Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Superaquecimento CPU/GPU, jogos falhando, recomendações?


Ir à solução Resolvido por Contiusa,

Posts recomendados

Olá muito boa noite :)! Aviso de cara que o tópico é longo (e ilustrado, rs), mas tentei trazer o máximo de informações importantes possível.

 

O pc já tá na velhice, guerreiro. Desde sua montagem (lá por 2009) só a memória foi trocada (há uns 3 anos).

 

Problema:

-Ocorre no jogo FFXIV e ocorreu uma vez enquanto assistia um vídeo no Youtube. Não testei outros jogos. Aleatório.

-Tela apaga (entra em modo economia de energia), o som desaparece, as luzes do mouse/teclado apagam, nenhum botão funciona, no entanto dentro do pc os fans continuam funcionando. Na última vez que o erro ocorreu (há 4 dias), o computador "voltou" sozinho depois de um minuto, e a luz vermelha CPU_LED na placa-mãe acendeu por um segundo. Deu a impressão de ser uma "mini reinicialização"?

-Não há artefatos no jogo/tela antes ou depois do erro.

 

Specs:

-Windows Home Premium x64

4xSCiRZ.jpg(Info do OCCT 4.5.1)

-GPU: AMD Radeon HD 5870, drivers do Catalyst 15.7.1

-Memória: Corsair Vengeance 8GB Dual Channel DDR3 1333MHz

-Fonte: Corsair TX750w

-HD: Seagate Barracuda 1.5tb 1500gb 7200rpm

-Processador com cooler stock

-2 Fans Corsair Af120, um na frente/baixo do gabinete puxando ar de fora, um atrás/cima jogando ar pra fora.

-Gabinete Cooler Master Elite 335

 

EwyJaB4.jpg

 

-Sistema formatado recentemente, o último erro ocorreu após a formatação.

-PC limpo, pastas térmicas (CPU/GPU) trocadas - Artic MX-4

 

Inicialmente suspeitei da GPU pois o bichinho já deu suas superaquecidas na vida. Mas baixei o MSI Afterburner e eventualmente o OCCT, Core Temp e MemTestx64.

Qual foi a surpresa de perceber que a CPU também não estava de bem com a vida (oh, jura? :D)!

 

-Sistema iniciado, sem programas extras abertos:

rUWv4b6.jpg

 

 

-Reiniciado, conferindo temperatura pela BIOS (a temperatura crescia de 0.5 em 0.5)

tvO3Vn1.jpg

 

 

-Teste de CPU no OCCT (parado manualmente):

oYLpNCF.jpg

 

 

-Teste de GPU no OCCT (parado manualmente):

DHRRBs7.jpg

 

 

-Jogo Saints Row The Third, parado na tela de config do display, cerca de 3 minutos

kNAKiti.jpg

 

-Não fiz testes longos de MemTest, apenas 40 minutos sem erros.

 

Por fim, a pergunta é: por onde eu começo? :(

Já limpei, já troquei a pasta, segui os tutoriais para evitar muito/pouca, a GPU eu já sei que está mais pra lá do que pra cá. Mas é certo dizer que o foco (provavelmente urgente) é um novo cooler, certo? E o gabinete? É de se repensar? "Money que é good nóis num have", então as mudanças precisarão ser um passo de cada vez, por isso gostaria de uma mão pra dar aquele toque no que é mais importante pegar primeiro e depois seguir uma lista, que provavelmente VAI existir, rs!

 

Muito obrigada pela atenção, e bom domingo/semana a todos!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Juli C. se a CPU está passando de 70ºC no BIOS, você pode ter instalado o cooler errado, ou ele está com presilhas quebradas, ou mal encaixadas, ou você está usando aquelas pastas "de ouro", "de prata", implastec e similares. Mas mesmo uma implastec não pode bater nos 70ºC no BIOS.

 

Qual é o processador?

 

As voltagens da fonte estão boas, mas o cooler da CPU só está rodando a 1300rpm. É para estar acima de 3000rpm. Habilite o Q-fan para ver como fica. Se não subir, o fan pode estar com problemas. Acho que com o Q-fan desabilitado ele teria que rodar no máximo.

 

Se você estiver usando pasta térmica de má qualidade e o fan estiver com defeito, vale mais a pena comprar um cooler, tipo Gammaxx 200T ou Blizzard T2. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Poxa, muito obrigada mesmo! Apesar de ir pesquisando informações, sempre tem uma coisa ou outra que dá aquela escapada até a gente ter mais conhecimento, eu nem pensei em "desconfiar" da velocidade da fan.

Ah, meu processador véinho é o i5 750!

Dei uma olhadinha e realmente, ele deveria estar além dos 2000 há tempos! Habilitei o Q-fan, cheguei até a colocar configurações manuais, mas ela não passou dessa rotação em nenhum momento! Não chegou aos 2000. Mal e mal chegou aos 1500 e só!

 

Lendo vários posts aqui (se não me engano alguns seus inclusive!) e visitando reviews acabei por pegar um CoolerMaster Hyper T4. Gostei do "encaixe" dele!

Instalei com muita facilidade, e olha só, o pc já está ficando na faixa dos 30 ao navegar na internet e no mesmo jogo (Saints Row The Third) ficou nos 50 graus mesmo deixando os gráficos no máximo!  (a temperatura ambiente tá aí nuns 25~30)

 

O encaixe plástico do cooler stock estava BEM ruim, então acho que já era hora de mandá-lo embora mesmo.

 

Abraços :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...