Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Reparo ou Substituição de Fonte de Alimentação


allanaraujo

Posts recomendados

Amigos,

 

Uso um fone de ouvido wireless da Sennheiser e, por um acidente, acabei quebrando um dos pinos da tomada/fonte de alimentação, conforme fotos abaixo:

IMG_20171112_231303939.thumb.jpg.d439e3b7eca23449b2d8e1ec70ae2d65.jpg

IMG_20171112_230457376.thumb.jpg.93f31e195f85a59b63e3b9fbb5089d30.jpg

IMG_20171112_230558357_BURST000_COVER_TOP.thumb.jpg.f98e8b37b283219f1c186615e7e1fe2c.jpg

IMG_20171112_230605421.thumb.jpg.5bd20f608d807e2f748316c3b5ab19be.jpg

O problema é que sou absolutamente leigo na parte eletrônica..., então gostaria de saber:

1. Tem conserto fácil e que valha o custo?

2. Se sim, devo procurar um técnico que trabalhe com isso ou qualquer um saberá fazer?

3. Se não, eu consigo achar uma fonte com as mesmas características no mercado?

 

Desde já, agradeço pela valorosa ajuda!!

 

Abraço!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, allanaraujo disse:

1. Tem conserto fácil e que valha o custo?

Sim. Pode ser consertado facilmente reaproveitando um outro pino de qualquer tomada velha.

O mais difícil é abrir a caixa dessa fonte sem quebrar, já que é colada.

43 minutos atrás, allanaraujo disse:

2. Se sim, devo procurar um técnico que trabalhe com isso ou qualquer um saberá fazer?

Sim. A maioria das pessoas que mexem com eletrônica sabe fazer isso, o problema é alguém querer fazer já que não vai poder te cobrar caro, as pessoas só querem ganhar tempo e dinheiro.

 

45 minutos atrás, allanaraujo disse:

3. Se não, eu consigo achar uma fonte com as mesmas características no mercado?

Sim, consegue. E garanto que sairá mais barato que mandar consertar essa aí, a não ser que você mesmo tente consertar.

 

Sua fonte é de 9V/340mA. Este valor não é muito comercial, pode procurar de 350, 500, 1A ou qualquer valor maior do que 340mA.

Mas sempre sendo de 9V.

Veja alguns exemplos no mercado livre:

https://lista.mercadolivre.com.br/fonte-de-alimentação-9v-500ma#D[A:fonte-de-alimentação-9v-500ma]

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Já cheguei a comprar no m.l. item de 5,00 cujo frete ia ficar em 40,00 mas como tava num pacote de + de 100,00, veio sem frete. O m.l. acabou com esta mamata recentemente. Ou seja, no caso de sua fonte o frete pode inviabilizar. Caso opte por comprar, terás um trabalho mínimo de trocar o conector caso não seja idêntico ao teu. Haverás de prestar atenção à polaridade e eventualmente fazer alguma medição.

 

No entanto penso que alguém, algum amigo ou algo assim com mínimas habilidades pode fazer o serviço facilmente. Ou aproveitar a oportunidade pra desafiar-se. P.ex. , depois do desafio de abrir, aqueça com um soldador a peça quebrada e com um alicate puxe do outro lado. Da mesma forma, com um ligeiro aquecimento, coloque outra no lugar. Ao soldar o fio, faça rapidamente pra não entortar no plástico.

Se não se sentir a vontade opte pelo caminho mais fácil, claro

 

Porém considere a adrenalina de ter feito algo inusitado apesar do teu "problema" de ser

9 horas atrás, allanaraujo disse:

absolutamente leigo na parte eletrônica

 

abç

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Mestre88 disse:

Sua fonte é de 9V/340mA. Este valor não é muito comercial, pode procurar de 350, 500, 1A ou qualquer valor maior do que 340mA.

Mas sempre sendo de 9V.

Veja alguns exemplos no mercado livre:

https://lista.mercadolivre.com.br/fonte-de-alimentação-9v-500ma#D[A:fonte-de-alimentação-9v-500ma]

 

Que ótimo! Valeu pelas informações! Mais tarde vou numa rua aqui em BH repleta de lojas de eletrônica e orçar o custo do reparo ou da substituição, seguindo a orientação que você passou. Só uma última dúvida: quanto ao pino conector, ele é tranquilo de achar? Porque esses das fontes do ML parece ser diferente (ou então é impressão minha). Muito obrigado!

 

28 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Já cheguei a comprar no m.l. item de 5,00 cujo frete ia ficar em 40,00 mas como tava num pacote de + de 100,00, veio sem frete. O m.l. acabou com esta mamata recentemente. Ou seja, no caso de sua fonte o frete pode inviabilizar. Caso opte por comprar, terás um trabalho mínimo de trocar o conector caso não seja idêntico ao teu. Haverás de prestar atenção à polaridade e eventualmente fazer alguma medição.

 

No entanto penso que alguém, algum amigo ou algo assim com mínimas habilidades pode fazer o serviço facilmente. Ou aproveitar a oportunidade pra desafiar-se. P.ex. , depois do desafio de abrir, aqueça com um soldador a peça quebrada e com um alicate puxe do outro lado. Da mesma forma, com um ligeiro aquecimento, coloque outra no lugar. Ao soldar o fio, faça rapidamente pra não entortar no plástico.

Se não se sentir a vontade opte pelo caminho mais fácil, claro

 

Porém considere a adrenalina de ter feito algo inusitado apesar do teu "problema" de ser

 

abç

 

Muito obrigado pelas informações. Eu até já arrisquei fazer alguns servicinhos assim, haha. A adrenalina é boa, mas a falta de jeito acaba dificultando as coisas...

Só uma pergunta: como funciona essa questão do conector? É difícil achar uma fonte com esse conector que estou precisando? A troca parece ser simples também, correto? 

Novamente, muito obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, allanaraujo disse:

rua aqui em BH repleta de lojas de eletrônica

processando estes novos dados no meu velho e cansado eniac , ele me retorna mais uma opção:

com a fonte em mãos vá em cada loja e condicione a compra com a seguinte frase: "Só compro de você se o conector for igual ou se você trocar os fios pra mim. Senão se não puder fale quem pode"

 

3 horas atrás, allanaraujo disse:

É difícil achar uma fonte com esse conector que estou precisando?

Isto o eniac não respondeu. Vá de ...

1 hora atrás, Mestre88 disse:

levar a fonte quebrada

mesmo...

 

1 hora atrás, Mestre88 disse:

levar a fonte quebrada

3 horas atrás, allanaraujo disse:

A troca parece ser simples também, correto? 

sim. Corretíssimo. A troca dos fios requer apenas o corte, decape, emenda, isolação com uma dose generosa de visão/ intuição pra ligar na polaridade correta (+) com (+) ... (-) com (-) caso não tenha multímetro. De novo, a loja pode te ajudar.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Mestre88 disse:

Se procurar aí na sua cidade, pode encontrar fontes com vários tipos de conector, seria interessante levar a fonte quebrada ou o microfone pra comparar. Comprando pela Internet fica mais complicado. 

Se não encontrar teria que emendar o fio da fonte quebrada na nova. 

 

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

processando estes novos dados no meu velho e cansado eniac , ele me retorna mais uma opção:

com a fonte em mãos vá em cada loja e condicione a compra com a seguinte frase: "Só compro de você se o conector for igual ou se você trocar os fios pra mim. Senão se não puder fale quem pode"

 

Isto o eniac não respondeu. Vá de ...

mesmo...

 

sim. Corretíssimo. A troca dos fios requer apenas o corte, decape, emenda, isolação com uma dose generosa de visão/ intuição pra ligar na polaridade correta (+) com (+) ... (-) com (-) caso não tenha multímetro. De novo, a loja pode te ajudar.

 

 

Atualizando a "história": seguindo os bons conselhos de vocês (novamente, obrigado!), fui às lojas de eletrônica com a fonte em mãos; em uma delas, o técnico me sugeriu trocar aquela "caixinha externa de plástico" por uma nova, transferindo o interior e aproveitando os pinos da mais nova. Ficaria em R$ 5,00 reais, a peça e o serviço. Achei barato e topei.

 

Mas quando voltei na loja depois... ele simplesmente tinha colado o pino quebrado no lugar, hahaha. Disse que achou mais fácil e nem me cobrou nada, nem o serviço. Como foi de graça e ele foi bastante simpático, fiquei sem graça de reclamar, peguei e fui embora... mas confesso que estou ligeiramente grilado.

 

Parece que ficou bem firme e bem coladinho, conforme fotos abaixo. Mas isso pode dar problema? É um equipamento que costuma ficar ligado continuamente, pouquíssimas vezes eu retirei da tomada.

IMG_20171113_140941088.thumb.jpg.22d30f610b8cba1bd1a889443e979c31.jpgIMG_20171113_141003821.thumb.jpg.eca05ff0198562e8af610a237cac741e.jpg

Novamente, muito obrigado!!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, allanaraujo disse:

confesso que estou ligeiramente grilado.

Té eu...

 

Ele soldou ou só colou?

Se soldou tá muito bem feito pois não consigo ver a emenda. Apesar que sendo esta dentro do plástico penso que era pra dar uma derretidinha básica.

Se só colou - fala sério - bem mal feito. Vai soltar a qualquer momento. Bem sem noção.

Se ambos, você deve colocar na tomada e nunca mais tirar

 

Cavalo dado não se olha o dente mas... sei lá bixo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Té eu...

 

Ele soldou ou só colou?

Se soldou tá muito bem feito pois não consigo ver a emenda. Apesar que sendo esta dentro do plástico penso que era pra dar uma derretidinha básica.

Se só colou - fala sério - bem mal feito. Vai soltar a qualquer momento. Bem sem noção.

Se ambos, você deve colocar na tomada e nunca mais tirar

 

Cavalo dado não se olha o dente mas... sei lá bixo

 

Caramba, Isadora. Além de leigo, eu sou muito burro mesmo, hahaha!

Só depois que li sua postagem, eu percebi que estava soldado (e não "colado"). Realmente, o plástico ao redor ficou levemente derretido e dá para ver umas "marcas" próximas da base.

PARECE que ficou bem feito, porque também não consegui ver muito bem o ponto da "junção". Até tentei tirar umas fotos aqui, mas é difícil pegar esse nível de detalhamento.

IMG_20171113_155955377.thumb.jpg.f138f42793a56402a070bf59c6733b40.jpgIMG_20171113_160119817.thumb.jpg.044f041730cf666555941d27ee1d6593.jpg

 

 

Como não tenho o costume de tirar esse plug da tomada (veja que azar, tirei uma vez para mexer na organização e alguém passou, pisou e quebrou!) estou tentado a deixar assim mesmo. Se soltar novamente, vou seguir sua sugestão e tentar fazer o serviço por conta própria.

 

De todo modo, muitíssimo obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...