Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placas mãe Ryzen A320 valem a pena?


paulohnr

Posts recomendados

Essas placas são bem mais baratas mas não possuem a função de Overclock.

 

A minha dúvida é se para quem não quer fazer Overclock manual (que é desabilitado nessas placas) o Overclock seria feito automaticamente dependendo do sistema de refrigeração do processador.

 

É que no anúncio dos Ryzen foi dito isso (pelo menos foi o que entendi), que o sistema aumentaria a frequência do processador automaticamente dependendo do sistema de refrigeração aplicado.

 

Isso procede? Os Ryzen fazem isso?

 

Valeria a pena colocar o R5 1600X (que não tem muita margem para Overclock)  em uma placa A320? o sistema faria automaticamente esse Overclock nessas placas quando necessário?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade o que acontece é, que dependendo da temperatura do processador e da carga de trabalho aplicada nele, ocorre o aumento ou a redução do clock de forma automática, sendo que o aumento sempre fica dentro da faixa em que o processador foi "configurado" para trabalhar, nunca excedendo o clock máximo de boost (clock turbo). Então, não ocorre overclock automático. E sim, as A320 permitem a utilização do clock boost.  O overclock, que as A320 não proporcionam, e fazer com que o processador trabalhe acima deste clock boost, aumentando seu desempenho, mas também a geração de calor e o consumo de energia, o que consequentemente acaba reduzindo um pouco a vida útil do processador.

Você casar um 1600x com uma A320 vai funcionar. Você apenas não terá algumas opções de configuração na BIOS, não terá capacidade de overclock (que não é menor no 1600x do que no 1600, por exemplo), e, geralmente, não terá a mesma quantidade de bancos de memória, portas USB, portas SATA, entre outras coisas, já que por serem mais baratas, as placas A320 apresentam menos opções de expansão.

Eu, particularmente, pegaria uma B350. Quando minha Q67 do meu i5 me abandonou, peguei uma H61. E até hoje me arrependo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...