Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
lucianolcoa

Arduino Circuito inversor bifasico para trifásico

Recommended Posts

Bom dia pessoal. Estou com um projeto da faculdade que precisaria ligar um motor trifásico em rede bifásica. E queria fazer um chaveador utilizando o famigerado arduino.

Pesquisando achei este circuito da imagem na internet mas não sei qual transistor usar que suporte a tensão, já que a fase vira 220 chegara a quase 320 volts no segundo estágio. Não sei que tipo de mosfet aguentaria essa tensão e como fazer pro arduino acionar o "gate " dele. Desde já agradeço qualquer ajuda que eu possa receber.

ABAAAAO2kAL-1.jpg

Editado por lucianolcoa

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu ia comentar que teu circuito não é trifásico mas como já estás na...

1 hora atrás, lucianolcoa disse:

faculdade

... penso que já tens ciência disso.

Pesquise diretamente por arduino inversor de frequência

como fazer pro arduino acionar o "gate " dele

Essencialmente os gates devem ser acionados por 3 pwm´s defasados em 180º e modulados senoidalmente e...

@albert_emuleé o nosso phd nisso

Procurando no google imagens pra te ilustrar, mundo pequeno...

De fato tenho cá comigo uma antiquíssima plaquinha que controla motor trifásico a partir de uma rede bi que usa um 4017 como controle apenas! Mó doidera mas que to com preguiça de levantar o circuito. Qualquer dia tento achar na net...

adicionado 1 minuto depois

af... sorry ... 120º !!

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia pessoal. Estou com um projeto da faculdade que precisaria ligar um motor trifásico em rede bifásica. E queria fazer um chaveador utilizando o famigerado arduino.

Pesquisando achei este circuito da imagem na internet mas não sei qual transistor usar que suporte a tensão, já que a fase vira 220 chegara a quase 320 volts no segundo estágio. Não sei que tipo de mosfet aguentaria essa tensão e como fazer pro arduino acionar o "gate " dele. Desde já agradeço qualquer ajuda que eu possa receber.

ABAAAAO2kAL-1.jpg

Seja feliz com apenas 14 dólares:

ES8030

http://www.egmicro.com/download/EG8030_datasheet.pdf

adicionado 8 minutos depois

https://pt.aliexpress.com/item/EGS031-three-phase-pure-sine-wave-inverter-drive-board-EG8030-test-board-UPS-EPS/32785727979.html?ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_5_10152_10065_10151_10344_10068_10345_10342_10547_10343_10173_10340_10341_10548_10541_10562_10084_10083_10307_5680011_10060_10155_10154_10056_10055_10539_10537_10312_10059_10313_10314_10534_10533_100031_10103_10073_10102_10557_10142_10107-10152_10151,searchweb201603_25,ppcSwitch_5&btsid=8ed35e35-4b89-48e0-a22f-95c21e6c41ce&algo_expid=8e87b151-7506-4e38-82f7-8cf98478e90f-0&algo_pvid=8e87b151-7506-4e38-82f7-8cf98478e90f&rmStoreLevelAB=0 

image.png.13f5c7a7cf49b1c96d3c4a4fccdb0f46.png

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 38 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Eu ia comentar que teu circuito não é trifásico mas como já estás na...

... penso que já tens ciência disso.

Pesquise diretamente por arduino inversor de frequência

Essencialmente os gates devem ser acionados por 3 pwm´s defasados em 180º e modulados senoidalmente e...

@albert_emuleé o nosso phd nisso

Procurando no google imagens pra te ilustrar, mundo pequeno...

De fato tenho cá comigo uma antiquíssima plaquinha que controla motor trifásico a partir de uma rede bi que usa um 4017 como controle apenas! Mó doidera mas que to com preguiça de levantar o circuito. Qualquer dia tento achar na net...

adicionado 1 minuto depois

af... sorry ... 120º !!

Sim sabia que era monofasico. Mes mesmo com arduino acho pouca literatura... A unica coisa que eu achei é esse tópico que, por coincidência, é do próprio clubedohardware.

no final o xyko fala que os mosfets da familia IRLZxxx podem ser trabalhados direto com o arduino, sem tensão de gate. Gostaria de saber se isso é verdade.

lá 

Compartilhar este post

Link para o post

Conexões perturbadoras... Lá menciona-se 4017 também (mas sem conexão direta com controlador trifásico).

sem tensão de gate. Gostaria de saber se isso é verdade.

Penso que tem alguém 1/2 confuso aqui. Lá ele menciona "Feitos para serem controlados pelo GATE por sinais digitais do ARDUINO ou 4017 até 5VCC.". Sinais digitais tem tensão. Mas de novo... faculdade , lembra?

Por acaso você clicou no link que sugeri? Tentemos de outra forma...

https://www.google.com.br/search?q=arduino+inversor+de+frequência+trifasico&hl=pt-BR&source=lnms&sa=X&ved=0ahUKEwigpvf6nL7XAhXBf5AKHe1ACxIQ_AUICSgA&biw=1600&bih=805&dpr=1

Portanto tenho a impressão que não é tão...

pouca literatura

...assim.

Por gentileza não queime a etapa do pisca led e etc . Maaaais pra frente entenda os princípios de pwm, modulação, inversor monofásico e etc pra só depois partir pro trifásico que de fato é + chatinho... nunca fiz

Percebo também que nosso amigo @albert_emule cansado de pensar, está partindo "desta" pra "melhor" kk

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Olha que gringo esperto: 

Fez com arduíno e vende os códigos kkkk

http://microcontrollerslab.com/three-phase-sine-wave-inverter/

adicionado 12 minutos depois

Aqui um código senoidal que funciona pois já testei:

http://www.eprojectszone.com/2016/08/21/how-to-generate-a-sine-wave-from-arduino-or-atmega-328/

Só que é monofásico. 

Para fazer em trifásico, terá que gerar mais 4 sinais destes. 

Um inversor trifásico é um se fossem três inversores monofásicos que atuam sincronizados de forma que medindo o defasamento de um para o outro, dá exatamente 120 graus. 

Eu já vi no-breaks trifásicos de grande porte usando três placas PWM monofásicas.

Daí tinha uma paca menor fazendo a sincronia das três placas. Era circuito analógico.

Mas no seu caso você pode modificar o código para já sair os sinais das três fases já defasados em 120 graus.    

adicionado 13 minutos depois

Agora que observei que se trata do mesmo gringo kkk

O código monofásico ele distribui de graça. O trifásico ele vende :D

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Pessoal montei o circuito. Como capacitores para tensões acima de 220 são MUIIIIIIIIIITO caros usei um trafo e abaixei a tensão para 24 volts. Retificando com capacitores e uma ponte subiu pra 30 volts.

Ahe joguei no circuito que montei com o IRF 840, como o IRF aciona com 9 volts. Montei um driver com arduino para cada ponta do IRF. a imagem ficou grosseira pois fiz as pressas no paint. Mas acho que dá pra entender.

Repiquei esse esquema 2 vezes para formar 3 fases. E vai do pino 13 ao pino 9, sendo 13 e 12 para um par de mosfets. 12 e 11 para outro par , 10 e 9 para o último par.

O código que estou usando é este aqui:

int in1=13;
    int in11=12;
    int in2=11;
    int in21=10;
    int in3=9;
    int in31=8;
    int acende=7;
    unsigned long conta=0;
    void setup() {
    pinMode(in1,OUTPUT);
    pinMode(in11,OUTPUT);
    pinMode(in2,OUTPUT);
    pinMode(in21,OUTPUT);
    pinMode(in3,OUTPUT);
    pinMode(in31,OUTPUT);
    pinMode(acende,OUTPUT);

}

void loop() {
        digitalWrite(in3,LOW);
      digitalWrite(in31,LOW);
     digitalWrite(in1,LOW);
     digitalWrite(in11,LOW);
     delayMicroseconds(1);
      digitalWrite(in3,LOW);
      digitalWrite(in31,LOW);
     digitalWrite(in1,HIGH);
     digitalWrite(in11,HIGH);
     delayMicroseconds(333);
     digitalWrite(in1,LOW);
     digitalWrite(in11,LOW);
     digitalWrite(in2,HIGH);
     digitalWrite(in21,HIGH);
     delayMicroseconds(333);
     digitalWrite(in2,LOW);
     digitalWrite(in21,LOW);
     digitalWrite(in3,HIGH);
     digitalWrite(in31,HIGH);
     delayMicroseconds(333);
    conta++;
    if (conta>=1000 and conta<=3000){
      digitalWrite(acende,HIGH);
    }
    else if(conta>3000){
      digitalWrite(acende,LOW);
      conta=0;
    }
    }

Atenciosamente,

Adriana Alves Braun 

Só que esta gerando 4 volts alternados em cada fase. Quando o esperado é pelo menos 25 volts alternados. Alguma ajuda?

Sem título1.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Cara tente seguir o ramo de pintura artística do salvador dali que você tem + chance de sucesso. Isso daí é surreal kk.

Colabora aí mano...quase passo mal ao ver este desenho. E bem na hora do almoço!! Perdi o apetite kk

Seguinte...

-você entende exatamente o que o programa faz e o que deveria ocorrer na saída? Consegues imaginar ou pôr um osciloscópio nos pontos apropriados? Pra entender melhor? Está coerente?

-o mosfet de cima jamais vai conduzir os 30V pro de baixo. Sabe porquê? Só tem 9V a disposição do gate e aquele driver tá totalmente errado.

-como acha que deveria ter 25Vac? Pra esta façanha haveria de ter um capacitor na saída

Por gentileza concentre, reflita, repense e responda-se a si à estas e à + alguma questão. Cogite também dar uma rebobinadinha básica pro pisca led. Outra pra modulação pwm com mc.

Penso que estamos bem longe ainda da meta-título do tópico e realmente longe do momento em investir em alta tensão! Tenso! Hás de precisar um pouco + de ajuda do que pensas... Que tipo de faculdade está fazendo? Algo me diz que ndv com elétro-eletônica...

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 14 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Cara tente seguir o ramo de pintura artística do salvador dali que você tem + chance de sucesso. Isso daí é surreal kk.

Colabora aí mano...quase passo mal ao ver este desenho. E bem na hora do almoço!! Perdi o apetite kk

Seguinte...

-você entende exatamente o que o programa faz e o que deveria ocorrer na saída? Consegues imaginar ou pôr um osciloscópio nos pontos apropriados? Pra entender melhor? Está coerente?

-o mosfet de cima jamais vai conduzir os 30V pro de baixo. Sabe porquê? Só tem 9V a disposição do gate e aquele driver tá totalmente errado.

-como acha que deveria ter 25Vac? Pra esta façanha haveria de ter um capacitor na saída

Por gentileza concentre, reflita, repense e responda-se a si à estas e à + alguma questão. Cogite também dar uma rebobinadinha básica pro pisca led. Outra pra modulação pwm com mc.

Penso que estamos bem longe ainda da meta-título do tópico e realmente longe do momento em investir em alta tensão! Tenso! Hás de precisar um pouco + de ajuda do que pensas... Que tipo de faculdade está fazendo? Algo me diz que ndv com elétro-eletônica...

Estou tentando amigo, queria uma ajuda sobre o driver pois vi em outro tópico que um colega conseguiu comandar 127 volts com 9 volts no gate. Sobre o osciloscopio. Emulei no protheus e saiu as 3 fazes com esse código, tanto com o voltimetro digital quanto com o osciloscopio digital com o próprio protheus.

So na parte "real" que tá saindo esses 4 volts alternados. Sei que meu conhecimento para tal coisa é limitado, mas to recorrendo ajuda exatamente por causa disto...

Editado por lucianolcoa

Compartilhar este post

Link para o post

recorrendo ajuda exatamente por causa disto...

Estamos cientes disso sim amigo. Mas quando a limitação é grande d+, há de convir que temos algumas dificuldades. P.ex. sim é possível

comandar 127 volts com 9 volts no gate.

mas tem que ser 9V a+ do que está no source, capistes? Se você quiser 127V sendo chaveado - indo e voltando típica onde ac - hás de ter pelo menos 131Vdc a disposição pra aplicar no gate do mosfet "de cima"... Infelizmente to com fome e não consigo clarear + que isso. Aguarde novas sugestões...

Voar muçá...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais