Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
paulohnr

Placas mãe Ryzen A320 valem a pena?

Recommended Posts

Essas placas são bem mais baratas mas não possuem a função de Overclock.

 

A minha dúvida é se para quem não quer fazer Overclock manual (que é desabilitado nessas placas) o Overclock seria feito automaticamente dependendo do sistema de refrigeração do processador.

 

É que no anúncio dos Ryzen foi dito isso (pelo menos foi o que entendi), que o sistema aumentaria a frequência do processador automaticamente dependendo do sistema de refrigeração aplicado.

 

Isso procede? Os Ryzen fazem isso?

 

Valeria a pena colocar o R5 1600X (que não tem muita margem para Overclock)  em uma placa A320? o sistema faria automaticamente esse Overclock nessas placas quando necessário?

Editado por paulohnr

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade o que acontece é, que dependendo da temperatura do processador e da carga de trabalho aplicada nele, ocorre o aumento ou a redução do clock de forma automática, sendo que o aumento sempre fica dentro da faixa em que o processador foi "configurado" para trabalhar, nunca excedendo o clock máximo de boost (clock turbo). Então, não ocorre overclock automático. E sim, as A320 permitem a utilização do clock boost.  O overclock, que as A320 não proporcionam, e fazer com que o processador trabalhe acima deste clock boost, aumentando seu desempenho, mas também a geração de calor e o consumo de energia, o que consequentemente acaba reduzindo um pouco a vida útil do processador.

Você casar um 1600x com uma A320 vai funcionar. Você apenas não terá algumas opções de configuração na BIOS, não terá capacidade de overclock (que não é menor no 1600x do que no 1600, por exemplo), e, geralmente, não terá a mesma quantidade de bancos de memória, portas USB, portas SATA, entre outras coisas, já que por serem mais baratas, as placas A320 apresentam menos opções de expansão.

Eu, particularmente, pegaria uma B350. Quando minha Q67 do meu i5 me abandonou, peguei uma H61. E até hoje me arrependo.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Valeu pela informação. Ficava na dúvida se era só um Boost ou se ele efetivamente aplicava um Overclock automatizado.

     

    Vou optar por uma placa B350 mesmo.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×