Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amplificador de som TDA7267a


Faabinho

Posts recomendados

Primeiramente sou novato, não sei se pode postar isso aqui, só que tenho uma duvida, estava querendo fazer um som pro meu pc, vi alguns tutoriais na internet falando que dava pra fazer um com placa de som de tv de tubo velha, consegui uma, mais sou leigo em eletrônica, queria saber se alguém com experiencia poderia me ajudar,  estou com um TDA 7267a, achei o datasheet dele na internet mais não consegui identificar onde vai a saída do adaptador p2 e onde sai pra ligar, e tb queria saber se posso ligar em uma fonte de pc 12v.

 

aqui esta o site com o datasheet dele.

http://www.alldatasheet.com/datasheet-pdf/pdf/25089/STMICROELECTRONICS/TDA7267A.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, lucas35 disse:

Ele trabalha com tensão de 5 a 18V 

O conector positivo do p2 é ligado no pino 4 do ci

Olhando para o circuito proposto no datasheet, vai ver que no pino 4 do ci vai um capacitor. É para ligar nesse capacitor o sinal que vem do PC, não pode ligar direto no pino 4, o som tem obrigatoriamente que atravessar aquele capacitor ou não vai funcionar. Não invente moda, copie o circuito do manual.

 

Esse ci esquenta e quanto mais alto o volume mais ele aquece. Para dissipar esse calor a metade do ci é GND (negativo) já com essa intenção. Ao fazer a placa, no manual tem uma sugestão bastante interessante para dissipar esse calor. Caso venha a utilizar placa padrão perfurada, dê um jeito de arrumar uma plaquinha de cobre para roubar o calor através do barramento do GND ou, em último caso, cole uma chapa de metal no tampo do ci. Na maioria\ dos casos o tampo do ci não é o melhor dos dissipadores, mas na falta de tu vai tu mesmo.

Lembrando que o som que vem do PC é estéreo (2 canais) e esse chip é de apenas 1 canal (mono).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Sérgio Lembo disse: