Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

1 Servidor (AD, DHCP, etc) para varias VLANS em switches CISCO cascateados


Posts recomendados

Boa noite senhores, estou com o seguinte cenário e após diversas pesquisas ainda não consegui encontrar algo conclusivo, peço encarecidamente a ajuda de vossos cranios rsrsr.

Preciso reorganizar a rede do meu local de trabalho. Possuo 4 Switches cisco Catalyst 2960, um roteador cisco fornecido pela embratel (o qual não tenho acesso às configurações), e um servidor rodando Windows Server 2008 R2, que funciona como AD, DHCP, DNS  e Arquivos. O objetivo é criar nesses switches 4 vlans (adm, tec, oper e seg) de modo que nao "conversem" entre si mas que todos acessem o servidor e receba suas regras (pois todas as máquinas se utilizam dos seus serviços).
Ocorre que já somos uma sub-rede (ex. 10.20.30.0/24) portanto não será possivel criar sub redes para as vlans (como vi em alguns sites) so poderei trabalhar dentro desta faixa de ip mesmo. Também não é possivel colocar 4 placas de rede no servidor e/ou roteador. 

Pensei em colocar o servidor em uma porta Trunk (não sei como configuraria o servidor neste caso) ou colocar o servidor em uma vlan só para ele e configurar algum tipo de roteamento ou protocolo entre vlans, não sei exatamente qual o caminho.

 

Alguem poderia ajudar com esta situação?

 

desde já agradeço muito a atenção

 

grande abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...