Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

VisualG Média de alunos com vetores


Posts recomendados

Olá! Estou fazendo um trabalho para o meu curso, onde tenho que indicar o número de alunos de uma sala, a cidade, nome , idade e as notas com a sua média, estou conseguindo fazer, mas me atrapalho na hora de calcular a média, se alguém puder me ajuda agradeço desde já! Segue meu algoritmo:

algoritmo "semnome"
// Função : Calcular a méida de um número determinado de alunos.
// Autor :  Patrick Renan Weber
// Data : 08/11/2017

var
numeroalunos: inteiro
idade: inteiro
cidade: caractere
nomes: vetor [1..100] de caractere
notas: vetor [1..4] de real
media: vetor [1..100] de real
loopnomes: inteiro
loopnotas: inteiro


inicio

para loopnomes de 1 ate numeroalunos faca
     escreva("Digite o nome do aluno(a) de número ", loopnomes, " de ", numeroalunos, " : ")
     leia(nomes[loopnomes])
     escreva("Qual a idade do aluno(a) ", (nomes[loopnomes]), " : ")
     leia(idade)
     escreva("Em qual cidade ",(nomes[loopnomes]), " mora? ")
     leia(cidade)
     PARA loopnotas de 1 ate 4 FACA
          escreva("Digite a nota ",Loopnotas," do aluno(a) ", nomes[loopnomes], ": ")
          leia(notas[loopnotas])
     FIMPARA
media[loopnomes]:=(notas[loopnotas,1] + notas[loopnotas,3] + notas[loopnotas,3]  + notas[loopnotas,4])/4
         se media>= 6 então
         escreva ("O aluno foi aprovado com a média ", media, " parabéns!")
         senao
         escreva ("O aluno foi reprovado com a média ", media, " não foi desta vez")
         fimse
         limpatela
fimpara
         
fimalgoritmo

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Patrick Weber     para calcular a média você está usando o vetor de forma errada,  pois no visualg não se usa esse formato para vetores mas sim para matriz, então você pode fazer esse cálculo assim :

media[loopnomes] := (notas[1] + notas[2] + notas[3]  + notas[4])/4
se media[loopnomes] >= 6 ENTÃO

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, devair1010 disse:

@Patrick Weber     para calcular a média você está usando o vetor de forma errada,  pois no visualg não se usa esse formato para vetores mas sim para matriz, então você pode fazer esse cálculo assim :


media[loopnomes] := (notas[1] + notas[2] + notas[3]  + notas[4])/4
se media[loopnomes] >= 6 ENTÃO

 

Consegui resolver já amigo, muito obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá @Patrick Weber.

 

Por favor, poste seu código para analisarmos e também poder servir de bases para futuros visitantes.

 

 

 

Adendo:

 

Esse é o enunciado completo?:

15 horas atrás, Patrick Weber disse:

Olá! Estou fazendo um trabalho para o meu curso, onde tenho que indicar o número de alunos de uma sala [1], a cidade [2], nome [3], idade [4] e as notas [5] com a sua média [6].

 

Alguns pontos:

- O item 1 não foi solicitado; (creio que já verificou isso, caso contrário não teria resolvido)

- O item 2 foi solicitado, mas não foi utilizado E nem foi armazenado;

- O item 3 foi solicitado, mas não foi utilizado ;

- O item 4 foi solicitado, mas não foi utilizado E nem foi armazenado;

- O item 5 foi solicitado, foi utilizado, mas não foi armazenado;

- De um modo geral, o que é armazenado são as notas, não a média. A média se trata apenas de um cálculo, ou seja, teoricamente o vetor media ("medias") não deveria existir, ao mesmo tempo que deveria ter um vetor de notas para cada aluno (notas seria uma matriz, ex. [100][4]). Perceba, um aluno tem as 4 notas, quando é necessário ter a média, acessaria essas notas, faz o cálculo e exibe. Se só armazenar a média, como um professor vai saber a nota que teve na segunda avaliação por exemplo? ao mesmo tempo, se já tenho as notas para calcular a média, para quer armazenar ela? seria redundante.

- Não foi especificado o valor da média para ser aprovado, nem que a média deveria ser verificada. (ou você não citou isso, ou isso não precisaria ser feito).

 

 

Outro detalhe... Da forma que você fez o algoritmo, não precisaria de vetores, pois está "lendo, usando e descartando"... talvez apenas para as notas (facilitar a leitura), ou seja, se for usar vetores, para os outros dados além das notas, teria que de fato "usá-los". Por exemplo, primeiro você ler todos os dados. Só após, faz os cálculos e exibe os resultado. Se for para "já exibir o resultado ao ler os dados do aluno", não precisa de vetor.

 

 

No aguardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...