Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Devo trocar a minha placa-mãe?


Posts recomendados

Bom, já fiz umas perguntas aqui a respeito sobre minha placa-mãe e até recomendação para uma nova, mas a questão é, devo trocar a placa-mãe ? Eu já to com tudo certo para pegar uma M5A78L-M PLUS/USB3 pra confortar meu phenom, agora a situação é, devo trocar ?! Essa placa é antiga, porém não ta com nada errado ao meu ver, como sou leigo nesse quesito, queria saber se o ''hypertransport clock''  faria alguma diferença, e o chipset dessa M5A78L me falaram que é adquado pros phenom, queria poder sanar essa dúvida. obrigado galera.

dsdsds.PNG

juuhu.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O HyperTransport é a velocidade do barramento que o processador utiliza para se comunicar com a placa-mãe, no Phenom II se estou bem lembrada, a velocidade do link do HyperTransport é de 2 GHz. Mas a velocidade do HyperTransport só afeta mesmo a largura de banda máxima na comunicação (tal como a velocidade desta comunicação) entre o processador e o chipset da placa-mãe.

 

Acredito que você possa ficar com a placa-mãe que está usando no momento, se ela lhe permite overclock e coisas do tipo (caso pretenda fazer), está ótimo, o investimento em uma placa-mãe nova se for apenas pela velocidade do HyperTransport, lhe trará ganhos ínfimos no desempenho, na ordem dos 1~3% ou até mesmo nenhum, na maioria dos cenários.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Amanda Gonçalo disse:

O HyperTransport é a velocidade do barramento que o processador utiliza para se comunicar com a placa-mãe, no Phenom II se estou bem lembrada, a velocidade do link do HyperTransport é de 2 GHz. Mas a velocidade do HyperTransport só afeta mesmo a largura de banda máxima na comunicação (tal como a velocidade desta comunicação) entre o processador e o chipset da placa-mãe.

 

Acredito que você possa ficar com a placa-mãe que está usando no momento, se ela lhe permite overclock e coisas do tipo (caso pretenda fazer), está ótimo, o investimento em uma placa-mãe nova se for apenas pela velocidade do HyperTransport, lhe trará ganhos ínfimos no desempenho, na ordem dos 1~3% ou até mesmo nenhum, na maioria dos cenários.

@Amanda Gonçalo E em questão ao chipset? essa placa não da pra overclocar :/ , eu pretendo deixar o meu phenom a  3.6@ ou 3.8@

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao chipset, o chipset da série 700 foi lançado com o Phenom II, então ele tira maior proveito de certos recursos do processador, como Split Power Planes, etc; mas a série anterior não tem problemas com o processador, desde que a fabricante da placa-mãe tenha liberado update de BIOS.

 

Mas já que você deseja fazer overclock, então vale o investimento em uma nova placa-mãe, só que pelo que vi em alguns fórums, a M5A78L-M não é muito boa para tal; a questão é, caberia uma placa-mãe com o chipset 970 no seu orçamento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Amanda Gonçalo disse:

Quanto ao chipset, o chipset da série 700 foi lançado com o Phenom II, então ele tira maior proveito de certos recursos do processador, como Split Power Planes, etc; mas a série anterior não tem problemas com o processador, desde que a fabricante da placa-mãe tenha liberado update de BIOS.

 

Mas já que você deseja fazer overclock, então vale o investimento em uma nova placa-mãe, só que pelo que vi em alguns fórums, a M5A78L-M não é muito boa para tal; a questão é, caberia uma placa-mãe com o chipset 970 no seu orçamento?

@Amanda Gonçalo Bom, não no momento, caso eu fique com essa placa, eu posso simplesmente pegar uma placa de video adquada e pronto ? porque o resto eu tenho fonte cx430 / 8gb 1333 / cooler t2 blizzard 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MarceloSouzaB1 Sim, por isso to aqui, porque segui seu conselho da M5A78

 

1 minuto atrás, MarceloSouzaB1 disse:

@arrebenta king conforme conversamos nesse tópico:

Reforçando: overclock seria melhor para chipset 970. Mas honestamente como te disse, não creio que vale a pena uma mobo desse preço pra esse processador.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pensei que a colega lá em cima tinha deixado claro, mas vou reforçar...

Hoje, não vale a pena esta troca. Equipamentos ultrapassados, só vai torrar grana de bobeira. Muito melhor gastar sua grana em placa de vídeo, que pode ser reaproveitada em futuro upgrade de plataforma. Ou/e em SSD por exemplo.

 

Não mexeria mais neste Phenom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Entendo, mais a questão é que esse Phenom tem um valor sentimental pra mim muito grande, sei que é bobeira , mais quem me deu ele nunca mais meda outro, sié que me entende, então não queria deixar morrer, mais se eu for ficar com essa placa, o que me recomendaria colocar ? ja tenho 8gb 1333 / CX 430 / COOLER T2 / HD 320 (tem uns 7 anos ) e uma 9800 GT 1GB , sei que o amigo@MarceloSouzaB1  me deu ótimas dicas, eu foquei nessa M5A78L-M PLUS pelo fato que ele me deu uma orientada, mais tudo bem, o que posso fazer então ?

34 minutos atrás, Phoenyx disse:

Pensei que a colega lá em cima tinha deixado claro, mas vou reforçar...

Hoje, não vale a pena esta troca. Equipamentos ultrapassados, só vai torrar grana de bobeira. Muito melhor gastar sua grana em placa de vídeo, que pode ser reaproveitada em futuro upgrade de plataforma. Ou/e em SSD por exemplo.

 

Não mexeria mais neste Phenom.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O micro é pra jogos? Troque a placa de vídeo! Uma 1050TI ou até mesmo uma 1060 6GB. Coloque um SSD de 240GB ou maior. Enfim, dá pra direcionar sua grana pra melhorar o micro sem gastar à toa. Todos estes itens você pode reaproveitar depois.

 

Quando for fazer um upgrade geral, aí tu emoldura este Phenom como lembrança e pronto!   xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx gostei do emoldurar kkk, tudo bem então, vou permanecer com essa placa e trocar outras coisas.

1 minuto atrás, Phoenyx disse:

O micro é pra jogos? Troque a placa de vídeo! Uma 1050TI ou até mesmo uma 1060 6GB. Coloque um SSD de 240GB ou maior. Enfim, dá pra direcionar sua grana pra melhorar o micro sem gastar à toa. Todos estes itens você pode reaproveitar depois.

 

Quando for fazer um upgrade geral, aí tu emoldura este Phenom como lembrança e pronto!   xD

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Penso no upgrade para uma 970 considerando a possibilidade de um FX futuramente, quem sabe 6300, 8320E ou mesmo o 8350. Mas como o pessoal disse em cima, o investimento em uma placa-mãe unicamente para o Phenom II não é algo muito proveitoso, visto que a placa em questão do chipset série 7xx não é muito boa pra overclocks.

 

Contudo, o fato do Phenom II X4 estar a 3.2 GHz dá uma margem boa de desempenho pra jogar ainda nos dias de hoje, e eu concordo com o pessoal acima, o investimento em uma GPU vai lhe trazer um ganho muito melhor de desempenho agora do que qualquer outra coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...