Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Maurício Nunes Queiroz

Desempenho do Windows 10

Recommended Posts

Olá pessoal,

Esse é o meu primeiro post aqui no Clube do Hardware. Então me perdoem se eu estiver no lugar errado e falando coisas erradas. 

Vos trago um problema que enfrento com o desempenho do Windows 10. Possuo um Notebook Dell Inspiron i13-5368-A20, com 8GB de RAM, Processador i5, 1TB de HD, e é daqueles modelos 2 em 1. Pelas especificações, dá para perceber que é um notebook muito bom para uso diário, estudo, e-mail, redes sociais e tal. Toda vez que ligo o notebook, percebo uma demora incômoda para iniciar o sistema, esse é o primeiro ponto. Após iniciar, sair da tela de logon, iniciam-se os aplicativos básicos, deixei apenas os serviços básicos para iniciarem, porém logo quando ligo, tenho o costume de abrir o gerenciador de tarefas e ver o desempenho. E vejo que sem NENHUM aplicativo aberto, 100% do disco está ocupado, por vários processos que ao meu ver não são úteis e necessários ficarem rodando o tempo todo. Resumidamente, eu percebo uma grande diferença de desempenho quando comparado com o Windows 7 por exemplo. Minha dúvida é: O Windows 10 é tão ruim assim mesmo, ou posso ter algum problema de hardware que esteja comprometendo o sistema? Pois isso de ver o disco 100% ocupado sem eu fazer nada, me incomoda demais. Vocês poderiam me dar dicar para que meu notebook inicie com mais agilidade e que o sistema seja mais limpo? Gostaria de fazer isso, sem a necessidade de nenhum software terceiro, ou upgrade no hardware.

Coisas que fiz na tentativa de melhorar isso:

- Semanalmente limpo os arquivos temporários

- Desabilitei diversos programas que rodavam em segundo plano pelas configurações do Windows

- Desabilitei a transparência das janelas e barras

- Semanalmente checo atualizações de drivers

Muita gente reclama do desempenho do Windows 10, por isso procuro ajuda. Sabem dizer se a Microsoft já se pronunciou alguma vez, sobre um possível problema? A verdade é que tenho diversas dúvidas, mas todas elas relacionadas ao desempenho desse sistema. 

Agradeço desde já.

Editado por Maurício Nunes Queiroz

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, ainda tenho W7 (pra família) mas já instalei o W10 (pra mim) em dual boot. Só que levei uns 2 meses testando versões e configurações até atingir um nível satisfatório. Pra mim, que tenho um Core 2 Duo e 4 GB de memória, foi o 1511 32-bit. Podem escrever o que for aí pela Internet, mas o x64 é mais pesado sim numa máquina mais fraca. E essa versão é sim mais leve do que o 1703 (ainda não testei o 1709).

Além do aplicativos em segundo plano, também fiz umas outras configurações para melhorar:

- Desativei mais de 30 tarefas

- Desativei atualizações automáticas do Windows (pelo gpedit) e Office

- Desativei atualizações automáticas dos aplicativos da Loja

- Desativei descoberta de computadores na rede (equivalente à Rede Pública do W7)

- Desativei o serviço Cliente de Rastreamento de Link Distribuído

- Limpo a pasta Prefetch sempre que percebo que o boot está ficando mais lento

Te aconselho a descobrir quais são seus principais vilões:

1º) Veja quais serviços estão sobrecarregando o disco (abra a lista do processo em questão)

2º) Limpe o Prefetch (não desative o serviço) e veja se melhora

3º) Se você não quiser usar a pesquisa no Explorador de Arquivos, desative o Windows Search (eu uso e muito)

4º) Para testar se algumas tarefas estão atrasando muito, use o Regedit e altere a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\Schedule no valor Start de 2 para 4

Não faço tudo de uma vez, vá testando o efeito de cada mudança.

E... se não faz questão, DESATIVE A CORTANA!

Editado por Walter C. Catelan

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais