Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Francis Zornitta

Queria saber como fazer uma gaiola de faraday para frequencias de até 30 Ghz

Recommended Posts

Olá estou querendo fazer um projeto de uma gaiola de faraday perfeita com atenuação tão forte que não pegue nada dentro, numa faixa de frequencias de 200 Mhz até 35 Ghz. Quais são as regras para fazer essa gaiola, deve ser feita de malha com buracos ou com chapas inteiriças? Deve obrigatóriamente ser aterrada? As chapas tem que de condutividade alta como aluminio? Alguém pode me ajudar a fazer?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se desejar algo ventilado (grade, furos, etc) a regra é simples. Como a onda eletromagnética tem a velocidade da luz, divida-a pela frequência máxima que pretende bloquear. O valor corresponde ao tamanho limite do maior vão admissível na sua gaiola, isto é, se o comprimento de onda for de 5mm, seu maior vão deverá ser < 5mm.  Quanto ao aterramento, este sempre ajuda em qualquer situação.

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Francis Zornitta disse:

Olá estou querendo fazer um projeto de uma gaiola de faraday perfeita com atenuação tão forte que não pegue nada dentro, numa faixa de frequencias de 200 Mhz até 35 Ghz. Quais são as regras para fazer essa gaiola, deve ser feita de malha com buracos ou com chapas inteiriças? Deve obrigatóriamente ser aterrada? As chapas tem que de condutividade alta como aluminio? Alguém pode me ajudar a fazer?

Essa onda tem 1 centímetro de comprimento. A onda de 35Ghz.

Acredito que para que não passe essa onda, as malhas tem que ser de um tamanho mínimo de metade deste comprimento da onda. 

Veja uns estudos:

http://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/F530_F590_F690_F809_F895/F809/F809_sem2_2002/992700_CarlosDanieli_Faraday.pdf

Se fizer uma caixa metálica vai ser bem melhor. 

Editado por albert_emule

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

@albert_emule , é < que meia onda para se ter o bloqueio?

4 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

@albert_emule , é < que meia onda para se ter o bloqueio?

Para garantir :D

Mas gostei da regra que você apresentou. 

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Com uma gaiola que vocês estão propondo, se eu fizer sem tela sem buracos, com chapas inteiriças qual a atenuação? Bloqueia completamente a onda ou apenas causa diminuição? Isso pra mim é muito importante eu quero bloquear por completo não importa o tanto de decibéis pra atenuar

Compartilhar este post

Link para o post

Sem vãos a melhor das atenuações, inclusive cai o custo mas tb a pior das refrigerações caso haja calor a ser dissipado. Busque um equilíbrio entre essas 2 necessidades e seja feliz.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Desculpe amigo mas não entendi, o que quer dizer com vão, quer dizer fazer com chapas ao invés  de malha?

E a atenuação, bloqueia bastante?

adicionado 2 minutos depois

Sem vãos é com chapas inteiras que não é a malha de 5 mm, estou correto?

Compartilhar este post

Link para o post
    2 horas atrás, Francis Zornitta disse:

Sem vãos é com chapas inteiras que não é a malha de 5 mm, estou correto?

Isso aí.

O que ele quis dizer é que com uma caixa fecha você se livra das interferências mas pode ter problemas com refrigeração, já que não tem entrada de ar.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais