Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vsync x gsync x freesync


Posts recomendados

  • Coordenador

@Arthur Fernando De forma bem curta e simplificada, diria que o vsync mantém a taxa de quadros travada em um valor específico, associado à frequência de atualização do seu monitor. Pode ser configurado em qualquer sistema e é extremamente dependente da capacidade da placa de vídeo de manter determinada taxa constante para não ter problemas.

 

O G-Sync e o Freesync, por outro lado, eliminam os efeitos de tearing e problemas associados de forma dinâmica, sem que seja necessário travar a taxa de quadros em um valor específico. Assim, os problemas associados às taxas descontroladas são eliminados sem que seja necessário reduzir a qualidade gráfica para que sua placa de vídeo tenha fôlego de sobra para manter um valor constante. Também garante que você possa desfrutar da maior taxa de FPS possível sem ter que sofrer com os efeitos desagradáveis do tearing e associados.

 

O G-Sync é tecnologia proprietária da NVidia e só funciona com as placas da mesma. Os monitores com essa tecnologia não são tão comuns e costumam ser consideravelmente mais caros. O Freesync, por outro lado, é tecnologia proprietária da AMD e só funciona com as placas da respectiva empresa, sendo encontrado com mais facilidade e em monitores de menor valor.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Foxwalt disse:

@Arthur Fernando De forma bem curta e simplificada, diria que o vsync mantém a taxa de quadros travada em um valor específico, associado à frequência de atualização do seu monitor. Pode ser configurado em qualquer sistema e é extremamente dependente da capacidade da placa de vídeo de manter determinada taxa constante para não ter problemas.

 

O G-Sync e o Freesync, por outro lado, eliminam os efeitos de tearing e problemas associados de forma dinâmica, sem que seja necessário travar a taxa de quadros em um valor específico. Assim, os problemas associados às taxas descontroladas são eliminados sem que seja necessário reduzir a qualidade gráfica para que sua placa de vídeo tenha fôlego de sobra para manter um valor constante. Também garante que você possa desfrutar da maior taxa de FPS possível sem ter que sofrer com os efeitos desagradáveis do tearing e associados.

 

O G-Sync é tecnologia proprietária da NVidia e só funciona com as placas da mesma. Os monitores com essa tecnologia não são tão comuns e costumam ser consideravelmente mais caros. O Freesync, por outro lado, é tecnologia proprietária da AMD e só funciona com as placas da respectiva empresa, sendo encontrado com mais facilidade e em monitores de menor valor.

então, basicamente o gsync e freesync ele vai usar o hz que o fps manter? no caso compro um monitor 144hz se o fps ficar em 110/120 o HZ vai ser esse?

 

e o vsync não faz isso? no caso como vou comprar a 1070 teria que comprar um monitor com freesync?!

 

obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
9 horas atrás, Arthur Fernando disse:

então, basicamente o gsync e freesync ele vai usar o hz que o fps manter?

O G-Sync e o Fressync trabalham de forma dinâmica. Logo, será de acordo com o que sua placa consegue entregar.

 

9 horas atrás, Arthur Fernando disse:

no caso compro um monitor 144hz se o fps ficar em 110/120 o HZ vai ser esse?

Com um monitor de 144 Hz, sua placa tentará de tudo para alcançar e manter essa taxa. Caso não seja possível, o G-Sync ou o Fressync permitiriam estabilizar os quadros mesmo estando abaixo desse limite e oscilando.

 

9 horas atrás, Arthur Fernando disse:

e o vsync não faz isso? no caso como vou comprar a 1070 teria que comprar um monitor com freesync?!

O Vsync simplesmente trava a taxa de quadros de acordo com a frequência do seu monitor. Se sua placa não conseguir manter, vai ter problemas de desempenho.

 

Se você for pegar a GTX 1070, teria que pegar um monitor com G-Sync caso queira usar o recurso dinâmico. Infelizmente, esses monitores são mais difíceis de encontrar e mais caros.

 

Freesync é tecnologia da AMD. Portanto, você teria que ter uma placa de vídeo da AMD para usá-lo. A RX Vega 56 está um pouquinho acima da GTX 1070 em performance, mas está custando consideravelmente mais. Por outro lado, monitores com a tecnologia da AMD são mais baratos e fáceis de achar.

 

image.png

 

Você parece estar na mesma situação que eu:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Foxwalt disse:

@Arthur Fernando Outra opção seria pagar menos no monitor, pegando um com Fressync. E escolher como placa de vídeo a RX Vega 56. ;)

 

Mas pesquise bem sobre as tecnologias. Veja se realmente são essenciais para você.

então, essencial não é né, mas pelo que vi a fluidez em games fica melhor, e pra fps então...

 

 

nunca fui muito fã da amd, não gosto do painel de controle das placas (as placas são boas, até porque tenho uma r7 360 guerreira aqui que jogo pubg gta 5 e até just cause 3) 

 

como vou comprar primeiro o pc e depois de um monitor, não vejo problema em esperar uns 2/3 mêses para comprar um com gsync, como postei em outro tópico que fiz, quero ficar com essa maquina por um loooooongo tempo sem ter que mexer nela

 

mas obrigado pela sugestão o/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
22 horas atrás, Foxwalt disse:

[...] O Freesync, por outro lado, é tecnologia proprietária da AMD e só funciona com as placas da respectiva empresa, sendo encontrado com mais facilidade e em monitores de menor valor.

 

FreeSync não é proprietário. Na parte do hardware, usa como base Adaptive-Sync, que faz parte do padrão VESA DisplayPort 1.2a+. Por que então os fabricantes de monitores não anunciam seus produtos sendo "Adaptive-Sync"? Porque no FreeSync a AMD coloca exigências maiores que os fabricantes de monitores precisam implementar para terem o selo. Contudo, o protocolo usado é o do padrão DisplayPort e, ao contrário do G-Sync da nVidia, não há pagamento de licença para usá-lo.

 

Portanto, nada impede que a nVidia implemente Adaptive-Sync em seu hardware. Como torço por padrões abertos, tomara que Adaptive-Sync/FreeSync vença.

 

Ver:

 

https://www.sweclockers.com/artikel/18798-intervju-amd-om-dynamiska-frekvenser-med-project-freesync/2#pagehead

 

https://www.vesa.org/news/vesa-adds-adaptive-sync-to-popular-displayport-video-standard/

 

https://en.wikipedia.org/wiki/DisplayPort#1.2a

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

@Foxwalt @Arthur Fernando @Marcos FRM Vcs já experimentaram o "fast sync" da NVIDIA? Chama-se "rápida" no painel de controle da placa, item sincronização vertical. Eu usava ele direto, sem vsync ligado, e funcionava muito bem. Bom dele é que não precisa de nenhum monitor com tecnologia específica para tirar o tearing com esse recurso. Até em TV comum eu testei (uma 4K que tenho) e funcionava muito bem.

 

Hoje eu tenho uma RX 580 8 GB e uso um monitor freesync. Ainda estou na dúvida, fazendo testes, para ver se uso apenas o freesync sem ativar junto o vsync, ou se preciso usar o freesync junto com o vsync.... não cheguei a uma conclusão ainda..... se alguém puder ajudar....

 

A impressão que me deu é que, em alguns jogos, o cara precisa usar o freesync JUNTO com o vsync para não ter tearing algum. Caso contrário, permanece DE LEVE um tearing, nada que atrapalhe, mas enfim, não some totalmente.

 

Só que, se é assim, qual a utilidade do freesync? Nesses jogos em que acontece isso, ao menos, seria inútil, não? Já que o vsync está ligado....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Diogo HF O Fast Sync eu não conheço. Minha placa (GTX 760) nem mesmo tem esse recurso...

 

O VSync remove tearing, mas cobra um preço elevado: se a placa não tiver performance suficiente para manter a mesma taxa de atualização do monitor a todo tempo, há quedas severas e stuttering. O FreeSync, além de corrigir o tearing, reduz o input lag e não tem o problema de performance do VSync, já que ele ajusta a taxa de atualização do monitor ao que a placa consegue entregar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Foxwalt disse:

@Diogo HF O Fast Sync eu não conheço. Minha placa (GTX 760) nem mesmo tem esse recurso...

 

O VSync remove tearing, mas cobra um preço elevado: se a placa não tiver performance suficiente para manter a mesma taxa de atualização do monitor a todo tempo, há quedas severas e stuttering. O FreeSync, além de corrigir o tearing, reduz o input lag e não tem o problema de performance do VSync, já que ele ajusta a taxa de atualização do monitor ao que a placa consegue entregar.

 

Um dia se tiver placa para fast sync testa, acho que vai curtir muito. Essa tecnologia é GRATUITA, não precisa de monitor com fast sync para usar. Apenas ter o recurso na placa. Talvez a sua seja mais antiga, aí não tenha. Não sei a partir de qual modelo a NVIDIA habilitou.

 

Então, você está dizendo que, na TEORIA, o freesync teria que ser usado sozinho, sem estar ativado junto o vsync, correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Diogo HF Minha próxima placa será AMD, comprei um monitor com Freesync. Portanto, acho que não poderei testar o Fast Sync...

 

5 minutos atrás, Diogo HF disse:

Então, você está dizendo que, na TEORIA, o freesync teria que ser usado sozinho, sem estar ativado junto o vsync, correto?

Isso depende.

 

image.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Foxwalt disse:

@Diogo HF Minha próxima placa será AMD, comprei um monitor com Freesync. Portanto, acho que não poderei testar o Fast Sync...

 

Isso depende.

 

image.png

 

No meu caso, considerando o hardware do meu PC, na TEORIA seria melhor deixar o vsync ligado juntamente com o freesync pelo jeito.

adicionado 50 minutos depois

@Foxwalt Uma última dúvida. Tanto faz habilitar o vsync no painel de controle da AMD ou dentro do jogo na parte do "vídeo"?

 

Pergunto porque, em alguns jogos, não há opção de vsync dentro do game. Poucos, mas existem. Aí seria mais vantagem deixar isso ajustado na própria placa mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/04/2018 às 21:19, Foxwalt disse:

@Diogo HF Se sua placa estiver com folga, pode deixar ligado. E pode ser no menu da placa de vídeo mesmo.

Sobre freesync e vsync, após muitos testes aqui, percebi que precisam ser usados CONJUNTAMENTE mesmo, sem limitar fps pelo Riva Turner. Apenas ativar freesync no monitor e placa e depois ativar o vsync junto diretamente dentro do jogo. Aí fica PERFEITO, sem tearing e muito fluído mesmo. Não deve ser usado apenas freesync. Precisa estar junto com o vsync.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...