que paga caro por aquela suíte monstra (porque é uma monstra, acho que ninguém contesta que o MS Office é o melhor) apenas para escrever seu TCC e seu currículo e fazer planilha dos gastos do mês, o que qualquer suíte básica faz.

É isso, desculpe pelo post enorme!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
19 horas atrás, Arutha disse:

O único problema que tive até agora, se é que posso chamar de problema, é que o libre lida com mal com docx (que é um formato proprietário da microsoft, aliás), mas é só converter para doc e tudo funciona bem.

 

 

DOC é proprietário (não existe uma especificação dele). DOCX (Office Open XML), por outro lado, é um formato aberto, pois sua especificação é aberta. Não que faça diferença neste caso, pois a implementação continua ruim no LibreOffice.

 

A Microsoft havia prometido suporte decente ao ODF (OpenDocument Format: .odt, .ods, etc) no Office 2013. Nas versões 2007 e 2010, ODF é mal suportado.

 

Felizmente não preciso trocar arquivos com outras pessoas seguidamente. Contudo, sempre que o faço, envio-os em ODF ou, preferencialmente, PDF. Se a pessoa usar ao menos o Office 2013, deverá ter o documento (com um pouco de sorte) ODF da mesma forma forma em que salvei no LibreOffice.

 

Quem dera o pessoal salvasse seus documentos no formato ODF ao usar o MS Office!

 

word_2013_salvar_odt.png.e047394782e219e032acc8d26707742d.png

 

Assim seria mais tranquilo trocar arquivos conosco, que usamos LibreOffice.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso aí Marcos! Eu às vezes me chateio porque a crítica sempre vai contra o "outro" programa e não contra o programa da microsoft (ou às vezes da apple) que se recusa a usar formatos abertos!

Não sabia a história do docx ser aberto, falei tudo errado né?

Mas só pra enfatizar: eu mando meus textos em formato doc pras editoras, mas feitos no libre office e cheios de formatações, notas de rodapé e o escambau. Eles chegam certinho nas editoras, não tenho recebido reclamações. Já se mando em formato docx às vezes o pessoal não consegue nem abrir...

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...