Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Modem Sagemcom F@st 3284u + Roteador D'Link DIR-809 - Problema


Posts recomendados

Boa tarde à todos,

 

Em minha residência possuo 60MB de download e 6MB de upload com a operadora NET, assim, utilizo o cable modem Sagemcom F@st 3284u. Como quis melhorar a velocidade e o alcance do Wi-Fi, comprei um rotedor D'Link DIR-809 padrão AC. Como é o recomendado, coloquei o cable modem da NET no modo bridge e configurei o roteador como normalmente. Após isso, tudo perfeito tanto nos notebooks quanto nos celulares. Realizo testes pelo speedtest.net e consigo até 63MB de download e 6.50MB de upload pelo Wi-Fi. A navegação é excelente, carrego vídeos no YouTube instantaneamente, Instagram, torrents, entre outros.

 

Porém percebo que, em alguns aplicativos, as coisas carregam de forma lenta. Essa lentidão é perceptível em todos os celulares da residência em apps específicos, como no WhatsApp (enviar e receber mídia, carregar o status), na Google Play Store (todos app que eu decido atualizar ou baixar, levam pelo menos uns 40 segundos para aí sim iniciar o download).

 

Uma tentativa de solucionar o problema e que, de fato, solucionou, é seguir à risca o manual de instalação rápida do equipamento: não colocar o cable modem em bridge e conectar o roteador na porta no cable modem e configurar o DIR-809 normalmente.

 

Porém, eu gostaria de deixar o modem em bridge e, assim, ter o roteador tomando conta de tudo. O que poderia estar causando essa lentidão em situações tão específicas da navegação (mídias do WhatsApp e arquivos da Google Play Store)?

 

Agradeço desde já a atenção e a colaboração.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é... Aliás esse roteador diz em todos os lados da caixa que é preparado para IPV6. Dei uma olhada nos menus do roteador e do cable modem na tentativa de encontrar algo e me deparei com isso:

 

1.thumb.png.d032b160948d81fe6cddab4eb14f2057.png

 

2.thumb.png.5da0f58acb1238ae54622260d1f26ca9.png

 

Agora isso no cable modem:

3.thumb.png.f15a98fcaeaca7b83eb11f1fa992b8db.png

 

Observei nas configurações do celular que uso e acho que ele também está conectividade IPV6:

 Screenshot_20171120-145640.thumb.png.7178556271bb59410a5a2ff87aaa550b.png

 

Então uma possível solução é desativar o IPV6 pelo roteador, certo? Como faria isso?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim @ciro-mota, sei que não está, afinal, o problema está justamente em deixá-lo em bridge em conjunto com o DIR-809 como mencionei no início do tópico. Como o @Naldo Volpe mencionou, o problema provavelmente é a utilização de IPV4 e IPV6 de forma simultânea, sendo assim, gostaria de saber se há alguma forma de desabilitar o IPV6 no modem e/ou roteador (já tentei localizar por conta própria, sem sucesso).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...