Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Oscilação absurda de desempenho


Posts recomendados

Boa noite pessoal,

 

Gostaria da ajuda de vocês para resolver uma questão que está me incomodando ultimamente. Recentemente, há cerca de dois meses, comprei um computador novo para jogar, para finalmente aposentar meu Core 2 Duo + 9600GT. Procurei uma configuração equilibrada, nem muito top, pois o custo era muito alto, e nem de entrada pois pretendo ficar com ele (fazendo algumas atualizações é claro) por um bom tempo. Pensando nisso, e após consultar o fórum, optei pela seguinte configuração:

 

- Placa-mãe: MSI B350M BAZOOKA
- Processador: AMD RYZEN 5 1600
- Placa de Vídeo: GTX 1060 6gb MSI ARMOR OC
- Memória: CORSAIR VENGEANCE DDR4 2400MHZ 8gb (2x4gb)

- HD: WD CAVIAR BLUE
- Fonte: CORSAIR CX500 PLUS BRONZE 500W
- Gabinete: COOLER MASTER K280

 

Bom sem mais delongas a minha questão é a seguinte: Desde o começo eu percebi que em jogos que exigem mais do PC o desempenho oscila muito. Como exemplo, hoje eu fui jogar COD WW2 pela primeira vez, deixei o próprio jogo determinar a configuração ideal, e como ja esperava, quando o jogo começou começaram também umas engasgadas monstras.

 

Após isso resolvi monitorar o gameplay com o MSI Afterburner, e obtive resultados estranhos. O uso de processador bem como sua temperatura se manteve estável (45%-50% de uso e 55º- 60º de temperatura), o uso de memória RAM me assustou, mas por se tratar de um jogo pesado eu achei que estava normal (6,5GB-7,2GB). O que mais me chamou atenção foi o comportamento da GPU, ela atingia 96% de uso, e em momentos de explosões, por exemplo, ela caia para 38%, depois voltava aos 96%, então voltava a cair para 64%... Sempre com uma oscilação alta. Da mesma forma o FPS oscila de maneira absurda, existem momentos em que ele atinge 120, e do nada cai para 27, dificilmente fica constante, Ja tentei ativar o V-Sync, mas a oscilação permanece.

 

Pesquisei gameplays no youtube e encontrei um teste com um kit igual ao meu (somente as memorias que no caso do teste eram 16GB 2133) no mesmo COD, e ele rodava liso, com uma oscilação pequena de FPS, mas sem engasgos.

 

 

Será que alguém ja passou por isso? Será que é normal, ou minha GPU está com problema?

 

Uma observação: Eu cheguei a desconfiar do meu monitor, um AOC de 19", com resolução nativa 1440x900, mas não sei se um monitor pode influenciar tanto no desempenho, hahaha, mas nesse monitor eu percebo que quando o FPS cai de 60 para 55  já é possível perceber um pequeno lag, (nada de mais, mas incomoda um pouco) coisa que não vi no teste que mencionei anteriormente.

 

Bom pessoal, desculpa o post extenso, mas acho que consegui explicar o problema. Desde já muito obrigado :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tiago V.

 

"Este jogo não é otimizado para 8Gb de RAM" - i5

"Call of Duty: WWII consumes between 10-12GB RAM on average and, thus, it's recommended to upgrade with 16GB DDR4 RAM, otherwise the game may crash. Believe it or not, you can even check out my gameplay footage which proves that the game consumes between 10-12GB RAM. Should you upgrade with 16GB RAM. I recommend G.Skills brand on Newegg since they make fantastic heatsink, frequency, capacity, faster CAS Timing, and even lower cost, regardless speed and capacity."

 

TLDR: o jogo consome em media 10~12Gb de RAM (karamba)

 

Pessoal com problemas de quedas no beta

 

R5 1600 \ i7-4770K / i7-77000K / 4790...etc

 

https://community.callofduty.com/t5/Call-of-Duty-World-War-II-PC/Running-out-of-memory-with-12gb-Ram-and-a-1080ti/td-p/10427853

 

Mais gente com problema.... 

 

Parece que esse game é um pato, e tem gente sofrendo mesmo com +16Gb de RAM

 

Drivers da nVidia estão na ultima versão? É só nesse jogo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador Então cara, quando eu joguei o BETA ja tinha sentido que o jogo tava muito mal otimizado, mas achei que iam arrumar no release oficial. Pelo jeito não, hahahaha.

 

34 minutos atrás, Atretador disse:

Drivers da nVidia estão na ultima versão?

 

Eu procuro atualizações de drivers da placa-mãe e GPU pelo menos uma vez por semana, então acho que não seria esse o problema.

 

35 minutos atrás, Atretador disse:

É só nesse jogo?

 

O que me deixa um pouco tranquilo é que a maioria dos jogos que eu enfrento problema são jogos conhecidamente mal otimizados, como esse COD, todos os Assassins Creed que joguei no PC (Black Flag ao Syndicate), e Watchdogs, mas as vezes o FIFA 18 da uns lag, aí eu fico preocupado de verdade :/

 

O que eu acho muito estranho no meu PC é aquilo que eu falei de sentir qualquer queda de FPS. Quando assisto testes na internet eu vejo o FPS oscilar entre 5 e 15, mas não vejo lag no gameplay, já quando eu jogo a queda de 5 FPS é bem perceptível.

 

Mas ok, hahaha. Valeu @Atretador acho que vou investir em mais dois pentes de memoria mesmo. O problema é que com o preço que elas se encontram, vai demorar um pouco, hahaha. Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...