Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

6 beeps mas iniciando normalmente


Tiago V.

Posts recomendados

Fala galera, beleza?

 

Seguinte, há uns 2 meses atrás eu montei esse PC:

 

- Placa-mãe: MSI B350M BAZOOKA
- Processador: AMD RYZEN 5 1600
- Placa de Vídeo: GTX 1060 6gb MSI ARMOR OC
- Memória: CORSAIR VENGEANCE DDR4 2400MHZ 8gb (2x4gb)

- HD: WD CAVIAR BLUE
- Fonte: CORSAIR CX500 PLUS BRONZE 500W
- Gabinete: COOLER MASTER K280

 

Bom, sempre que eu ligo ele dá 6 beeps longos, aí demora uns 10 segundos pra iniciar de fato. Depois desses 10 segundos o cooler do processador diminui a velocidade, o Windows inicia normalmente e eu posso realizar qualquer tarefa (internet, games, renderizações...), com temperatura sempre abaixo de 65º C.

 

Já pesquisei pela internet, e todos falam que isso de demorar pra iniciar é comum em AMD Ryzen, e que o cooler começa em rotação alta e depois diminui mesmo.

 

O que me preocupa é a questão dos beeps. Não encontro em nenhum lugar o que pode ser, pois todos que citam os tais 6 beeps dizem que o computador não dá vídeo, já o meu funciona normalmente.

 

Estou querendo resolver essa questão pois quero fazer um OC de leve, mas tenho medo do processador estar de alguma forma instável e parar de funcionar.

 

Se alguém ja teve esse problema e sabe como resolver poderia me ajudar?

 

Valeu gente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ A única coisa que encontrei foi:

 

"If 3 long beeps are heard, remove all
memory modules and try to install only
one memory module in the DIMMA2
slot first and then restart the computer."

 

Testei isso, e quando reiniciei o PC com apenas um módulo instalado, para a minha surpresa, ouvi apenas 3 beeps.

 

Quando coloquei o segundo e reiniciei o sistema pediu para eu resetar as opções da placa-mãe para padrão, e foi o que fiz.

 

Quando o computador reiniciou não ouvi nenhum beep, mas quando olhei a BIOS a frequência das memórias estava em 2133Mhz, e não 2400Mhz (que são as que estão instaladas). Quando alterei o padrão e coloquei-as em 2400Mhz, ao reiniciar voltei a ouvir os 6 beeps.

 

Olhando agora pelo CPU-Z as memórias estão operando corretamente a 2400Mhz, mas ainda não entendi porque ouço os beeps, afinal, os módulos realmente são de 2400Mhz, e olhando o manual da placa-mãe essa frequência é aceita por ela, OC apenas a partir de 2667MHZ como mostra o quadro abaixo.

 

RAM.PNG.8f7ec7d755b9f74b6f03e11d86d96b78.PNG

 

Será que devo apenas ignorar esses beeps?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tiago V.

 

Mas elas têm a mesma latência ou temporização e frequência ?

 

Você está instalando essas memórias nos slots de mesma cor ?

 

Instale essas duas memórias nos slots de mesma cor mais próximos do processador pois costumam ser os primeiros.

 

Consegue dual channel ?

 

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ Sim sim, elas são exatamente iguais.(Corsair Vengeance LPX CMK4GX4M1A2400C14 4GB 2400MHz)

 

Instalei os dois pentes de acordo com o que o manual da placa-mãe fala por causa do dual channel, o primeiro no DIMMA2 e o segundo no DIMMB2 como mostra a figura abaixo.

 

Até tentei inverter e instalar uma no DIMMA1 e outra no DIMMB1, mas os beeps continuam.

 

Slot.PNG.75873b2755bc5c4a7a67ca4439505d5c.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ Muito obrigado pela ajuda cara. Não ia sossegar até conseguir fazer rodar em 2400Mhz e sem beep, por isso continuem procurando uma solução, hahahhaa.

 

Depois de olhar milhões de vezes o fórum da MSI buscando alguém com um problema semelhante, resolvi olhar a página com specs da minha placa-mãe. Quando fui na aba de drivers encontrei uma versão da BIOS mais recente, mas que por algum motivo não apareceu quando procurei por atualizações através do MSI Live Update.

 

Resumindo, uma das atualizações dessa nova BIOS era referente a compatibilidade de memórias RAM, e por isso agora o  sistema reconhece minhas memórias como sendo o padrão correto para a placa-mãe (anteriormente o unico padrão reconhecido como padrão era o 2133Mhz), sem beeps.

 

Novamente, muito obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...