Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Refazer Windows Server 2008 R2 do zero


Koreanosib

Posts recomendados

Bom dia!

 

Onde trabalho existe um computador que estava encostado, sem uso.

Busquei por mais informações dele e descobri que o mesmo era usado como servidor. Ele tem o Windows Server 2008 R2 instalado com diversas configurações antigas da rede.

Atualmente a empresa não possui nenhum servidor, e, gostaria de reconfigura-lo e utiliza-lo como servidor/storage para os funcionários, configurar um GPO, AD, etc.

Estou lendo alguns livros de Windows Server 2008 pra me aprofundar mais, mas não conheço muito sobre, e tenho receio de alterar as configurações e deixar algo (da configuração antiga), atrapalhar as coisas.

Ele está ativado, mas não consegui achar nenhuma documentação dele ou chave de ativação para formatar e reinstalar.

Gostaria de perguntar se existe alguma forma de dar um "reset" nele, igual um roteador, e reconfigura-lo.

 

OBS: também procurei por algum backup antigo, mas não encontrei nada.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

 

Nesse caso, existem programas de recuperação de serial key

LINK: https://social.technet.microsoft.com/wiki/pt-br/contents/articles/31028.recuperar-chave-de-ativacao-do-windows-atualmente-instalada.aspx

 

Aconselho antes de formatar com o serial em mãos ligar para o suporte da Microsoft para entender se a key ainda é valida, se é OEM e etc... para não ter surpresas. 

 

Windows Server 2008 não é um bicho de sete cabeças, existe muitos ajustes finos a serem feitos porém para uma empresa de porte pequeno e servindo como o básico de storage e controle de GPO você não vai encontrar grandes dificuldades técnicas. Certifique se o Hardware está integro (poeira, estufamento, temperatura...).

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia colega, primeiramente para entender melhor é preciso esclarecer algumas dúvidas:

1) tem algum administrador de rede na empresa?

2) existe a necessidade de trabalhar com domínio? porque é comum sistemas comerciais trabalharem com rede doméstica ponto a ponto. Saiba que clients de Windows server só funcionarão com Windows Pro ou em versões mais antigas em Windows Premium

3) você tem o consentimento da administração para efetuar as alterações ou é apenas para treinamento. Existe necessidade real das aplicações rodarem um domínio?

Agora as respostas:

1)Faz tempo que não configuro um servidor, mas pelo que sei se existe um domínio configurado no servidor precisará reconfigurar Host/client. Implica em criar todos os serviços para a infraestrutura atual, pois os dispositivose recursos de rede não são mais os mesmos.

2) Procure saber na Microsoft se essa versão ainda tem suporte devido ás atualizações de segurança. Se um PC comum precisa imagine um servidor

3) A simples criação de um novo Active Directory resetará.

Se for fazer experiencias faça em um ambiente restrito da rede, mas será bem mais prático instalar em uma máquina virtual pelo menos a nível de aprendizado porque poderá controlar melhor a execução do sistema e manterá a segurança da rede.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Fn1X disse:

Bom dia.

 

Nesse caso, existem programas de recuperação de serial key

LINK: https://social.technet.microsoft.com/wiki/pt-br/contents/articles/31028.recuperar-chave-de-ativacao-do-windows-atualmente-instalada.aspx

 

Aconselho antes de formatar com o serial em mãos ligar para o suporte da Microsoft para entender se a key ainda é valida, se é OEM e etc... para não ter surpresas. 

 

Windows Server 2008 não é um bicho de sete cabeças, existe muitos ajustes finos a serem feitos porém para uma empresa de porte pequeno e servindo como o básico de storage e controle de GPO você não vai encontrar grandes dificuldades técnicas. Certifique se o Hardware está integro (poeira, estufamento, temperatura...).

 

 

Legal ! Farei isso.

A empresa é pequena, mas ano que vem eles vão expandir, então tive a ideia de configurar um servidor e já deixar tudo pronto pra eles usarem ano que vem. vai facilitar pra caramba xD

 

11 minutos atrás, PedraX disse:

Bom dia colega, primeiramente para entender melhor é preciso esclarecer algumas dúvidas:

1) tem algum administrador de rede na empresa?

2) existe a necessidade de trabalhar com domínio? porque é comum sistemas comerciais trabalharem com rede doméstica ponto a ponto. Saiba que clients de Windows server só funcionarão com Windows Pro ou em versões mais antigas em Windows Premium

3) você tem o consentimento da administração para efetuar as alterações ou é apenas para treinamento. Existe necessidade real das aplicações rodarem um domínio?

Agora as respostas:

1)Faz tempo que não configuro um servidor, mas pelo que sei se existe um domínio configurado no servidor precisará reconfigurar Host/client. Implica em criar todos os serviços para a infraestrutura atual, pois os dispositivose recursos de rede não são mais os mesmos.

2) Procure saber na Microsoft se essa versão ainda tem suporte devido ás atualizações de segurança. Se um PC comum precisa imagine um servidor

3) A simples criação de um novo Active Directory resetará.

Se for fazer experiencias faça em um ambiente restrito da rede, mas será bem mais prático instalar em uma máquina virtual pelo menos a nível de aprendizado porque poderá controlar melhor a execução do sistema e manterá a segurança da rede.

1) Não, tinha 1 antes de eu ser contratado, a situação foi inclusive complicada, pois na demissão dele, ele levou quase todo o trabalho com ele.

 

2) Creio que sim, os computadores são usados na sala de aula, laboratório de informática e pedagógico. Atualmente eles não possuem nenhuma politica de uso, diretiva etc. Tenho muito receio de que alguém acabe fazendo mau uso dos equipamentos ou exponha a rede etc. 

 

Citação

"Saiba que clients de Windows server só funcionarão com Windows Pro ou em versões mais antigas em Windows Premium"

:huh: hmm, não sabia, vou dar uma lida a respeito. Você quer dizer que se um dos computadores cliente possui o W10 Home, eu não posso configurar o domínio nele ? 

 

3) Sim, me pediram para verificar a situação e ver o que poderia ser melhorado.

Vou aproveitar essa oportunidade e estudar mais sobre redes e servidores.

 

Citação

"Se for fazer experiencias faça em um ambiente restrito da rede, mas será bem mais prático instalar em uma máquina virtual pelo menos a nível de aprendizado porque poderá controlar melhor a execução do sistema e manterá a segurança da rede."

Sim, vou fazer tudo em um ambiente separado.

 

 

Muito obrigado @Fn1X  e @PedraX  pela ajuda! :)

 

Vocês me recomendam fazer um curso de Windows server ? Ou poderei aprender tranquilamente sozinho?

Vale a pena ver com o financeiro uma versão mais atual do Windows server pra 2012 ou 2016 ? Ou até mesmo passar pra nuvem, Azure etc ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, ao menos o curso " gerenciando um ambiente Microsoft Windows Server".

Aparentemente o ambiente é de uma escola, então existe a necessidade de definir uma política sobre essa situação, estabelecer um orçamento e diretrizes bem elaboradas: precisam enfim de uma consultoria.

Qual é o tamanho da rede? É surpreendente que tenha chegado a esse ponto porque se estiver falando de mais que 50 PC's alguem deveria ter falado que não é qualquer versão de windows que se pode usar. Inclusive porque a Microsoft tem politicas que vendem licenças compreços reduzidos para instituições de ensino.

Primeiro faça um inventário: hardware e software instalados(de forma minuciosa:CPU,RAM,HD e GA, versão de Windows)

Será caro, mesmo com os descontos e é necessário lembrar que como uma escola funciona vários períodos terá que ter uma equipe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, PedraX disse:

Sim, ao menos o curso " gerenciando um ambiente Microsoft Windows Server".

Aparentemente o ambiente é de uma escola, então existe a necessidade de definir uma política sobre essa situação, estabelecer um orçamento e diretrizes bem elaboradas: precisam enfim de uma consultoria.

Qual é o tamanho da rede? É surpreendente que tenha chegado a esse ponto porque se estiver falando de mais que 50 PC's alguem deveria ter falado que não é qualquer versão de windows que se pode usar. Inclusive porque a Microsoft tem politicas que vendem licenças compreços reduzidos para instituições de ensino.

Primeiro faça um inventário: hardware e software instalados(de forma minuciosa:CPU,RAM,HD e GA, versão de Windows)

Será caro, mesmo com os descontos e é necessário lembrar que como uma escola funciona vários períodos terá que ter uma equipe.

 

:P kkkk sim, a parte de TI está um caos aqui.

 

Citação

...antes de eu ser contratado, a situação foi inclusive complicada, pois na demissão dele, ele levou quase todo o trabalho com ele.

A escola era bem grande uns 15-10 anos atrás (1600 alunos), e a equipe de TI era composta de 4 funcionários, 1 de redes, 1 de gestão, 1 de marketing e 1 fotógrafo. Conforme o tempo passou, o numero de alunos caiu (hoje estamos com 550), cortaram os funcionários e apenas o gestor ficou. Me foi dito que ele abriu mão por ficar sobrecarregado e simplesmente saiu.

 

A empresa ficou sem funcionários de TI por quase 1 ano, e nesse meio tempo teve mudança de direção, funcionários etc.

Tentaram terceirizar a TI, mas foi em vão, a contratada só queria pegar dinheiro.

Me contrataram nesse período, a proposta inicial era que eu apenas mantivesse as coisas rodando, mas to convencendo o direção a focar mais nessa área.

 

Fiquei quase 2 semanas procurando qualquer documentação, mas muita coisa tá perdida ou fragmentada demais.

E são quase 40 computadores sem nenhum tipo de controle, apenas senha, antivírus e uns controles de tráfego. :atirador:

Wi-Fi e internet não existiam até o final de 2016, fiz um projeto com a ajuda do pessoal do Clube do Hardware nesse post

Nem PSI existia aqui, tive que elaborar uma e estou aguardando aprovação do administrativo.

Citação

...a Microsoft tem politicas que vendem licenças compreços reduzidos para instituições de ensino

Sim, fechamos um contrato com o Office 365 com um baita desconto, vou ver se consigo também pro Server 2012/16 :wiggle:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vixe ! É pior que eu pensava. você vai ter um baita trabalho ! Não conheço sua formação, mas a princípio minha sugestão inicia por um bom relatório de inventário !

Comece vendo se os PC's e outros dispositivos(impressoras, roteadores, etc) possuem placa de patrimonio. Se não tiver convença a direção da necessidade de fazer esse serviço.

Na documentação o óbvio é primeiro ver se a contabilidade tem as NF's da compra dos equipamentos, serviços e software.

Verifique se existe algum trabalho de levantamento de patrimonio.

você não fala de sua região, tem alguma boa escola de formação em cursos para CERTIFICAÇÃO ?(CNA da Microsoft)

Comece pelo curso acima. 

Mas deve acertar com a direção para ter um cronograma realista de etapas de execução, que vão passar pelo estudo da situação atual, a situação pretendida, os recursos e custos totais.

O que é PSI ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...