Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amplificador de som TDA7267a


Faabinho

Posts recomendados

Primeiramente sou novato, não sei se pode postar isso aqui, só que tenho uma duvida, estava querendo fazer um som pro meu pc, vi alguns tutoriais na internet falando que dava pra fazer um com placa de som de tv de tubo velha, consegui uma, mais sou leigo em eletrônica, queria saber se alguém com experiencia poderia me ajudar,  estou com um TDA 7267a, achei o datasheet dele na internet mais não consegui identificar onde vai a saída do adaptador p2 e onde sai pra ligar, e tb queria saber se posso ligar em uma fonte de pc 12v.

 

aqui esta o site com o datasheet dele.

http://www.alldatasheet.com/datasheet-pdf/pdf/25089/STMICROELECTRONICS/TDA7267A.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, lucas35 disse:

Ele trabalha com tensão de 5 a 18V 

O conector positivo do p2 é ligado no pino 4 do ci

Olhando para o circuito proposto no datasheet, vai ver que no pino 4 do ci vai um capacitor. É para ligar nesse capacitor o sinal que vem do PC, não pode ligar direto no pino 4, o som tem obrigatoriamente que atravessar aquele capacitor ou não vai funcionar. Não invente moda, copie o circuito do manual.

 

Esse ci esquenta e quanto mais alto o volume mais ele aquece. Para dissipar esse calor a metade do ci é GND (negativo) já com essa intenção. Ao fazer a placa, no manual tem uma sugestão bastante interessante para dissipar esse calor. Caso venha a utilizar placa padrão perfurada, dê um jeito de arrumar uma plaquinha de cobre para roubar o calor através do barramento do GND ou, em último caso, cole uma chapa de metal no tampo do ci. Na maioria\ dos casos o tampo do ci não é o melhor dos dissipadores, mas na falta de tu vai tu mesmo.

Lembrando que o som que vem do PC é estéreo (2 canais) e esse chip é de apenas 1 canal (mono).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Olhando para o circuito proposto no datasheet, vai ver que no pino 4 do ci vai um capacitor. É para ligar nesse capacitor o sinal que vem do PC, não pode ligar direto no pino 4, o som tem obrigatoriamente que atravessar aquele capacitor ou não vai funcionar. Não invente moda, copie o circuito do manual.

 

Esse ci esquenta e quanto mais alto o volume mais ele aquece. Para dissipar esse calor a metade do ci é GND (negativo) já com essa intenção. Ao fazer a placa, no manual tem uma sugestão bastante interessante para dissipar esse calor. Caso venha a utilizar placa padrão perfurada, dê um jeito de arrumar uma plaquinha de cobre para roubar o calor através do barramento do GND ou, em último caso, cole uma chapa de metal no tampo do ci. Na maioria\ dos casos o tampo do ci não é o melhor dos dissipadores, mas na falta de tu vai tu mesmo.

Lembrando que o som que vem do PC é estéreo (2 canais) e esse chip é de apenas 1 canal (mono).

Sou eu que vou fazer não, é o outro lá, só tirei a duvida do que ele perguntou. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tire foto do outro lado também. 

O certo é cortar essa placa e aproveitar só a parte que interessa. 

No caso temos dois CIs, então vai da pra usar os dois canais do PC. 

E não vai dar pra ligar vários alto falantes, são apenas dois um em cada canal. De preferência os originais da tv. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

POR FAVOR, eu só to querendo saber onde soldar os fios pra fonte 12v e os fios pro adaptador p2, obrigado a todos que estão tentando me ajudar, mais eu sou um usuário leigo, n entendo quase nada o que vocês estão falando, se puderem simplificar e só falar 3 coisas, onde corto, onde soldo os fios pro p2 e onde soldo os fios pra fonte 12 fico muito grato, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ok amigo...

Penso que pode cortar na linha proposta pelo amigo @Sérgio Lembo no entanto C362 faz parte do circuito que mostrou o amigo @Bcpetronzio portanto você deve deslocar o corte e mantê-lo na placa, precebes?

 

Penso também que como você parece ser um bom menino o amigo Serjão que te deu um precioso tempo pra propor o corte, pode lhe fazer com relativa facilidade uma outra edição da figura com desenhos dos fios. Aguarde sua decisão e aguarde também sua confirmação sobre meu comentário acima...

 

Olha o peixe....eu tenho  ...

14 horas atrás, lucas35 disse:

placa de circuito perfurado

por valor quasi simbólico... Em breve no m.l.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz obrigado, vou aguardar o @Sérgio Lembo pra ver se ele pode fazer uma nova edição com os lugares onde soldar, pelo q eu entendi, esse tda é mono, e o cabo que vai pro meu p2 é stereo, um fio fica em uma saída do tda, o outro na mesma saída do outro tda e o terra em algum lugar, me corrijam se eu estiver errado, mais uma vez obrigado a todos que tiraram um tempinho pra vim aqui tentar me ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Estás certíssimo amigo. Caso o desenho do amigo Serjão se torne ausente, pelo que senti de você dá até mesmo pra fazer só com desrição textual. P.ex. uma entrada vai no C320 lado audio R... talvez haja necessidade de um potenciometro de volume ... talvez

Os fios pra fonte 12v no + e - de C360 (C380?) 2200/25V e os a.f. claro nos conectores...

Entendeu ou ainda quer que @Sérgio Lembo desenhe?:P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz , o autor tem boa vontade... e só! Totalmente leigo, tem que levar no colo.

@Faabinho , estou mandando agora a ligação de saida para os falantes, vamos aproveitar o conector que está aí.

Nos falantes tem 2 terminais, sendo que um deles costuma ter uma marca, vermelha na maioria das vezes. Vamos chamar essa marca de positivo. Se inverter na hora de ligar os falantes, o som do canal esquerdo vai abafar o som do direito e vice-versa.

Numerei os pinos do conector de 1 a 4

falante esquerdo - pino1 - positivo

falante esquerdo - pino 2 - negativo

falante direito - pino 3 - positivo

falante direito - pino 4 - negativo

Sem título1.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
54 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

o autor tem boa vontade... e só! Totalmente leigo,

Percebemos... o que me faz incomodar ainda mais o fato de que se ele serrar segundo sua linha vermelha, vai deixar um capacitor de saída de som fora do circuito. Por gentileza confirme e confirme pra ele... É que acho que tal corte seria a primeira coisa a fazer pra não alimentar partes indesejadas da  placa... enfim... opinão pessoal... se bem que eu preferiria que ele usasse uma (minha kk) placa padrão perfurada (que ... não sei se já falei ,,, que tenho kk)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um dos canais vai na junção do R352 e C352. 

O outro canal vai entre R355 e C355. 

Cuidado pra não arrancar os capacitores e raspe a tinta verde pra conseguir soldar. 

O terra pode ser qualquer lugar dessa área grande cheia de solda e o positivo da alimentação é no pino 1 dos CIs. 

adicionado 2 minutos depois

Retire R361 e R371 para desativar a função MUTE senão vai ficar mudo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...