Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tipos de Capacitores e Acoplamento em Amplificadores


DucKing

Posts recomendados

Boa tarde.

 

Existem diversos tipos de capacitores (eletrolítico, de cerâmica, papel, mica...). Eu gostaria de saber qual capacitor eu devo usar para cada aplicação. Qual critério devo usar para escolher?

Além disso, eu vi algumas vezes, esquemas de amplificadores com capacitores eletrolíticos no acoplamento. Por que capacitores eletrolíticos se o sinal é alternado e estes são polarizados?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DucKing , seja bem vindo ao clube dos loucos. Aqui não se discute a existência de pelo em ovo e quanto mais estuda, mais cabeludo o ovo fica.

O uso intenso do capacitor eletrolítico é simples: custo, grana, dim dim. São os mais baratos por uF. Como nada é perfeito, apresenta uma resistência série apreciável quando são de baixa tensão. O fato do sinal ser alternado não impede o uso de um capacitor polarizado. Pense bem: mesmo o que o sinal de entrada seja um AC puro, sem componente contínua, a base do primeiro transistor que recebe este sinal não está a zero volt, normalmente está a vários volts acima do zero. Dessa forma, coloca-se o positivo do capacitor na base do transistor e o negativo na recepção do sinal AC. Em toda a sua extensão, esse sinal AC sempre será de potencial inferior ao da base do transistor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Alguns de memória...fraca

-eletrolítico é pra quando precisa de altas capacitâncias

-cerâmica é pra uso em rf e em desacoplamento dc: entre vcc e gnd p.ex.

-styroflex é pra quando precisa de pouca variação com temperatura

-poliestireno é pra quando precisa pra vários ciclos de cargas e descargas rápidas

-poliester pra uso geral

-papel e mica... ainda existe isso?? me lembro de ter visto em rádio a válvula...

Se não quiser esperar que alguém confirme, confira no google. Aproveita também e faça a:

 

Tarefa:

pesquise e descubra o uso de capacitor tântalo, smd multicamadas. Compartilhe sem dar ctrl-c ctrl-v e nem links. Use suas palavras...

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...