Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Juli C.

RESOLVIDO Superaquecimento CPU/GPU, jogos falhando, recomendações?

Recommended Posts

Olá muito boa noite :)! Aviso de cara que o tópico é longo (e ilustrado, rs), mas tentei trazer o máximo de informações importantes possível.

 

O pc já tá na velhice, guerreiro. Desde sua montagem (lá por 2009) só a memória foi trocada (há uns 3 anos).

 

Problema:

-Ocorre no jogo FFXIV e ocorreu uma vez enquanto assistia um vídeo no Youtube. Não testei outros jogos. Aleatório.

-Tela apaga (entra em modo economia de energia), o som desaparece, as luzes do mouse/teclado apagam, nenhum botão funciona, no entanto dentro do pc os fans continuam funcionando. Na última vez que o erro ocorreu (há 4 dias), o computador "voltou" sozinho depois de um minuto, e a luz vermelha CPU_LED na placa-mãe acendeu por um segundo. Deu a impressão de ser uma "mini reinicialização"?

-Não há artefatos no jogo/tela antes ou depois do erro.

 

Specs:

-Windows Home Premium x64

4xSCiRZ.jpg(Info do OCCT 4.5.1)

-GPU: AMD Radeon HD 5870, drivers do Catalyst 15.7.1

-Memória: Corsair Vengeance 8GB Dual Channel DDR3 1333MHz

-Fonte: Corsair TX750w

-HD: Seagate Barracuda 1.5tb 1500gb 7200rpm

-Processador com cooler stock

-2 Fans Corsair Af120, um na frente/baixo do gabinete puxando ar de fora, um atrás/cima jogando ar pra fora.

-Gabinete Cooler Master Elite 335

 

EwyJaB4.jpg

 

-Sistema formatado recentemente, o último erro ocorreu após a formatação.

-PC limpo, pastas térmicas (CPU/GPU) trocadas - Artic MX-4

 

Inicialmente suspeitei da GPU pois o bichinho já deu suas superaquecidas na vida. Mas baixei o MSI Afterburner e eventualmente o OCCT, Core Temp e MemTestx64.

Qual foi a surpresa de perceber que a CPU também não estava de bem com a vida (oh, jura? :D)!

 

-Sistema iniciado, sem programas extras abertos:

rUWv4b6.jpg

 

 

-Reiniciado, conferindo temperatura pela BIOS (a temperatura crescia de 0.5 em 0.5)

tvO3Vn1.jpg

 

 

-Teste de CPU no OCCT (parado manualmente):

oYLpNCF.jpg

 

 

-Teste de GPU no OCCT (parado manualmente):

DHRRBs7.jpg

 

 

-Jogo Saints Row The Third, parado na tela de config do display, cerca de 3 minutos

kNAKiti.jpg

 

-Não fiz testes longos de MemTest, apenas 40 minutos sem erros.

 

Por fim, a pergunta é: por onde eu começo? :(

Já limpei, já troquei a pasta, segui os tutoriais para evitar muito/pouca, a GPU eu já sei que está mais pra lá do que pra cá. Mas é certo dizer que o foco (provavelmente urgente) é um novo cooler, certo? E o gabinete? É de se repensar? "Money que é good nóis num have", então as mudanças precisarão ser um passo de cada vez, por isso gostaria de uma mão pra dar aquele toque no que é mais importante pegar primeiro e depois seguir uma lista, que provavelmente VAI existir, rs!

 

Muito obrigada pela atenção, e bom domingo/semana a todos!

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Juli C. se a CPU está passando de 70ºC no BIOS, você pode ter instalado o cooler errado, ou ele está com presilhas quebradas, ou mal encaixadas, ou você está usando aquelas pastas "de ouro", "de prata", implastec e similares. Mas mesmo uma implastec não pode bater nos 70ºC no BIOS.

 

Qual é o processador?

 

As voltagens da fonte estão boas, mas o cooler da CPU só está rodando a 1300rpm. É para estar acima de 3000rpm. Habilite o Q-fan para ver como fica. Se não subir, o fan pode estar com problemas. Acho que com o Q-fan desabilitado ele teria que rodar no máximo.

 

Se você estiver usando pasta térmica de má qualidade e o fan estiver com defeito, vale mais a pena comprar um cooler, tipo Gammaxx 200T ou Blizzard T2. 

Editado por Contiusa
  • Obrigado 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • @Contiusa Poxa, muito obrigada mesmo! Apesar de ir pesquisando informações, sempre tem uma coisa ou outra que dá aquela escapada até a gente ter mais conhecimento, eu nem pensei em "desconfiar" da velocidade da fan.

    Ah, meu processador véinho é o i5 750!

    Dei uma olhadinha e realmente, ele deveria estar além dos 2000 há tempos! Habilitei o Q-fan, cheguei até a colocar configurações manuais, mas ela não passou dessa rotação em nenhum momento! Não chegou aos 2000. Mal e mal chegou aos 1500 e só!

     

    Lendo vários posts aqui (se não me engano alguns seus inclusive!) e visitando reviews acabei por pegar um CoolerMaster Hyper T4. Gostei do "encaixe" dele!

    Instalei com muita facilidade, e olha só, o pc já está ficando na faixa dos 30 ao navegar na internet e no mesmo jogo (Saints Row The Third) ficou nos 50 graus mesmo deixando os gráficos no máximo!  (a temperatura ambiente tá aí nuns 25~30)

     

    O encaixe plástico do cooler stock estava BEM ruim, então acho que já era hora de mandá-lo embora mesmo.

     

    Abraços :D

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×