Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TL-Smoother, como funciona? (addon para impressora 3D)


ChicoDaRave

Posts recomendados

Prezados, acabo de esbarrar com esse módulo, ele promete melhorar o funcionamento dos motores da impressora 3D dando assim um resultado melhor na impressão.

A saída do driver vai ligado de um lado e do outro o motor de passo bipolar.

PENSO que ele funcione como diodos de flyback para os motores, cortando o rebote, mas ainda não consegui entender como esse circuito funciona, alguém poderia tentar me explicar?

Agradeço muito!

 

Segue foto do módulo e de 2 circuitos que encontrei, notei que alguns modelos de módulo tem 4 diodos e outros tem 8.

Free-shipping-TL-Smoother-new-kit-addon-module-for-3D-printer-motor-drivers.jpg

08.jpg

unnamed.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola,

 

Uma explicação superficial :   Os motores de passo funcionam com inúmeras inversões de rotação e paradas  por minuto , e isso  causa ruído e vibração dependendo da velocidade aplicada.

 

O uso desses smoothers em motores de passo é apenas para 'amortecer' o funcionamento,  mas não para melhorar a resolução do que se esteja imprimindo ( apesar dos fabricantes de smoothers prometerem isso )

 

Existem motores de passo com 2 , 3, 4 ou 5 fases, as impressoras mais antigas normalmente possuiam motores de 2 fases ( menor precisão )  e o uso do smoother consegue suavizar o desenho, mas não melhorar a precisão dos detalhes.

 

Caso seja esse o seu intento recomendo verificar qual tipo de motor existe na sua impressora, e se for o caso colocar um motor de 5 fases que dispensa o smoother .

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço as respostas, mas eu queria saber é como funciona a fundo, dentro do módulo pois eu bati bastante cabeça e não consegui entender, tudo o que vejo são diodos em série com o motor que só faria a tensão cair, não consigo ver como isso poderia melhorar nada, nem mesmo eliminar o rebote.

 

Daniel, isso dai é papo de vendedor, esses gráficos nem mesmo fazem sentido, observa, se são 2 diodos em série deveria ter uma queda de NO MÍNIMO 1v, chutando MUITO baixo, os gráficos estão com a mesma tensão... ou eu deixei passar algo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você observar com atenção, os gráficos ativos (violeta e amarelo) apresentam dados de corrente, em ambos os casos a corrente é a mesma. Veja que o valor médio é idêntico, mas se comparar o antes e depois (before/after) verá que há uma melhoria na qualidade do sinal.

 

Esses drivers comuns ai com TBxxxx da vida, mais vendidos, são drivers de micro-passo. Para se conseguir mais passos por revolução do que o motor pode oferecer e para que com isso consiga aumentar a precisão podemos injetar sinais senoidais com fases defasadas, desta forma incrementa-se a quantidade de passos em uma volta do eixo, ou falando de outra forma, conseguem dividir um passo de 1,8º em mais partes.

 

img_049.png.3a650d00b6056acabe5b50760845eed3.png

 

Sabemos que as duas bobinas trabalhando energizadas em diferentes níveis posicionam o eixo do motor em cada micro passo, o que acontece é que quanto maior a distorção do sinal menor será a linearidade de resposta, nesse caso nem todos os passos ficarão do mesmo tamanho ou comprimento. Não acho que em uma fresa isso seja tão perceptível como em um desenho 3D onde existem muito mais variáveis que podem interferir no resultado final, como por exemplo o tamanho das cabeças de gravação e de suas respectivas ferramentas por exemplo.

 

O circuito com os diodos é responsável por fazer o bloqueio. Veja esse vídeo onde o rapaz explica o funcionamento exemplificando com a segunda lei de kirchhoff:

 

 

Mestres, fiquem a vontade para me corrigir se necessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...