Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Migração servidor e domínio simultaneamente


Posts recomendados

Olá, tenho o seguinte cenário com qual estou enfrentando problema:

Na empresa possuímos um WS2008R2 com um domínio xxxx.com.br  e eu preciso migrar esse servidor para um WS2016 com um domínio yyyy.com.br, a ideia inicial é migrar de uma maneira que os usuários não percam os dados (os dados dos usuários são armazenados nos computadores que utilizam), também temos um servidor de DHCP e DNS interno

Os problemas que eu encontro são:

1º não consigo fazer os computadores encontrarem a rede do domínio yyyy.com.br (no WS2008R2 tem um registro dns para yyyy.com.br, pode ser isso?) quando eu tento registrar o computador ele da um erro de que "não foi possível contactar o controlador do AD DC para yyyy.com.br".

2º tentei fazer um teste colocando uma pasta compartilhada no WS2016, ele enxerga os computadores da rede xxxx.com.br mas os computadores da xxxx.com.br não enxergam ele.

Enfim, é possível realizar essa migração simultânea?

Se eu migrar tudo para o WS2016 e depois migrar o domínio os usuários vão perder os dados salvos? (documentos, configuração do outlook, favoritos dos browsers, etc).

Para migrar tudo para o WS2016, posso fazer direto ou preciso seguir a rota WS2008R2 -> WS2012 -> WS2016?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você já tentou mudar o endereço do DNS nas estações de trabalho?

Mude o endereço de DNS que está do servidor xxxx.com.br para o endereço do yyyy.com.br e teste, mas não sei se é possível fazer umas transferência assim sem ter que reconfigura as contas.

 

Já fiz está mudança de WS2000 com o dominio xxxx.com.br para um Samba 4 em Debian 8.0 com o mesmo dominio xxxx.com.br e tive que reconfigurar todos os usuários.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Henri Azevedo disse:

Você já tentou mudar o endereço do DNS nas estações de trabalho?

Mude o endereço de DNS que está do servidor xxxx.com.br para o endereço do yyyy.com.br e teste, mas não sei se é possível fazer umas transferência assim sem ter que reconfigura as contas.

 

Já fiz está mudança de WS2000 com o dominio xxxx.com.br para um Samba 4 em Debian 8.0 com o mesmo dominio xxxx.com.br e tive que reconfigurar todos os usuários.

Sim já tentei mas ele não reconhece, tipo, eu configuro o ip da estação manualmente e como servidor DNS coloco apenas o que possui o domínio yyyy.com.br, porém na hora de mudar o domínio ele diz que não foi possível contatar o active directory... :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Se você quiser manter o mesmo domínio e configurações faça o seguinte.

 

1º suba o server 2016 em um servidor a parte, inclua ele no domínio e promova-o para controlador de domínio (dcpromo.exe).

 

2º Em todos os computadores do domínio, você pode ir nas propriedades do adaptador ethernet e definir os servidores DNS manualmente (no caso você coloca o IP do server2008 e server2016). Ou talvez você pode pesquisar por uma GPO que faça isso de maneira automática para você (assim é possível configurar múltiplos servidores DNS caso queira).

Obs.: essa parte de DNS nunca mexi então não sei ajudar.

 

3º Apenas tire o cabo de rede do server2008 para deixar ele offline, pegue uma máquina que esteja formatada e tente incluir ela no domínio, se der certo significa que voce tem 2 servidores AD ( o 2008 e 2016) e que ambos são redundantes.

Boas práticas do mercado: sempre tenha 2 servidores AD em funcionamento em sua empresa, ter apenas 1 servidor AD = não ter nenhum .

 

4º Se você quiser desativar o server2008 para ele não atuar mais como AD, use a ferramente dcpromo.exe e na GPO que define o DNS nos computadores, remova esse servidor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...