Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte simples para PC gamer ?


Ir à solução Resolvido por MarceloSouzaB1,

Posts recomendados

Galera eu to com uma dúvida aqui sobre fontes, eu tava negociando com um cara aqui pra vender uma fonte que pudesse suprir as minhas especificações e ele me falou que estava com uma fonte(que não sei o modelo)AKASA 500W (Não é 80PLUS) aqui a minha especificação :

 

Processador : i5 2400 3.1Ghz

Memória ram : 10gb ddr3 1333mhz

hd : 500gb sata

Placa de vídeo : r9 270 core edition

 

e tenho as seguintes perguntas:

1 - por não ser 80plus essa fonte pode prejudicar meu pc ou algo parecido ?

2 - a minha placa de video rodaria em uma fonte akasa 500w ?

 

desde já agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Existe um modelo chamado Akasa viper 500w mas que é 80 plus, e essa que não é 80 plus, eu pelo menos não conheço, então não recomendo muito ir na onda. Quem souber mais dessa fonte pode te dar um feedback mais detalhado.

 

80 PLUS é só uma certificação de eficiencia com energia, que garante ao minimo 80% de eficiencia com a energia consumida, porém, nunca foi sinal de qualidade, a XIGMATEK está aí como prova disso, uma fonte péssima com 80 plus.

 

Te recomendo fontes de marca XFX, Corsair ou PcYES. Uma CX450w já está boa pra esse sistema.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Davi Araujo disse:

Galera eu to com uma dúvida aqui sobre fontes, eu tava negociando com um cara aqui pra vender uma fonte que pudesse suprir as minhas especificações e ele me falou que estava com uma fonte(que não sei o modelo)AKASA 500W (Não é 80PLUS) aqui a minha especificação :

 

Processador : i5 2400 3.1Ghz

Memória ram : 10gb ddr3 1333mhz

hd : 500gb sata

Placa de vídeo : r9 270 core edition

 

e tenho as seguintes perguntas:

1 - por não ser 80plus essa fonte pode prejudicar meu pc ou algo parecido ?

2 - a minha placa de video rodaria em uma fonte akasa 500w ?

 

desde já agradeço

1 - Não prejudica por não ser 80+, nem mesmo se a eficiência estiver baixa.
2 - Sua placa de vídeo rodaria sim numa Akasa 500w


Por qual valor te ofereceram esta fonte Akasa ?

Sua 270 core edition tem 1 ou 2 conectores pci-e de energia?

 

Por ser usada (componentes envelhecem), não ter certificação 80+ creio que valha uns R$100, acima deste valor tem fontes novas que claro não são 100% recomendadas. As que o pessoal recomenda custam mais de 200 novas...

 

Já tive uma Akasa e era muito boa. Está que o colega postou que foi testada fornecendo 390W e 29A em 12V teve eficiência de aproximadamente 82,5%.
Citei 390 Watts pois acabei de simular o consumo do seu PC no site da OuterVision e, considerando carga de 100% em todos os componentes ao mesmo tempo o consumo máximo seria deste valor.

Agora veja que a tal fonte testada conseguiu oferecer 625 Watts com 45A nos 12V no teste de sobrecarga (com baixa eficiência, mas ainda dentro dos valores de tensão e ripple permitidos pela especificação ATX).

 

Não duvido que esta fonte aguente um i7-3770k com overclock e duas R9 270 em CrossFire... (puxaria uns 640 watts)

Segue relatório do site:

 

OuterVision PSU Calculator part list

Motherboard: Desktop
CPU: 1 x Intel Core i5-2400 3100 MHz Sandy Bridge
CPU Speed: 3100MHz
CPU Vcore: 1.3V
Memory: 2 x 4GB DDR3 Module
Memory: 2 x 1GB DDR3 Module
Video Card Set 1: 1 x AMD Radeon R9 270
Core Clock: 900MHz
Memory Clock: 1400MHz
Storage: 1 x SATA 7.2K RPM
Optical Drive: 1 x DVD-RW/DVD+RW Drive
Keyboard: 1 x Standard Keyboard
Mouse: 1 x Standard Mouse
Fan: 2 x 120mm
Computer Utilization: 8 hours per day
Gaming/Video Editing/3D Rendering Time: 4 hours per day

Load Wattage: 390W
Recommended Wattage: 440W
Amperage: +3.3V: 9.3A, +5V: 11.7A, +12V: 29.2A
Generated by OuterVision PSU Calculator 2017-11-19 09:17:58

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, toni_fatec disse:

1 - Não prejudica por não ser 80+, nem mesmo se a eficiência estiver baixa.
2 - Sua placa de vídeo rodaria sim numa Akasa 500w


Por qual valor te ofereceram esta fonte Akasa ?

Sua 270 core edition tem 1 ou 2 conectores pci-e de energia?

 

Por ser usada (componentes envelhecem), não ter certificação 80+ creio que valha uns R$100, acima deste valor tem fontes novas que claro não são 100% recomendadas. As que o pessoal recomenda custam mais de 200 novas...

 

Já tive uma Akasa e era muito boa. Está que o colega postou que foi testada fornecendo 390W e 29A em 12V teve eficiência de aproximadamente 82,5%.
Citei 390 Watts pois acabei de simular o consumo do seu PC no site da OuterVision e, considerando carga de 100% em todos os componentes ao mesmo tempo o consumo máximo seria deste valor.

Agora veja que a tal fonte testada conseguiu oferecer 625 Watts com 45A nos 12V no teste de sobrecarga (com baixa eficiência, mas ainda dentro dos valores de tensão e ripple permitidos pela especificação ATX).

 

Não duvido que esta fonte aguente um i7-3770k com overclock e duas R9 270 em CrossFire... (puxaria uns 640 watts)

Segue relatório do site:

 

OuterVision PSU Calculator part list

Motherboard: Desktop
CPU: 1 x Intel Core i5-2400 3100 MHz Sandy Bridge
CPU Speed: 3100MHz
CPU Vcore: 1.3V
Memory: 2 x 4GB DDR3 Module
Memory: 2 x 1GB DDR3 Module
Video Card Set 1: 1 x AMD Radeon R9 270
Core Clock: 900MHz
Memory Clock: 1400MHz
Storage: 1 x SATA 7.2K RPM
Optical Drive: 1 x DVD-RW/DVD+RW Drive
Keyboard: 1 x Standard Keyboard
Mouse: 1 x Standard Mouse
Fan: 2 x 120mm
Computer Utilization: 8 hours per day
Gaming/Video Editing/3D Rendering Time: 4 hours per day

Load Wattage: 390W
Recommended Wattage: 440W
Amperage: +3.3V: 9.3A, +5V: 11.7A, +12V: 29.2A
Generated by OuterVision PSU Calculator 2017-11-19 09:17:58

@toni_fatec Eu tinha experimentado essa placa de vídeo em uma fonte c3tech dsa500ve que diz ter 500w mas na verdade oferece 440 w e meu pc iniciou mas nao bipou nem deu video pela placa, sendo que a ventoinha girava normalmente e etc, ja tinha feito o clear cmos e nada, so bipava e iniciava quando tirava ela(sendo que ela está funcionando normal pois a testei em outro pc) acredito ser problema da fonte mesmo por isso estou querendo trocar por uma "meia-boca" so para aguentar enquanto pago uma melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Davi Araujo disse:

@toni_fatec Eu tinha experimentado essa placa de vídeo em uma fonte c3tech dsa500ve que diz ter 500w mas na verdade oferece 440 w e meu pc iniciou mas nao bipou nem deu video pela placa, sendo que a ventoinha girava normalmente e etc, ja tinha feito o clear cmos e nada, so bipava e iniciava quando tirava ela(sendo que ela está funcionando normal pois a testei em outro pc) acredito ser problema da fonte mesmo por isso estou querendo trocar por uma "meia-boca" so para aguentar enquanto pago uma melhor.

Qual modelo da sua placa-mãe?

Sua placa de vídeo tem quantos conectores de energia??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Suponho que você tenha conectado o cabo pci-e 6 pinos da sua fonte atual na sua R9 270, né?

 

Faça um teste: Reinstale a placa de vídeo, porém MANTENHA o cabo de vídeo do seu monitor ligado na placa de vídeo on-board. Apenas instale a placa no slot pci-e x16 e conecte o conector de energia auxiliar da sua fonte na placa de video para que ela ligue normalmente.

SE aparecer vídeo pela on-board mesmo com ela ligada na placa-mãe, então ela não está sendo reconhecida OU o SETUP da bios da sua Lenovo não está configurada para utilizar placa de vídeo pci-ex offboard.


SE não aparecer vídeo pela on-board, portanto a placa-mãe foi impedida de iniciar corretamente. Isto pode ser sim uma questão de energia elétrica, o que acho pouco provável ser culpa da sua fonte, pelo que me disse ela fornece uns 440 Watts reais, o que pelo calculo que fiz no site é mais do que suficiente para fazer a máquina não apenas ligar, mas também funcionar à 100% de carga (em testes de estresse de cpu e vga ao mesmo tempo, em jogos não passa de 90%, e uso básico fica nuns 60% no máximo).

 

Se após o teste não aparecer vídeo, não bipar, então entre no SETUP da sua bios e procure algo relacionado a "Inicializar display primeiro por: Pci-ex", selecione isto, salve e reinicie.
Desligue. Instale a placa de vídeo novamente. Desta vez com o cabo de vídeo na placa de vídeo off board (afinal terá configurado no SETUP para sair vídeo por ela).

 

Se nem isto der certo, pode ser necessário atualizar sua BIOS. Depois testar com outra fonte potente. E na pior hipótese trocar de placa-mãe. (estou considerando que tu testou a r9 noutro setup e funcionou perfeitamente mesmo forçando num jogo pesado etc).

 

poste os resultados e fotos do setup da sua BIOS @Davi Araujo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@toni_fatec

Eu fiz alguns testes que você mencionou e tenho os resultados

 

1° Quando eu conecto a placa de vídeo na placa-mãe e conecto o cabo auxiliar, não bipa e nem dá video, tanto na onboard quanto na offboard

2° Eu fiz como você falou de configurar a BIOS para aceitar pci e porém ela não dá video mesmo assim

3° O que me resta é atualizar a BIOS e testar com uma fonte melhor pois eu testei a placa em um pc de um amigo meu e a mesma rodou certinho

 

Só por curiosidade eu deixei somente a placa-mãe e o cabo auxiliar da placa de video conectada com ela conectada também na placa-mãe(não liguei hd ou drives óticos) e o resultado foi que pelo que eu vi a placa-mãe e a placa de vídeo ficavam reiniciando e isso durou até eu desligar o pc (não deu video e nem bipou também)

 

Eu queria saber se dava para tirar algumas conclusões com o que eu postei aqui, o resto eu vou fazer amanhã mais tranquilo desde já agradeço

 

Eu queria saber se essa gambiarra que eu fiz influenciaria também no problema meu (print)

fb42e504f793f3824b33c2edbde0ffd9.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É bom atualizar a bios, e para isto olhar o modelo da placa-mãe e versão do pcb escritos na própria placa-mãe, além do modelo que aparece no cpuz. Se o gabinete for original desta placa-mãe ele deve ter um número de série, e o mesmo pode ser usado no site da Lenovo para achar com exatidão a bios exata para seu modelo.
Numa pesquisa só pelo código do cpuz achei uma bios com data de 2014.

Normalmente reduzir a rotação dos coolers não afetaria em nada. Mas em se tratando de computador pronto da lenovo/dell/hp não dúvido que haja algum sensor que identifique que uma ventoinha esteja muito lenta, e não ligue a placa-mãe pensando que poderia queima-la. 
De qualquer forma como funciona sem a placa de vídeo, isto não deveria mudar com a mesma. Se a fonte tem ventoinha auto ajustável pode ser que ela queira acelerar a ventoinha interna dela, e monitore o rpm da mesma. Você alterou o cooler da fonte também? 

 

Se tiver como montar uma fonte emprestada só para testar sua cpu será ótimo. Em especial se for com a mesma fonte deste computador que você citou no qual a r9 270 funciona. 

Atualizar a bios não vai atrapalhar, mas tem que ter absoluta certeza do modelo, da forma de fazer nesta placa-mãe e a energia claro não pode cair na hora.

 

Em tempo, no link que mandou sendo da sua placa-mãe diz que é pci-e x16 v1.0. Mas até onde sei placas de vídeo v2 e v3 são retro compatíveis com a v1.0.

 

Mais uma dica, se puder utilizar limpa contatos elétricos nos slots pci-e da mobo pode ajudar (tem que esperar quase 1 hora para evaporar bem com tudo desligado).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@toni_fatec Eu acho que encontrei o problema, parece ser da mobo pois ela é uma thinkcentre antiga e não reconhece as placa de vídeo amd atuais, eu devia ter pegue uma nvidia so para confirmar rs, mas é assim mesmo acho que vou acabar trocando ela, valeu pela ajuda cara

adicionado 0 minutos depois

Só pra confirmar eu botei outra fonte de 500w e não rodou nada

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...