Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook - Terra - Energia - Choque


Posts recomendados

Boa tarde eletrônicos do Clube do Hardware, tenho um notebook que comprei faz uns 30 dias... quando liguei em tomada sem aterramento(dificilmente poderei usar meu notebook em tomadas aterradas sempre) e percebi que ele apresentou a carcaça energizada.... entrei em contato com suporte da ACER, eles por sua vez, realizaram testes com outros notebooks do mesmo modelo (segundo o técnico da ACER), e constataram que nesse notebook em especifico caso não seja usado terra, acontece realmente esse problema. Então eu achei um tomada aterrada e conectei para se certificar que o técnico estava correto, de fato o problema parou.

 

Minha duvida é:

 

Se eu utilizar por períodos de 5 horas a 8 horas no meu trabalho que não tem aterramento, posso danificar a máquina ? A energia as vezes da leves choques, nada muito forte que chegue a impedir o uso do notebook. Eu pensei em mandar para assistência, porém no manual está especificado que sem aterramento o problema pode realmente acontecer, e logo cheguei a conclusão que não tem nada para ser arrumado.

 

Essa energia na carcaça pode danificar o aparelho ??? Se eu manter a mão sobre a carcaça não sinto absolutamente nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Meu (meu) . de vista....

ABAAAAvncAF-18.jpg

Geralmente fontes têm um capacitor "entreterras" do secundário e primario. O qual até hoje acho-o perturbador sem saber sua real/necessária/obrigatória eficácia. Excetuando-se má qualidade do trafo/isolação e tal, ele é a causa do choquinho. A princípio não deve causar dano algum até porquê o fabricante está ciente disso. Só mesmo algum incômodo pra pessoas mais digamos ... sensíveis. Além do + pra uso digamos ... normal ... teclado e mouse são isolados.

 

Mas (sempre tem um mas) é tecnicamente possível alguém (tipo eu) não se sentir a vontade em conectar periféricos, programadores, interfaces, e afins na porta usb. Tal choquinho pode ser aplicado diretamente a um pino de algum mc o qual pode estar com digamos ... sensibilidade à flor da pele. Mas sem muita paranoia. Os pinos dos ci´s têm proteção. Mas se não precisar cotar com isso... melhor

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com exceção dos pequenos choques não há problema nenhum. 

Nunca tive notebook, mas usei durante anos computadores de mesa em tomadas sem aterramento. 

Como a carcaça desses aparelhos é de metal levei acabei levando vários choques, o que fez me dar a vontade de tirar os tais capacitores do aparelho. 

Até hoje eu também não entendi realmente pra que eles servem. Mas imagino que seja pra levar ruídos de certas frequências criadas pelos circuitos do próprio computador que estão ligados ao secundário da fonte. 

Somente este ano coloquei aterramento nas minhas tomadas e então coloquei os capacitores de volta. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...