Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
FERNANDO PEDERSEN

Componentes para fazer chave para acionar relé

Recommended Posts

Boa noite,

 

Sou iniciante em eletrônica e estou projetando um circuito para acionar um ventilador a partir da temperatura do ambiente.

Os componentes que estou utilizando por enquanto são:

LM35 (sensor de temperatura)

LM358 (amplificador)

Potenciometro

Resistor (ainda não definido)

Fonte 12 Volts (só para o circuito, o ventilador vai utilizar a tensão de uma tomada)

Relé SRD - 12 VDC-SL-C 

 

Quando fui verificar a tensão para acionar o relé, notei que ele acionava com 6,5 V e só desarmava quando a tensão chegava a menos de 3 Volts. Eu preciso que a tensão de armar fosse a mesma que desarmasse (por exemplo: desarmar com menos de 6,5 V e armar com mais de 6,5 V) para que eu pudesse a partir da temperatura que eu estipulasse armar e desarmar ele.

 

Qual componente eu poderia utilizar para colocar entre o amplificador e o relé? Um componente que a partir de uma tensão ele permitisse a passagem de corrente e pouco menos dessa tensão o componente não permitisse a passagem.

Obs.: O ganho do amplificador ainda não estipulei, só dependo que quanto necessito para armar o componente.

 

Obrigado,

 

Fernando

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola.

Eu já fiz algum circuito com especificação semelhante, e usei um comparador LM339 .  Ele tem 4 pares de comparação, então pode usar um para acionar em 6,5 e outro para desarmar com 6V .

 

Não recomendo usar dois valores muito próximos porque terá problemas com histerese no relê.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@FERNANDO PEDERSEN , me desculpe a sinceridade, mas nunca li tanta besteira! Se pretende acionar um ventilador por relé a partir de um sensor, seja ele de que tipo for, o que tem que determinar é a temperatura de entrada e de saida do ventilador.O relé não deve ser acionado aos poucos, ao chegar no valor de entrada deverá receber 100% da tensão da bobina de uma só vez, instantâneo. O mesmo vale para a temperatura de saida. Tem várias formas de se fazer esse circuito, o mais simples de todos é o comparador com histerese, basta 1. É bem provável que a saida do comparador dê conta e  não precise de  um transistor como driver.

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Boa noite @Tito Fisher , pesquei sobre o LM339 e pelo que já vi vai dar certo. Achei pouca coisa em português, por isso irei fazer alguns testes. Esse componente vai ser de grande ajuda, obrigado.

    adicionado 9 minutos depois

    Boa noite @Sérgio Lembo , não vejo besteira no que eu disse (até reli o que escrevi). Não vejo necessidade de verificar 2 temperaturas, presumo que a do ambiente seja suficiente. Em momento algum disse pra acionar aos poucos, só necessitava de um componente que armasse quando recebesse um valor de tensão e desarmasse em um valor próximo ao valor que armou. Testarei o LM339 e postarei o resultado em breve.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    O colega @MOR postou um excelente tutorial sobre histerese, vale a pena assistir.

    Seu projeto pode ser feito facilmente como no desenho abaixo. Assistindo aos ensinamentos do vídeo não será difícil calcular os valores das resistências.

    Nas 2 opções de montagem, a primeira utiliza um transistor para chavear o relé. Pode ser tanto um NPN como um mosfet N, se mosfet eliminar o R5, ligação direta. Não conheço o consumo do relé que pretende usar, talvez dê para acionamento direto pelo operacional (opção inferior).

    Sem título.png

    • Curtir 2

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    O amigo Serjão se expressou mal com o termo. Ainda bem que se desculpou antecipadamente o que reduz (um pouco) o impacto. Mas se redimiu com louvor ao lhe propor o circuito. De fato 50% por que o de baixo p qp... Me perdoe mas (vingando por ti kk) o circuito de baixo é uma besteira de economia bem porca.:mad:  Monte o de cima por gentileza

    • Curtir 1
    • Haha 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    @Isadora Ferraz , o autor tava até fazendo análise de drop-in e drop-out do relé, isso só se faz em circuito de segurança. Me fez até lembrar um teste de segurança que realizei na Cosipa 30 anos atrás. Era uma ponte rolante com içamento por eletroímã. Ergui um lingote de 5 toneladas a 20cm do solo e desliguei o disjuntor de entrada da ponte rolante. Objetivo: testar o funcionamento de emergência das baterias. Medição de tensão e corrente sobre o eletroímã a cada 10 minutos. Após 4 horas, religuei o disjuntor para poupar as baterias de descarga muito profunda. A carga não caiu, passou pelo teste.

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    4 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

    Ergui um lingote de 5 toneladas

    Isto explica - quase ao pé da letra - porquê você "pegou pesado" com o autor kk

    • Haha 2

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Eu tinha um esquema salvo aqui de um tempinho que eu tava estudando comparadores

    Eu usei ali no lugar da chave, um fototransistor IR e um flip-flop tipo "D" pra fazer o ON/OFF a cada click.

     

    image.png.f5c4a2ae211015dbeabc3798e10987c5.png

     

    O POT ali em baixo, usei um trimpot de 1k pra ajustar sensibilidade e coloquei um resistor (4k7 ou 10k, não me lembro) antes do sensor também (just-in-case)

     

    Como a questão é ventilador, você poderia melhorar o esquema usando algum 555 da vida pra manter o relé ativo por alguns instantes para ele não ficar ligando e desligando toda hora...

     

    Por exemplo, ele liga e fica ativo por pelo menos 2 minutos antes de ser desligado por conta da temperatura baixar... mas ai é contigo =)

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×