Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ordem dos fios em placa lógica de teclado


Weards

Posts recomendados

Eu tenho um teclado da Integris. Ontem o teclado parou de funcionar comigo usando ele, eu abri e vi que os fios conectados a placa lógica estavam soltos.

Nessa placa tem os indicadores D-, D+, G e V. Os fios vindos do cabo são de cores vermelho, branco, verde e azul.

Eu tentei soldar na ordem D- verde, D+ branco, G azul e V vermelho, não funcionou. Achei outro tópico na internet em que D- era branco e D+ era verde, também não funcionou.

As duas tentativas podem ter queimado essa placa lógica ou é somente a ordem errada?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já liguei errado e não queimou, a corrente é limitada por circuitos eletrônicos ou resistores.

Essas cores não seguem um padrão, o jeito é testar com o multímetro.

Procure o esquema do conector na Internet (esse sim é padrão) e meça cada fio pra descobrir a ordem certa.

Se não tiver um multímetro arranje um emprestado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O teste consiste em saber qual fio vai para cada pino do conector. 

É só encostar uma ponta do multímetro num fio e encontrar a outra ponta no conector, faça isso com os quatro fios e anote num papel. 

Quando achar o fio que está ligado a resistência medida é zero. 

Então procure no google a imagem de um conector USB macho e vai encontrar as indicações V+, D+, D- e GND é um padrão. Faça a relação com as cores que encontrou e ligue corretamente ao seu teclado. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Palpite: Não seria mais simples, desconectar os fios da placa, decapa-los, então ligar na USB e procurar pelos fios de 5V com multímetro? Achando a alimentação e polaridade, posteriormente você terá três possibilidades:

  1. Ok;

  2. Inverter;

  3. Elvis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, [Daniel] disse:

Palpite: Não seria mais simples, desconectar os fios da placa, decapa-los, então ligar na USB e procurar pelos fios de 5V com multímetro? Achando a alimentação e polaridade, posteriormente você terá três possibilidades:

 

  1. Ok;

     

  2. Inverter;

     

  3. Elvis.

     

 

O problema é que nos fios de dados também sai 5V, então vai causar confusão do mesmo jeito. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, tenho que concordar, mas para contornar isto basta colocar uma carga. Fiz um teste prático adicionando 4 resistores de 10K, com isso consegui encontrar os pinos de alimentação e dados, faltou apenas definir quem é D+ e D-.

 

P_20171122_154020.jpg.0a7895f16417a0657396e90c7610eaf6.jpg

P_20171122_154036.jpg.da93e7259103b8f4c9a172dbe85a51ad.jpg

P_20171122_154053.jpg.6c52ce7dd49e593f1c4b8523198feaa8.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...