Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
ChicoDaRave

TL-Smoother, como funciona? (addon para impressora 3D)

Recommended Posts

Prezados, acabo de esbarrar com esse módulo, ele promete melhorar o funcionamento dos motores da impressora 3D dando assim um resultado melhor na impressão.

A saída do driver vai ligado de um lado e do outro o motor de passo bipolar.

PENSO que ele funcione como diodos de flyback para os motores, cortando o rebote, mas ainda não consegui entender como esse circuito funciona, alguém poderia tentar me explicar?

Agradeço muito!

 

Segue foto do módulo e de 2 circuitos que encontrei, notei que alguns modelos de módulo tem 4 diodos e outros tem 8.

Free-shipping-TL-Smoother-new-kit-addon-module-for-3D-printer-motor-drivers.jpg

08.jpg

unnamed.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola,

 

Uma explicação superficial :   Os motores de passo funcionam com inúmeras inversões de rotação e paradas  por minuto , e isso  causa ruído e vibração dependendo da velocidade aplicada.

 

O uso desses smoothers em motores de passo é apenas para 'amortecer' o funcionamento,  mas não para melhorar a resolução do que se esteja imprimindo ( apesar dos fabricantes de smoothers prometerem isso )

 

Existem motores de passo com 2 , 3, 4 ou 5 fases, as impressoras mais antigas normalmente possuiam motores de 2 fases ( menor precisão )  e o uso do smoother consegue suavizar o desenho, mas não melhorar a precisão dos detalhes.

 

Caso seja esse o seu intento recomendo verificar qual tipo de motor existe na sua impressora, e se for o caso colocar um motor de 5 fases que dispensa o smoother .

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Agradeço as respostas, mas eu queria saber é como funciona a fundo, dentro do módulo pois eu bati bastante cabeça e não consegui entender, tudo o que vejo são diodos em série com o motor que só faria a tensão cair, não consigo ver como isso poderia melhorar nada, nem mesmo eliminar o rebote.

     

    Daniel, isso dai é papo de vendedor, esses gráficos nem mesmo fazem sentido, observa, se são 2 diodos em série deveria ter uma queda de NO MÍNIMO 1v, chutando MUITO baixo, os gráficos estão com a mesma tensão... ou eu deixei passar algo.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Se você observar com atenção, os gráficos ativos (violeta e amarelo) apresentam dados de corrente, em ambos os casos a corrente é a mesma. Veja que o valor médio é idêntico, mas se comparar o antes e depois (before/after) verá que há uma melhoria na qualidade do sinal.

     

    Esses drivers comuns ai com TBxxxx da vida, mais vendidos, são drivers de micro-passo. Para se conseguir mais passos por revolução do que o motor pode oferecer e para que com isso consiga aumentar a precisão podemos injetar sinais senoidais com fases defasadas, desta forma incrementa-se a quantidade de passos em uma volta do eixo, ou falando de outra forma, conseguem dividir um passo de 1,8º em mais partes.

     

    img_049.png.3a650d00b6056acabe5b50760845eed3.png

     

    Sabemos que as duas bobinas trabalhando energizadas em diferentes níveis posicionam o eixo do motor em cada micro passo, o que acontece é que quanto maior a distorção do sinal menor será a linearidade de resposta, nesse caso nem todos os passos ficarão do mesmo tamanho ou comprimento. Não acho que em uma fresa isso seja tão perceptível como em um desenho 3D onde existem muito mais variáveis que podem interferir no resultado final, como por exemplo o tamanho das cabeças de gravação e de suas respectivas ferramentas por exemplo.

     

    O circuito com os diodos é responsável por fazer o bloqueio. Veja esse vídeo onde o rapaz explica o funcionamento exemplificando com a segunda lei de kirchhoff:

     

     

    Mestres, fiquem a vontade para me corrigir se necessário.

    Editado por [Daniel]
    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×