Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
arrebenta king

Devo trocar a minha placa-mãe?

Recommended Posts

Bom, já fiz umas perguntas aqui a respeito sobre minha placa-mãe e até recomendação para uma nova, mas a questão é, devo trocar a placa-mãe ? Eu já to com tudo certo para pegar uma M5A78L-M PLUS/USB3 pra confortar meu phenom, agora a situação é, devo trocar ?! Essa placa é antiga, porém não ta com nada errado ao meu ver, como sou leigo nesse quesito, queria saber se o ''hypertransport clock''  faria alguma diferença, e o chipset dessa M5A78L me falaram que é adquado pros phenom, queria poder sanar essa dúvida. obrigado galera.

dsdsds.PNG

juuhu.PNG

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O HyperTransport é a velocidade do barramento que o processador utiliza para se comunicar com a placa-mãe, no Phenom II se estou bem lembrada, a velocidade do link do HyperTransport é de 2 GHz. Mas a velocidade do HyperTransport só afeta mesmo a largura de banda máxima na comunicação (tal como a velocidade desta comunicação) entre o processador e o chipset da placa-mãe.

Acredito que você possa ficar com a placa-mãe que está usando no momento, se ela lhe permite overclock e coisas do tipo (caso pretenda fazer), está ótimo, o investimento em uma placa-mãe nova se for apenas pela velocidade do HyperTransport, lhe trará ganhos ínfimos no desempenho, na ordem dos 1~3% ou até mesmo nenhum, na maioria dos cenários.

• Amei 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 1 minuto atrás, Amanda Gonçalo disse:

O HyperTransport é a velocidade do barramento que o processador utiliza para se comunicar com a placa-mãe, no Phenom II se estou bem lembrada, a velocidade do link do HyperTransport é de 2 GHz. Mas a velocidade do HyperTransport só afeta mesmo a largura de banda máxima na comunicação (tal como a velocidade desta comunicação) entre o processador e o chipset da placa-mãe.

Acredito que você possa ficar com a placa-mãe que está usando no momento, se ela lhe permite overclock e coisas do tipo (caso pretenda fazer), está ótimo, o investimento em uma placa-mãe nova se for apenas pela velocidade do HyperTransport, lhe trará ganhos ínfimos no desempenho, na ordem dos 1~3% ou até mesmo nenhum, na maioria dos cenários.

@Amanda Gonçalo E em questão ao chipset? essa placa não da pra overclocar :/ , eu pretendo deixar o meu phenom a  3.6@ ou 3.8@

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto ao chipset, o chipset da série 700 foi lançado com o Phenom II, então ele tira maior proveito de certos recursos do processador, como Split Power Planes, etc; mas a série anterior não tem problemas com o processador, desde que a fabricante da placa-mãe tenha liberado update de BIOS.

Mas já que você deseja fazer overclock, então vale o investimento em uma nova placa-mãe, só que pelo que vi em alguns fórums, a M5A78L-M não é muito boa para tal; a questão é, caberia uma placa-mãe com o chipset 970 no seu orçamento?

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 4 minutos atrás, Amanda Gonçalo disse:

Quanto ao chipset, o chipset da série 700 foi lançado com o Phenom II, então ele tira maior proveito de certos recursos do processador, como Split Power Planes, etc; mas a série anterior não tem problemas com o processador, desde que a fabricante da placa-mãe tenha liberado update de BIOS.

Mas já que você deseja fazer overclock, então vale o investimento em uma nova placa-mãe, só que pelo que vi em alguns fórums, a M5A78L-M não é muito boa para tal; a questão é, caberia uma placa-mãe com o chipset 970 no seu orçamento?

@Amanda Gonçalo Bom, não no momento, caso eu fique com essa placa, eu posso simplesmente pegar uma placa de video adquada e pronto ? porque o resto eu tenho fonte cx430 / 8gb 1333 / cooler t2 blizzard 

Compartilhar este post

Link para o post

@arrebenta king conforme conversamos nesse tópico:

Reforçando: overclock seria melhor para chipset 970. Mas honestamente como te disse, não creio que vale a pena uma mobo desse preço pra esse processador.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @MarceloSouzaB1 Sim, por isso to aqui, porque segui seu conselho da M5A78

1 minuto atrás, MarceloSouzaB1 disse:

@arrebenta king conforme conversamos nesse tópico:

Reforçando: overclock seria melhor para chipset 970. Mas honestamente como te disse, não creio que vale a pena uma mobo desse preço pra esse processador.

Compartilhar este post

Link para o post

Pensei que a colega lá em cima tinha deixado claro, mas vou reforçar...

Hoje, não vale a pena esta troca. Equipamentos ultrapassados, só vai torrar grana de bobeira. Muito melhor gastar sua grana em placa de vídeo, que pode ser reaproveitada em futuro upgrade de plataforma. Ou/e em SSD por exemplo.

Não mexeria mais neste Phenom.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Phoenyx Entendo, mais a questão é que esse Phenom tem um valor sentimental pra mim muito grande, sei que é bobeira , mais quem me deu ele nunca mais meda outro, sié que me entende, então não queria deixar morrer, mais se eu for ficar com essa placa, o que me recomendaria colocar ? ja tenho 8gb 1333 / CX 430 / COOLER T2 / HD 320 (tem uns 7 anos ) e uma 9800 GT 1GB , sei que o amigo@MarceloSouzaB1  me deu ótimas dicas, eu foquei nessa M5A78L-M PLUS pelo fato que ele me deu uma orientada, mais tudo bem, o que posso fazer então ?

34 minutos atrás, Phoenyx disse:

Pensei que a colega lá em cima tinha deixado claro, mas vou reforçar...

Hoje, não vale a pena esta troca. Equipamentos ultrapassados, só vai torrar grana de bobeira. Muito melhor gastar sua grana em placa de vídeo, que pode ser reaproveitada em futuro upgrade de plataforma. Ou/e em SSD por exemplo.

Não mexeria mais neste Phenom.

Editado por arrebenta king

Compartilhar este post

Link para o post

O micro é pra jogos? Troque a placa de vídeo! Uma 1050TI ou até mesmo uma 1060 6GB. Coloque um SSD de 240GB ou maior. Enfim, dá pra direcionar sua grana pra melhorar o micro sem gastar à toa. Todos estes itens você pode reaproveitar depois.

Quando for fazer um upgrade geral, aí tu emoldura este Phenom como lembrança e pronto!   xD

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Phoenyx gostei do emoldurar kkk, tudo bem então, vou permanecer com essa placa e trocar outras coisas.

1 minuto atrás, Phoenyx disse:

O micro é pra jogos? Troque a placa de vídeo! Uma 1050TI ou até mesmo uma 1060 6GB. Coloque um SSD de 240GB ou maior. Enfim, dá pra direcionar sua grana pra melhorar o micro sem gastar à toa. Todos estes itens você pode reaproveitar depois.

Quando for fazer um upgrade geral, aí tu emoldura este Phenom como lembrança e pronto!   xD

Compartilhar este post

Link para o post

Penso no upgrade para uma 970 considerando a possibilidade de um FX futuramente, quem sabe 6300, 8320E ou mesmo o 8350. Mas como o pessoal disse em cima, o investimento em uma placa-mãe unicamente para o Phenom II não é algo muito proveitoso, visto que a placa em questão do chipset série 7xx não é muito boa pra overclocks.

Contudo, o fato do Phenom II X4 estar a 3.2 GHz dá uma margem boa de desempenho pra jogar ainda nos dias de hoje, e eu concordo com o pessoal acima, o investimento em uma GPU vai lhe trazer um ganho muito melhor de desempenho agora do que qualquer outra coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

@Amanda Gonçalo FX com os Ryzen e Intel 8ª geração a disposição é tiro no pé.

A não ser que ele vá casar com o Phenom, não vejo motivos para uma 970A.

Editado por Phoenyx

Compartilhar este post

Link para o post

@Phoenyx De fato, FX só pra sobrevida aproveitando componentes anteriores de uma máquina com AM3/AM3+

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais