Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Defeito na tv samsung MODELO: WS-32M164N


Posts recomendados

OLÁ AMIGOS.estou cá de novo,para que me ajudem,para( variar) em mais um tv,que me ofereceram,e que gosto muito dele,tenho mais 2,e este será o melhor!

 então,o MODELO: WS-32M164N

CHASSI: AA41-00826H

  então o relato do defeito: ligo a tv,tudo bem,aparece a imagem perfeita e também o som!

 passados alguns minutos,de súbito, ouve-se uns estalidos ruidosos,parecem ser nos altifalantes,nesse mesmo momento,acontecem 2 coisas:ou desliga a imagem e som,fica em stand by,ficando led vermelho aceso,passados dois segundos, volta a imagem,e também o som,tudo perfeito!.

 A OUTRA COISA,É:

,DEPOIS do estalido,não desliga a imagem,mas fica sem SOM,nos 2-altifalantes

 DEPOIS,ATÉ SE AGUENTA 2 OU MAIS HORAS,sem mais isto acontecer, (e normal!) COM SOM E IMAGEM

 não é defeito nem dos altifalantes,nem na entrada cabo euro av,mau contacto,nem da saída do conector,para os 2 altifalantes,  nem o fly back,faisca ou faz ruido"!já confirmei!

me digam o mais provabel,que será este defeito,ok?

muito GRATO!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá de novo. então as medidas do CI 602,  TDA 7297. COM A TV,LIGADA EM STAND BY,LED VERMELHO ACESO( não medi com power ,ligado,por não saber se era preciso!!?

   PINOS 3 e 13 =9,5volt. todos os outros pinos, nada de volt,s.

 em relação aos capacitores,do circuito de áudio,eu na minha ignorância,tentei,testar(os proximos desse ci tda,e do modo ,como tenho visto aqui na net,no youtube,e sem os tirar da placa,e acho que estão todos normais?!

tenho duvida  é ,neste capacitor cerâmico: c 610 (f55-223j) numa posição do multímetro(ponteiros) medida=393,noutra posição=394.será que o capacº está bom?

 preciso de medir de novo o ci tda,com power na tv?

 desculpe,a minha ignorância ,mas posso afirmar,que,na tv grundig,com a dica certeira,do e ultima do amigo :Bcpetronzio, e outra tv,sony,com dicas de outro,colega, eu as concertei,perfeito!

precisava era do,esquema desta Samsung,mas não consigo! abaixo foto desta placa,que consegui aqui na net,será que os componentes,,para eu testar ou para trocar,do circuito amplificador do áudio,estão pelo meu palpite,dentro deste circulo em VERMELHO? SE NÃO FOR CERTO,faça você mesmo o circulo correto,onde dentro se encontram os tais componentes.

aguardo respª.

d6cb41a908909feead800375f0e96b04.jpg

d6cb41a908909feead800375f0e96b04.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Sim @carlrod! o circuito de áudio é o que você circulou em vermelho...

Faça uma revisão bem detalhada nas soldas da placa, não só nesse circuito de áudio, mas principalmente no setor do circuito Horizontal (em torno do flyback).

Mau contato em soldas pode provocar essa falha que você descreveu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá.sim eu acabo de fazer,inspeção detalhada ás soldaduras na placa,em redor do flyback,e no circuito de áudio,e está tudo bem?não vi soldas frias!

por favor sobre o POST QUE enviei acima,me esclareça o que exactamente lá eu PERGUNTO,OK?

EXEMPLO:preciso de medir de novo o ci tda,com power na tv? ETC...ETC...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Para o teste de capacitores sempre tem que ser feito fora da placa, já o CI de áudio, faça com o TV ligado, encoste o dedo ou a ponta de uma chave nos pinos 4 e no pino 12, se ele produzir aquele som de baixa frequência, o CI estará bom e o defeito é em outra área do TV.

 

PS: Ainda estou a procura do esquema dela!...

adicionado 9 minutos depois

PS2: Verifique se esse esquema de TV é igual a o que você esta trabalhando...

https://www.electronica-pt.com/esquema/tv/samsung-esquemas-tv/samsung-cs21z58z34xast-chassis-ksca(p)-4656/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK.VOU TESTAR COMO DIS,O  TDA. QUANTO AOS CAPACITORES ELECTROLITICOS, que tem dentro da área do circulo,tem 5, e poliéster tem 3

testar fora da placa, é o que vou fazer também,e sei mais o menos,agora os de poliéster,e só tenho multímetro digital,dos muito simples,e me diz como os testar, os poliéster. então:  referencias:0,1-j63         f55 223j

  ultima pergunta: dentro da área,circulo,tambem preciso,medir resistências e díodos?

  

 p.s) o esquema não é desta minha tv,não,aliás eu não consigo,aqui neste pc,abrir diagrama,mas não é mesmo o meu modelo,não!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SIM,FAZIA O TAL RUIDO,no pino 4,e 12.como então dis,circuito áudio BOM! EXPERIMENTEI, desligando,o conector que sai da placa,para os altifalantes,e liga,imagem perfeita,passados segundos,desliga fica STAND BY,volta a imagem,some volta,e então SEM OS INCOMODOS ESTALOS,NOS ALTIFª,pois estava desligados da placa.

uma coisa curiosa: desligando a imagem,e ao voltar, sem eu tocar em nada no comando, aparece,assim da esquerda,para a direita da tela,a abrir,tipo varredura, em vez,de vir instantânea ,na tela por inteiro!!

  pedia-lhe,que,enquanto não consegue o diagrama,(  fizesse um circulo a vermelho,na foto da pcb,onde pensa,mais probavel,ser o problema,TALVEZ NA FONTE??! .. para eu testar,ou substituir,.capacitor,resistencia,ou díodo,etc.. BASTA UM DANADO, dum componente,e muito BARATO,para,nos MOER A PACIENCIA,A ACHAR!!

MAS VALE bem a pena,este é o MELHOR, E MAIOR TV,QUE VOU FICAR!(como sabe,tenho,o pequeno SONY,e o velhinho,e bom  GRUNDIG!

AGUARDO,com ansiedade sua resposta,e fico eternamente grato,pela sua preciosa AJUDA,COMO SEMPRE!

  

 p.s) capacimetro não tenho,então para os de poliéster que tenha que testar,não testo ,ponho novos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Esses estalos e o apagamento da tela, pode ser por vazamento de alta tensão no flyback ou na bobina Yoke!, tem que remove-los da placa e tubo e examinar, O Yoke na parte da bobina interna dele, e no flyback se não tem sinal de faiscamento por de baixo dele (Pode ser vazamento interno também!).  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como o BC disse, esse problema tá mais com cara de vazamento de tensão do flyback, você ouve algum chiado anormal com a tv ligada? você também pode fazer um teste, mas cuidado é extremamente perigo por causa da alta tensão, com uma chave de fenda grande com o cabo grosso, se tiver luva, melhor ainda, segure no cabo e vai passando a ponta da chave de fenda pelo flyback e pelo cabo até a chupeta, se o chiado (se houver) diminuir ou ver arco elétrico até uma atração magnética na chave é sinal de vazamento. se sim, troca o flyback ou tenta vedar com cola quente(mas isso só com tv desligada e tela descarregada).  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá. antes de ler esta vossa resposta,eu andei medindo  as tensões na placa,só com stand by,ligado,e eis as medidas:

 ONDE marca: B/5V, dá= 3,6volt. num ponto que esta escrito :j 100

  ali muito próximo,num j 284, em B/5V, já não marca nenhuns volt,s!

  DEPOIS, B 33V, em um ponto= nada

  noutro ponto B/33V= 1,2VOLT.

   AINDA: B/3,3V= NADA

     AU B+= 9,5VOLT.

   A/5V= 5VOLT.

    B/8V= NADA

  EM MINHA,MODESTA OPINIÃO, não será problema e defeito em componente(s) na FONTE??

  OUTRO,PORMENOR: ESCUTEI TÃO CONCENTRADO, que estava a medir,esses pontos na placa,e repito ligada só em stand by,um click,quase inpercetivel,de se ouvir,mas repetindo as medições,não se alteraram,conforme aqui estão mencionadas.

 p.s) o capacitor grandão de 400v, marcava =324volt.

  REFLITA, agora depois disto,e calculem,onde mais logico ser o problema.

se acharem,que eu  deva medir ou trocar componente na fonte ou outro local,faça um circulo a vermelho,na foto da placa,como eu anteriormente fiz,para eu ter a tarefa facilitada,pois percebo pouquito disto, e não a sei localizar sozinho,ok?mas com vossa(s) dicas e ajudas tenho,resolvidos os anteriores( GALHOS,como vocês falam! ):P

  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK! então,amanhã,já aqui ,dou todas as medidas,com a tv,em power. VOU  também,verificar o interior do yoke,como atras me aconselhou.

 mas,os tais estalos,deixam de se ouvir,com o conector da placa do áudio desligado,dos altifalantes, liga a imagem,some e entra a tv em stand by,volta a imagem,sem eu tocar em nada nem no comando! e sem nenhum ruido,tudo em silencio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 olá.pois é precisamente,diodos resistores,e capacitores,etc... para eu testar,que eu vos peço ajuda,para me indicar,dentro de um circulo,na foto que tenho post anteriores,o que acharem,mais provabel,para este caso,ok?

 não conseguem o diagrama??

  então,aqui vai as medidas das tensões,que ontem vi,ligada POWER:

 ONDE MARCA NA placa: 130v  dá: mesmo os 130 volt.

   33v,dá:31,9volt

   B/8V =7,6VOLT

   B/5V  DÁ: 4,8 VOLT.

  QUANDO,por acaso,estava a medir,em uma vez,e a tv,desligou a imagem e entrou em stand by,por 2-3 segundos e voltou a dar, eu vi nesse preciso momento,a tensão nesse ponto,dos 130v,a descer para 82 volt.depois ao ligar ecran,voltou a marcar,os 130volt.

   não há ruidos  nos altifalantes,com o conector deles desligado,só ligado,no momento que entra em stand by!nem faíscas do fly back,nunca!

 as vezes,mantem-se imagem sem se  desligar,1-2 horas, mas é raro!

   SOBRE O YOKE: não sei se medi correto,,mas..... fiz assim:

 fio amarelo+verde,marcou: 6,7( ohm)

  vermelho +azul= 2,8 (ohm)

   2-terminais de fio esmaltado,que sai desse yoke,ponta com ponta= 1,4 (ohm)

  por agora foi tudo,por favor,vejam,se me dão o sitio certo,   (com rodinha a vermelho)para tirar poucos componentes para medir e, ou trocar,por novos!

 

 p.s) poderia ser botões do comando a interferir sim,e tomara que fosse,mas desliga-se com o comando nem está apontado para o led do stand by da tv,é impossível,ser isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As tensões estão normais;

Se eu fosse você para tirar essa duvida, removeria os botões da placa, e ligava ela pelo controle e esperaria o que aconteceria. Esse botões apresentam mal contato, já peguei um dando continuidade na Escala do multimetro em 200MΩ deixando o circuito doido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá de novo. desoldei ,todos os botões da placa,(5),e o problema continua exactamente o mesmo. vejam se a próxima dica,seja certeira,ok? se todas as tensões estão normais,,do YOKE TAMBEM,fliback,sem fuga,ci do áudio,bom,faz-se a pergunta lógica: porque uma tv,se desliga,com estalo nos altifalantes,e em silencio,se o  cabo está desligado?? acende o led do stand by,melhor pisca 2 a três vezes esse led,volta a imagem,perfeita,passados minutos,desliga, volta a ligar!!!!

  só meus palpites como leigo,no assunto,mas ás vezes vejo vídeos de avarias de tv,no youtube, 

palpites meus:  será transístor regulador de tensão? mais algum componente junto ao r.tensão? se acharem ter logica ser,o dito, assinalem,na foto,acima,com circulo vermelho,(insisto)pois não faço mínima ideia,onde está e qual, é!! se não acharem por exemplo ser disso,passem a outra ipotese: mais outro meu palpite: circuito de proteção??   SIM...NÃO? se sim,assinalem ,com o circulo. ultimo palpite: circuito do stand by? se SIM, assinalem. se nenhum destes três meus palpites,tudo BEM, qual o vosso de especialistas técnicos?? olhó circulo,para yo medir e substituir componente(s) e  mais uma vez,me desculpem,a ignorância,e tenham paciencia,com minhas insistentes perguntas,ok? compreendam,já concertei com vossa ajuda 2 tvs,e esta é a melhor de todas,porque NÃO ACHAR O DEFEITO, mesmo que demore o tempo que for preciso!! 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 olá. mandei testalos,a uma pessoa técnica,de elect.pois como não tenho capacimetro,e...... inflismente,estavam os 2-capacitores BONS! :tw_bawling:  :tw_angry:  VENHA OUTRA DICA, e desta VEZ, certeira, TOMARA!!:tw_glasses:

 

uma duvida minha: quando se liga esta tv,em power,a imagem,aparece instantânea na tela toda....aí, o tal ruido,tipo estalos nos altifalantes,e de súbito se desliga,passados segundos,ao voltar a imagem,sozinha sem eu em nada mexer,a imagem,aparece,não na tela toda por instantâneo,mas SIM, da esquerda para a direita,na horizontal,tipo varredura um pouco lenta.

então minha pergunta:   tem logica de defeito no circuito horizontal da tv, ou nada tem a ver com esse circuito?

 é que no momento que se vai abaixo a imagem,eu a desligar no power do comando,e a voltar a ligar no power do comando,a imagem aparece instantânea,no ecran todo ao mesmo tempo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
10 horas atrás, carlrod disse:

 olá. mandei testalos,a uma pessoa técnica,de elect.pois como não tenho capacimetro,e...... inflismente,estavam os 2-capacitores BONS! :tw_bawling:  :tw_angry:  VENHA OUTRA DICA, e desta VEZ, certeira, TOMARA!!:tw_glasses:

 

uma duvida minha: quando se liga esta tv,em power,a imagem,aparece instantânea na tela toda....aí, o tal ruido,tipo estalos nos altifalantes,e de súbito se desliga,passados segundos,ao voltar a imagem,sozinha sem eu em nada mexer,a imagem,aparece,não na tela toda por instantâneo,mas SIM, da esquerda para a direita,na horizontal,tipo varredura um pouco lenta.

então minha pergunta:   tem logica de defeito no circuito horizontal da tv, ou nada tem a ver com esse circuito?

 é que no momento que se vai abaixo a imagem,eu a desligar no power do comando,e a voltar a ligar no power do comando,a imagem aparece instantânea,no ecran todo ao mesmo tempo!

Foi por essa informação que sugeri "Trocar" os capacitores de largura! Na placa eles trabalham em muito alta tensão e os multímetros testam eles em 9V no máximo!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...