Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
toni_fatec

chipset g41 com 8gb ddr2? pegatron ipm41 rev1.03 / pos-pig41ba / intel dg41cn

Recommended Posts

Estou arrumando um PC da Positivo que no momento não liga dando 2 bips curtos e 1 longo. Já fiz tudo menos trocar a memória e a fonte (farei entre hoje e amanhã). Até ai tudo bem, 90% que irá funcionar. Ela não tem vídeo offboard, e as antigas placas de modem e captura de TV já foram removidas.

A placa tem BIOS da Positivo POS-PIG41BA; porém o impresso nela é modelo PEGATRON IPM41 rev1.03 (não é o D3); e após horas de pesquisa vi que são clones da INTEL DG41CN.
O chipset G41 aceita até 8GB DDR2/DDR3 800/1066Mhz. O site da Intel diz que a placa dela (que é igual as outras) suporta 8GB DDR2 - No da Positivo só achei os driver através do SN, nada de manual ou BIOS. O site da PEGATRON não tem absolutamente nada mais....

A bios da Positivo não oferece nenhuma função de overclock. A da PEGATRON sim, e como a placa em si é dela quero, após consertar claro, atualizar para BIOS da PEGATRON,

1. Alguém tem ou consegue encontrar a BIOS da PEGATRON IPM41 rev1.03?
  2. A bios da DG41CN serve nela? Como atualizar sendo que a intel só disponibiliza um executável .exe e não a .ROM ?
  3. Algum relato de ser possível instalar 2 pentes de memória DDR2 4GB nesta placa-mãe ? Sendo que o chipset aceita e na intel diz que suporta (só tem 2 slots estas placas)

Pensei em 2 pentes como estes aquihttps://produto.mercadolivre.com.br/MLB-916258172-memoria-kembona-ddr2-4gb-1x4-800mhz-pc2-6400u-p-amd-intel-_JM

Segue a foto da placa que está comigo e das que me parecem idênticas:

PEGATRON_IPM41_rev1_03.thumb.jpg.030f93eb370bbea1376de592d365f017.jpg

POS-PIG41BA.thumb.jpg.5b33d4a7025c70cd2694cc097a1c11f3.jpg

INTEL_DG41CN.jpg.a4b7e94127a212be70cdac5b42699f3a.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Placa funcionando com a troca do pente de memória defeituoso.
    Porém está com a BIOS da Positivo pos-pig41bA, que além do logo durante o POST, não oferece nenhuma opção de overclock.
    Achei o arquivo .BIN original dela pro caso de alguém precisar (com logo Positivo)https://drive.google.com/file/d/0B_OhcV4eAfEmU3NqeG4xTjBpRDA/view

Porém quero uma BIOS que esteja desbloqueado o overclock por FSB, e que reconheça pentes de memória DDR2 4GB por slot.
    Como esta placa é idêntica à Intel INTEL DG41CN (que suporta oficialmente 2 x 4GB DDR2), encontrei a última versão com arquivos .exe e .BIO, da Intel, e pretendo por esta BIOS caso não ache da PCWARE/PEGATRON (não é a versão D3, a qual é idêntica mas usa DDR3).
    Bios atualizada da Intel: https://downloadcenter.intel.com/pt-br/download/19833/Atualiza-o-do-BIOS-CNG4110H-86A-?product=43798

Não estou sabendo como instalar a bios da Intel .BIO, alguém sabe ? O .exe só vai abrir em um Sistema Windows x86. E tem um arquivo .ITK também, o qual também nunca usei pra atualizar.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

cara se conseguiu ? uma bios atualizada pra essa placa ? to com ela junto com um xeon adptado pra 775 , precisso de uma bios porque talvez resolva umm problema dela , o outro slot de memoria B nao aceita nenhuma memoria , também to procurando, alias esse arquivoque você postou como instala ele ? é .bin , nao .rom pra usar no afudos

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Estava dando suporte à distância. Devo estar com a placa na bancada pra testes hoje à noite ou amanhã.

Enquanto isto, poderia me passar mais detalhes afim de que possamos ter sucesso e deixar aqui no fórum pra outros no futuro?

@Jhonatan Deni

Qual versão exata da sua placa-mãe escrito na própria placa (como nas fotos que postei) ?

A sua é:

PEGATRON / PCWARE IPM41 rev 1.03 ;

Positivo POS-PIG41BA;

Intel DG41CN;

Outra (qual, favor postar foto) ?

Qual BIOS está na sua?

Qual modelo do Xeon instalou? ele reconheceu como Xeon? Pode postar print do Cpuz mostrando os detalhes?

Qual pente de memória conseguiu instalar? É de 4GB DDR 2 800 / 1066 ?

Qual pente Não funcionou (tamanho, marca, modelo) ?

ANTES de tentar mudar sua BIOS mande aqui todos estes detalhes. 

Peço que use o AFUWIN / AFUDOS para salvar uma cópia da sua BIOS original e coloque aqui no fórum.

Provavelmente bastaria renomear a extensão de .BIN para .ROM . Mas, a bios .BIN que deixei é a versão da Positivo. Já a outra da Intel tem extensoes diferentes. Pelo que pesquisei Positivo e Intel não tem opção nenhum para overclock, mas no site da Intel afirmam suporte 8GB DDR2 (2 x 4GB 800MHZ).

Deixa sua Bios aqui pois pelo menos reconheceu seu Xeon. O legal da Intel é que tem um modo recovery pra caso a Bios fique corrimpida, mas de todas é a menos provável de aceitar Xeon 771 .

Quanto overclock que neles faz muita diferença o ideal seria uma BIOS de uma placa-mãe clone da MSI ou ECS que permita mudar o FSB.

Achei dois modelos parecidos porém nao identicos destas marcas, por isto nao postei.

O melhor é uma que reconheça os Xeons / Core 2 Quad + 8 GB DDR 2 800/1066 e pci-ex (a da Intel parece mais atualizada pra placas de video, mas nao dá pra por os microcodes, ainda assim pode ser que reconheça o Xeon como Core 2 Quad ou como Xeon mas sem algumas instruçôes como SSE4.1, vt-x, C1E, EIST... 

Contanto que funcione no clock/fsb/L2 cache máximo tá OK.

Por fim podemos fazer overclock com o SetFSB pelo Windows OU pelo BSEL mod para 1600 de FSB (muito provavelmente o chipset G41 suporta 1600 de FSB, meu G31 suporta...). O setfsb sobe memórias junto, já o bsel mod só o processador, o que se der certo pode ser mais estável.

Tô trabalhando nisto por curiosidade. Mas a maioria nã sabe que estes Xeon e Core 2 Quad com overclock chegam quase ao nivel de um i3/i5  e Fx 6300 e G4560

E com 8GB RAM acompanham até uma GTX 1060 3GB / RX 560 (vide videos no Youtube)

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente é muito curiosa essa placa , eu estou com a POS PIG41BA como esta descrito na bios no CPUZ , mas imprenso na placa-mãe , é a PEGATRON IMP41 REV 1.03 ddr2 , vi gente falando que o outro slot de algumas dessas sao ddr2/ddr3 (A,B), assim fica :5a1712d8bf548_Semttulo.thumb.jpg.2670b76ecd0e8d7a34eb1262b8592783.jpg

Contudo, ela nao precisou instalar os microcodes do xeon 775, já reconheceu automaticamente ,muito estranho... , mas to tendo um problemao com ela , to com um slot de 2gb de ram ddr2 667mhz , na (A)  no (B) nao funciona de jeito nenhum nenhuma memória, da um beep gigante 1 muito longo e 2 medios  sei que é problema que indica placa video , mas a minha estar normal GTX560, então to tentando achar uma bios dela também. uma que sirva , e ja posto os arquivos de bios.

adicionado 42 minutos depois

outra coisa também é que eu tinha uma IPM31 REV 1.03 se nao me engano da pcware , com chip g31 , usei este mesmo xeon E5420 também funcionou sem microcodes , fui colocar os microcodes atualizado nela e dps ela nao ligou mias condenei meu chip da bios agora so regravando , ai estou agora com essa ipm41.. tentei colocar o mesmo chip dessa 41 na 31 ,nao deu video , talvez por ser chips diferentes mas descrito no chip sao quase identicas MX25L... eu to quebrando a cabeça com isso .

IPM41 REV 1.03 DDR2 POS-PIGG41BA.rar

Editado por Jhonatan Deni
    • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Jhonatan Deni
    A sua é igual a que tenho aqui. Impresso  PEGATRON IMP41 REV 1.03 com bios da Positivo.

Trocar a BIOS não irá fazer funcionar o segundo slot de memória! Ambos são DDR2 nesta placa-mãe. Suponho fortemente em defeito eletrônico no Regulador de tensão na área dos slots de memória. A minha não está aceitando em nenhum dos dois slots, seu relato me deu uma luz, e assim que tiver tempo irei remover os Mosfets da área das memórias e dos chipsets também, tenho quase certeza de há algum com problema, e como a sua também bip (no segundo slot) a sua também deve ter um mosfet em curto.

Já que estragou a bios da IMP31 ao adicionar os microcodes nem tente por os mesmos na P41. Especialmente pois já reconheceu seu X5420 (só não vi o SSE4.1 nem vt-x, talvez este processador não os tenha, ou se tiver você não necessite).

O chip EEPROM que armazena a bios é idêntico sim, porém com programações diferentes, por isto sua P31 não ligou com o chip da bios da P41.

Creio que seja possível reprogramar seu chip da BIOS da p31 trocando ele de lugar com o da P41 com a mesma LIGADA (remover sem curto, por o outro, programar com a BIOS da placa p31, recolocar a bios original e desligar....). Daí tu coloca o chip com reprogramado com a BIOS original da p31 (antes dos microcodes) nela que deve funcionar. 
    Mas não estou certo deste procedimento pois nunca o fiz. é uma opção. pesquise bem antes de tentar pra não queimar a mobo que está funcionando.

Quero a BIOS original da PCWARE, parece ser o único com opção de overclock pra estas placas (positivo e intel não tem).
    No seu caso dá para fazer o BSEL mod pra 1600Mhz de FSB como já disse no próprio Xeon.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Normalmente os arquivos *.exe para atualização de BIOS, gravam uma imagem em um disquete ou pendrive, mas eu não tenho conhecimento da placa-mãe em questão aqui.

Não poderia este ser o caso?

Outra coisinha, reparei ali uma temperatura de 100° C no SYSTIN (screenshot do HWMonitor), imagino que seja só algum problema do sensor, correto?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

o pior é que deve ser esse mosfet mesmo mas como n tenho conhecimento em fazer a troca vou ter que deixar assim mesmo , e sim fiz o procedimento " hot swap bios" que é fazer a troca do chip bios na placa-mãe ligada , em que fiz na minha imp41, entrando no afudos e selecionando a rom da bios, aparece um erro "Rom file size error " obs: "com o chip a trocado claro " talvez nao de para fazer esse procedimento com placas diferentes ou o chip da minha ipm31 foi pro saco :C . bom se conseguir algo relacionando aqui pode postar @toni_fatec ,e outra coisa , instalei essa bios com o logo da positivo , com a esperança que ia mudar algo KKKKK só mudou o logo mesmo kkk.

adicionado 2 minutos depois

@Amanda Gonçalo realmente nao notei isso , pelo que parece no setup esta normal , deve ta bugado mesmo xeon da vida KKKK

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Jhonatan Deni Sua bios da P31 já está corrompida, então tenta novamente o hot swap bios pelo afudos utilizando os parâmetros para ignorar o id e o tamanho do arquivo .rom . Também pode tentar pelo AfuWin pelo Windows, o qual não sei se tem versão x64 (eu uso a versão x86 dando boot pelo Live CD do Hiren's, opção "Mini Windows XP" e funciona perfeitamente). Tem certeza de ter inserido o chip eeprom da bios na posição correta? Afinal ele tem 8 pernas e é passível de inserção ao contrário...

Sobre o segundo slot de memória você ainda está com sorte de funcionar o primeiro. Esta minha placa não está funcionando nenhum dos dois. Cheguei remover 1 por 1 dos mosfets próximos das memórias e dos chipsets, testei fora da mobo e estão todos bons, porém sem eles a placa liga e não dá os bips (claro que também não funciona, só gira os coolers), esquenda o processador, chipset sul, mas NÃO esquenta o chipset norte. As tensões (medidas com multimetro dos drenos dos fets) com a placa-mãe ligada bipando são: vCore: 1,27v; chipset norte: 1,1v; chipset sul: 1,25v; memórias: 1,78v..... (vou até abrir um tópico sobre isto na parte de eletrônica, só para tentar recuperar esta placa).

O erro apontado pela @Amanda Gonçalo é do sensor da placa-mãe, se quiser ter certeza de que não é devido ao Xeon basta instalar outro mais simples e verificar. 
    Tenho uma ECS G31T-M7 (ex STI com bios trocada com sucesso) apresenta valores errados pra CPU temp (acima de 200ºC); +12v (abaixo dos 9v, porém no multímetro mede corretamente 12,1v), dentre outras bizarrices. E utilizo um processador oficialmente suportado, o Q9550. [rodando @3.45Ghz | FSB em 406mhz (1624 Mhz efetivos, batendo no FSB wall); 5100 pontos no Passmark CPU 24/7]

Falando em over, a bios Positivo não tem opção nenhuma, né? Nem tenta a Intel, pois a mesma não dá suporte a overclock em nenhuma bios produzida por ela mesma.
    Que tal fazer o Bsel mod para 1600Mhz no Xeon X5420, algo assim:
    5733bcae941f6_correctpins.jpg.4f5c4e58a5

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post

@toni_fateceu coloquei o chip com a lua virada conforme o desenho imprenso na placa ipm31 , uma vez coloquei errado e eqsuentou muito então tirei rapidamente, vou procurar esse comando que ignore o tamanho , e nao essa bios da positivo nada de over , esse método bsel eu pesquisei bastante , funciona mesmo neste xeon ? E5420" so vi gente fazendo nos quad core QXXXX , e outros dual cores , vou tentar usa uma fita isolante como vi um topico ,  e um q9550 cara um processador OTIMOO um amigo meu tem em uma p5l da asus com suporte a over na bios , batento uns i5 da vida , sao porcessadores muito bom mas sao esquecidos.

tentei também dentro do windows usando o afuwin 32 , mesmo erro 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • É possível o Bsel mod nos 45nm Harpertown Xeon sim.
    Link de onde tirei aquela foto: https://linustechtips.com/main/topic/594645-harpertown-xeon-bsel-overclock-e5450/?tab=comments#comment-7731265

Aparentemente basta tampar 1 pino apenas. O que confunde é a maioria dos tutoriais atuais serem pros Core 2 Quad. Os mais antigos gloriosamente feitos em texto, infelizmente são de quase 10 anos atrás quando se postavam as fotos em "servidores de fotos", o que após alguns anos saíram do ar.

Já tentou usar o SetFSB com a PLL correta pra IPM41 ? Se subir por ele é bem provável que esta placa dê boot com o bsel mod também.

No meu, caso tenha tempo vou tentar aumentar a tensão do Vcore por pin mod dos 1,275v para 1,35v, só para testar se consigo subir o FSB ainda mais sem BSOD ou reboots aleatórios. No entanto pode ser fsb wall do chipset, o qual na ECS é impossível sequer mudar a tensão do north bridge.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

sim a tentei pelo setfsb nao tem a minha pll identica do cristal, mudando apenas os finais a tentei com todas possíveis quase identificas mas nenhuma sobe a frequência ,a fiz isso numa g41m7 subiu de boa pois tinha a pll correta , mas primeiro to tentando achar esse comando que pula esse bendito erro " rom file size incorrect " você sabe como ignorar esse ? já tentei o "/X " que só ignora o ID da rom no afudos, mas n do tamanho, e nao tem nada desse erro na internet to praticamente desistindo já.

EDIT: acabei de fazer o pino mod como na imagem . nao deu sinal de video tem certeza que é so esse pino ?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais